sexta-feira, 20 de maio de 2016

Uma partilha de excelência


  A     A     A  
 

O 5.º Congresso Ibérico de Atividade Física e Desporto (Ciafd), organizado pela Escola Superior de Educação de Beja, foi, uma vez mais, bem participado e melhor sucedido, ultrapassando amplamente expectativas e objetivos.
A coordenadora do congresso, Vânia de Loureiro, revelou que “reunimos 175 participantes, 20 formadores, três universidades espanholas e seis ginásios da cidade. Conseguimos estreitar relações com a Federação Portuguesa de Basquetebol, criar novas relações institucionais, nomeadamente com a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, e reaproximarmo-nos dos técnicos de desporto dos municípios da região”, justificando que “foi um momento extraordinário de partilha e de afirmação da nossa formação, quer do mestrado de Atividade Física e Saúde, como da licenciatura em Desporto ou do CTeSP de Desporto, Lazer e Bem--Estar”. Quanto ao formato, que privilegiava mais prática e menos oralidade, provou eficácia “o modelo adotado este ano, com uma aplicação mais visível das componentes teóricas sob a forma de workshop, parece-nos ser o mais equilibrado. Atendendo à diversidade de participantes e ao alargado espectro de funções que existem na área das Ciências de Desporto, um modelo que privilegie a componente prática tem normalmente mais sucesso”, considerou a docente.
Quanto às conclusões ancoradas aos dois dias de atividade, Vânia de Loureiro enumerou que “a nossa região é composta por um número elevado de técnicos de Atividade Física e Desporto atentos, preocupados com a sua formação contínua, com vontade de se atualizarem e que, muitas vezes, a custo pessoal fazem o esforço de manterem a sua atividade profissional alinhada com as tendências atuais do mercado de trabalho”. E mais: “Com o 5.º Ciafd concluímos que o Instituo Politécnico de Beja e o curso de Desporto têm o dever de proporcionar essa atualização e possibilitar o acesso a formação”.
Feita a reflexão, já se olha para 2017. “Quando nos sentimos satisfeitos com um trabalho, a vontade é sempre de começar a pensar no seguinte. Aprendemos bastante com este evento. Fomos muito bem acolhidos pelos nossos parceiros, meios de comunicação, entidades desportivas e autarquias; recebemos desafios de federações e de empresas de formação. Foi muito positivo e a comissão organizadora agradece a colaboração de todos. Como conclusão, podemos garantir que teremos um 6.º Congresso de Atividade Física e Desporto no IPBeja”, concluiu a coordenadora do evento. FP

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário