terça-feira, 26 de maio de 2015

João Serrano e Fernando Fonseca confiam nos sub-19

Os dois defensores deram uma entrevista conjunta, esta sexta-feira, ao fpf.pt e revelaram grande confiança no trabalho que a Seleção Nacional sub-19 está a desenvolver na preparação da Ronda de Elite. 
Futebol Sub-19
A Seleção Nacional sub-19 completou, esta sexta-feira o quinto dia de trabalho no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior tendo em vista a preparação para a Ronda de Elite da categoria, que vai ser jogada na Geórgia entre os próximos dias 29 de março e 3 de junho.
Depois de seis sessões de treino completas, já é possível sentir o pulso à Equipa das Quinas através do discurso dos intérpretes das ideias do Treinador Nacional Edgar Borges. O lateral-direito Fernando Fonseca e o defesa-central João Serrano fizeram um retrato claro do estado de espírito dos sub-19 antes de uma competição importante e percebe-se que a confiança típicas das grandes equipas se confunde com uma atitude preventiva muito acentuada. A cautela nunca fez mal a ninguém, ainda para mais quando se têm pela frente seleções como as da Geórgia, da Turquia e da Espanha: "O nosso treinador [Edgar Borges] tem-nos dito que teremos de nos mentalizar para enfrentar três adversários muito complicados e que não nos iam facilitar a vida em nada. No entanto, disse-nos também que tinha total confiança em todos os jogadores, na nossa força coletiva e que, se estivermos ao nosso nível, podemos ultrapassar os obstáculos que nos separam do Europeu.", frisou João Serrano, que faz fez ainda uma manifestação de confiança total no trabalho que está a ser desenvolvido no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior: "Estamos a trabalhar muito bem. Temos as nossas reuniões, os nossos treinos, o nosso convívio aqui uns com os outros e com o passar do tempo cresce o espírito de grupo. Todos os momentos são importantes!"

Fernando Fonseca corrobora da opinião do colega e esclarece aquilo que representaria, afinal, uma eventual presença de Portugal no Campeonato da Europa da Grécia: "Seria uma oportunidade incrível para todos os jogadores. Um Europeu é uma prova mesmo muito importante e poder participar seria o máximo que poderíamos atingir no nosso escalão. Assim poderíamos demonstrar, uma vez mais, a razão do prestígio das seleções jovens nacionais num 'palco' de grande envergadura", salientou o atleta ligado aos quadros do FC Porto, não escondendo que uma chamada à Seleção Nacional foi a melhor forma de terminar a época: "Depois de ter sido campeão nacional, não podia querer melhor. Espero que possamos garantir na Geórgia o apuramento para o Europeu."

Ao contrário de muitos futebolistas, Fernando Fonseca tem a particularidade de não pertencer a uma familia que não dava particular atenção a futebol. Mas isso era dantes: "Agora, os meus pais estão muito bem informados e têm a preocupação de ir presenciar todos os meus jogos. A minha mãe sofre um pouco mais, tem medo que me lesione e está sempre a tentar descortinar pormenores. Um dia, decidi mudar o meu corte de cabelo em pleno estágio e ela só me viu com o novo penteado, mais ousado, no dia do jogo. O que vale é que foi pela televisão, se não era mais complicado. Lá tive de levar uma reprimenda, mas agora rimo-nos de cada vez que nos lembramos disso."

Estar na Seleção Nacional é sinónimo de fazer história e ter estórias para contar. João Serrano é um exemplo cabal já que, entre a confissão de considerar que a primeira internacionalização foi o momento mais marcante da sua vida desportiva, também recordou um exclusivo ao fpf.pt um episodio hilariante: "Um dia, estávamos a conviver no quarto de um hotel no estrangeiro e abrimos, sem querer, um extintor. Escusado será dizer que o cenário naquele quarto não era bonito, mas tudo acabou por se resolver", soltou, sem conter o riso que recordação pitoresca lhe provoca. Instado a expressar aquilo que a Equipa das Quinas representa para si, volta à habitual serenidade: "Tenho muito a agradecer à Seleção Nacional. Já a represento há cinco anos, são muitos momentos passados com muita gente que sempre me procurou guiar e ajudar. Aqui sou sempre aconselhado da melhor maneira possível e isso também nos faz crescer enquanto pessoas."

Os sub-19 voltam ao trabalho este sábado, pelas 16h30.


Clique aqui para conferir o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.
Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa da Seleção Nacional sub-19.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário