sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Correr, caminhar e ajudar


  A     A     A  
 

Os atletas Carlos Papacinza (CN Alvito) e Ana Gonçalves (Évora Runners) foram os vencedores absolutos do evento 1.º Sunrise Running organizado pelo Team Singa Runners, de Ferreira do Alentejo.

Texto e fotos Firmino Paixão


Uma corrida de 12 km e uma caminhada de sete km foram as propostas do Team Singa Runners para esta sua primeira grande organização. Correr, caminhar e ajudar os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, destinatários da receita do evento. Cerca de 60 concorrentes na prova de corrida e 140 na caminhada. Mais não se exigia neste sunrise (nascer do sol), porquanto a época desportiva, também, ainda está a nascer e a corrida era exclusiva a atletas maiores de 18 anos. Dionísio Ventura, atleta local e campeão nacional de marcha atlética, apadrinhou o evento e conseguiu o 2.º lugar na geral e 1.º no seu escalão. Em termos absolutos, Carlos Papacinza, ainda atleta do Clube Natureza de Alvito, mas já anunciado no Beja Atlético Clube, foi o primeiro masculino e Ana Paula Gonçalves, do Runners de Évora, venceu o setor feminino. Para tudo existe sempre uma primeira vez e a estreia deste evento até foi bem-sucedida, até porque o líder do Singa Runners, João Pedro Alexandre, explicou: “Somos um grupo muito recente, criado este ano, sem pretensão de qualquer tipo de associativismo, foi simplesmente um grupo de amigos que se juntou e começou a correr ao final da tarde e ao fim de semana”. Contudo, continuou, “a adesão começou a crescer, começou a evoluir e o presidente da junta de freguesia fez-nos o convite para organizarmos uma coisa com alguma dimensão e protagonismo, então, falámos com as empresas locais, pedimos alguns contributos e montámos este evento”. João Alexandre referiu: “Fomos convidados a integrar a Associação de Desenvolvimento Terras de Regadio, entidade que está por trás de nós para podermos ter uma figura jurídica e apoio logístico e estamos neste pé, temos pouco mais de 200 atletas, nas variantes de corrida e caminhada, é um número bastante elevado e muito bom, mas somos todos muito verdinhos nesta área, nunca ninguém esteve relacionado com a organização de um evento que envolvesse tantas pessoas”. E o futuro? Bom no futuro, garantiu João Alexandre, “existe a certeza de que o evento será para continuar se pudermos contar com os apoios locais, aqueles que já nos ajudaram e outros que queiram juntar-se a nós”. E explicou:“Neste momento corremos e caminhamos por lazer, no entanto, temos colegas que já fazem alguma competição, olham para as coisas de uma forma mais séria e competitiva, mas estamos todos ainda numa fase muito embrionária, vamos ver o que isto dá no futuro”. Por ora, “nada pedimos”, acentuou o dirigente. “Com este evento quisemos ajudar uma entidade que achamos que tem muito pouco protagonismo mas que faz falta a todos os cidadãos, que são os bombeiros voluntários, ajudá-los é uma obrigação dos cidadãos e é com este espírito de missão que queremos continuar no futuro”.


Classificações: Juniores: 1.º Duarte Fortes (BV Aljustrel), 1.03.48h. Seniores femininos: Ana Gonçalves (Évora Runners), 1.01.24. 2.ª Susi Fraião (Singa Runners), 1.20.23. Seniores masculinos: Carlos Papacinza (CN Alvito), 44.08’. 2.º Carlos Gonçalves (Évora Runners), 51.40’; 3.º Fábio Jesus (Dockers), 53.40. V35 Femininos: 1.ª Vanda Parreira (Singa Runners), 1.09.49. 2.ª Maria Jesus Sousa (Singa Runners), 1.12.14. 3.ª Magda Camacho (Individual), 1.17.09. V35 Masculinos: 1.º Dionísio Ventura (Individual), 44.47’. 2.º Rui Fontes (Beja AC), 46.11. 3.ª Eduardo Montinhos (Beringel), 51.13. V40 Masculinos: 1.º Francisco Bossa (Mundo Corrida), 57.03. 2.º Luís Coentro (Individual), 1.21.49. 3.º Manuel Sousa (Individual), 1.24.48.
V45 Masculinos: 1.º Francisco Vítor (BV Aljustrel), 54.33. 2.º José Tomás (Olhão), 58.59. 3.º António Mateus (Mombeja), 1.00.04. V50 Masculinos: 1.º José Filhó (BV Beja), 57.33. V55 Masculinos: 1.º José Simões (JD Neves), 57.26. 2.º António Lopes (BV Aljustrel), 58.27. 3.º José Gaspar Caetano (Individual), 1.02.01.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário