Vítor Baía, coordenador do Projeto 1 - Escola de
Guarda-Redes, foi a Rio Maior dar uma força especial aos guarda-redes da
Seleção Nacional sub-18.
Futebol Sub-18
Filipe Dinis, do Vitória SC, Luís Maximiano, do Sporting CP, Carlos Alves, do Rio Ave FC, e Tiago Martins, do CF Belenenses, tiveram a oportunidade de conviver com o mítico guarda-redes da Seleção Nacional que aproveitou esta ação para passar a sua experiências aos guarda-redes do futuro.
Em declarações ao fpf.pt, Vítor Baía, revelou como está a decorrer o projeto 1: “Tem havido uma grande adesão. O projeto está dividido, a curto prazo, em duas ações bem definidas: uma nas associações e uma no espaço daquilo que são as seleções nacionais. Nas associações de futebol já estivemos na Associação de Beja e Castelo Branco com uma grande aderência. Transmitir a nossa metodologia numa parte teórica e depois com uma parte prática com jovens guarda-redes. Transmitimos e fazemos aquilo que é habitual no nosso espaço seleção".
Em relação as seleções o trabalho também tem decorrido sobre rodas: "Alargámos o lote de escolhas, vêm mais jovens guarda-redes aos estágios, e a grande inovação é a presença dos seus treinadores. Assim podemos partilhar conhecimento e experiência que é de grande importância acima de tudo para a evolução do treino, a evolução do treinador e também naturalmente do jovem guarda-redes, porque queremos formar guarda-redes de grande qualidade e nada melhor do que num espaço de eleição como é o espaço das seleções nacionais e com uma metodologia que nós também queremos de excelência e queremos colocar a federação como uma referência mundial no treino de guarda-redes.”
Carlos Alves, guarda-redes do Rio Ave FC, também transmitiu as suas impressões sobre esta ação: “O mais relevante é começarmos a ter um modelo de guarda-redes português e incentivar cada vez mais miúdos a querer praticar nesta posição que é muito especial. Considero que devia haver cada vez mais guarda-redes em Portugal”.
O jovem guardião também revelou as impressões do trabalho com Vítor Baía: “Sabemos que é um dos grandes símbolos de Portugal, dos guarda-redes portugueses, e todos gostávamos de seguir uma carreira idêntica e é sempre bom ter uma pessoa dessas presente.”, concluiu
Tiago Martins, do Belenenses, também demonstrou a sua admiração pelo antigo internacional luso: “Foi uma grande força e uma grande motivação, para fazermos bem o nosso trabalho e mostrar o nosso valor. Ele foi um grande guarda-redes e é grande ídolo nosso.”
A Seleção Nacional sub-18, comandada por José Guilherme, termina esta quarta-feira um estágio de três dias em Rio Maior.
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário