quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Com o foco na formação


A equipa feminina do Beja Basket Clube está a competir no Campeonato Regional do Algarve Sub/16 Femininos, em basquetebol. Os resultados menos conseguidos, devido à inexperiência competitiva da equipa, não beliscam o mérito do projeto que, só por si, é algo exemplar.

Texto e foto  Firmino Paixão


A segunda volta do campeonato trouxe a Beja a formação do Ferragudo para defrontar as jovens do Beja Basket Clube, treinadas por Pedro Zeferino. A equipa tem derrotas em todos os jogos disputados, mas o treinador revelou: “Continuamos sempre à procura da vitória, esse será sempre o nosso objetivo, porque trabalhamos muito para isso”. E explicou: “Temos um campeonato muito difícil, as equipas que defrontamos estão num patamar muito mais evoluído, nós temos miúdas com um ano de Basket, algumas com dois, no máximo, e é muito complicado para elas a competitividade de alguns jogos, mas esperamos que os resultados possam melhorar daqui para a frente, porque estamos a trabalhar muito bem nos treinos”.
O técnico explicou ainda: “Na área da Associação de Basquetebol do Alentejo não tínhamos outras equipas femininas neste escalão, a nossa era a única e, então, para podermos competir e fazer evoluir estas atletas, tivemos que ir para outra associação”. Uma explicação aceitável para os resultados menos conseguidos. Além de que a existência desta equipa, numa cidade onde a tradição da modalidade não é relevante, já é um facto muito meritório: “É realmente muito positivo, porque quando falamos de desportos coletivos femininos, nesta cidade, é algo que praticamente não existe, mas tivemos uma grande procura. Continuam a aparecer novas atletas, temos uma grande assiduidade aos treinos e jogos e isso é excelente para a sustentabilidade da modalidade em Beja”. 


Quanto à definição de objetivos, Pedro Severino considerou: “Tendo em conta aquilo que foi o nosso percurso na primeira volta, se conseguirmos aumentar a nossa competitividade, e criar maiores dificuldades aos nossos adversários, já será excelente. Termos conseguido formar uma equipa já foi algo muito positivo, temos miúdas com boa estatura e com elevada margem de progressão, mas temos que as dotar de melhor qualidade técnica”.
O treinador revelou também: “Temos ido as escolas captar alguns miúdos, mostrar-lhes que em Beja se pratica basquetebol e que a modalidade ainda se pode desenvolver mais. É um trabalho que, pessoalmente, tenho desenvolvido. Temos trazido mais miúdos, mais pais e outras pessoas que gostam da modalidade e nos apoiam e que trazem novas energias ao clube e esses são fatores essências para o crescimento do Beja Basket Clube”.
Sem a equipa de seniores masculinos no campeonato nacional, como aconteceu em anos anteriores, as atenções estão mais viradas para as equipas de formação, concordou Severino: “O objetivo é mesmo esse, apostarmos fortemente na formação para que, no futuro, consigamos ter equipas competitivas no escalão sénior. Temos quatro ou cinco atletas disponíveis para jogar nesse campeonato, portanto, é muito curto para participarmos num campeonato com cerca de 20 jogos, e a viajar muitos fins de semana para o Algarve, por isso, focámo-nos mais na formação e deixámos a equipa de seniores um pouco de parte”, concluiu. 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário