O Presidente da Associação de Futebol de Beja Pedro Xavier, desmentiu ontem, em entrevista ao Jornal de Desporto da Rádio Voz da Planicie,  que as taxas que os clubes pagam pelas inscrições de jogadores sejam das mais caras do país e convida mesmo os dirigentes a consultarem as páginas na internet das outras associações de futebol  para compararem os preços.
A divulgação desta conversa surge dias depois de o F.C.Pereirense da segunda divisão distrital ter divulgado na sua página de facebook, através de uma publicação de um dirigente, um recibo referente à inscrição de 3 jogadores, com a legenda de que “seria muito dispendioso uma época com 20 jogadores” e que por esse motivo isso poderia levar á desistência de alguns clubes das competições associativas.
afbeja.png
Pedro Xavier não está preocupado com o facto de o campeonato da primeira divisão ter este ano 11 equipas e o da segunda distrital 18, seguindo uma tendencia de diminuição, porque diz que o futebol de base tem crescido no distrito.
Nos  campeonatos de séniores na época anterior estiveram inscritos 34 clubes, este ano são 29, a associação percebe que as dificuldades são muitas para todos, por diversos factores, que vão desde o económico ao humano, e que está atento a isso, mas recorda que está perto dos dirigentes para os ajudar sempre que possivel.
Há uns anos o campeonato de Juniores seguiu a mesma trajectoria descendente que os seniores estão agora a seguir, as equipas foram diminuindo de época para época até ao seu desaparecimento, o presidente da Associação de futebol de Beja diz que o futuro nunca pode ser negro, mas sim risonho referindo-se ao número de equipas de futebol de formação que existem. Atualmente o distrito tem cerca de 3000 atletas e espera este ano aumentar esse número.
Xavier diz que 11 equipas na primeira distrital e 17 ou 18 na segunda é muito bom, referindo-se a um estudo feito recentemente, mas que ainda não é do conhecimento público, que mostra que Beja é uma das Associações de futebol com mais equipas, realçando outros exemplos, Portalegre e Castelo Barnco têm 9 equipas e nem têm segunda divisão distrital de séniores.
Ora uma das queixas que mais se tem ouvido por parte dos dirigentes dos clubes é o valor elevado das inscrições que pagam, a acrescentar as taxas de arbitragem e de policiamento, o que torna quase incomportável a participação das equipas nos campeonatos, alguns dirigentes referem que Beja cobra taxas com valores  muito superiores a outras associações do pais, Pedro Xavier diz que isso é uma mentira e que não merece comentários, porque basta colocar na internet a morada de outras Associações de futebol e compararem os preços, e que a sua associação tem tido a preocupação de melhorar a todos os níveis.
Pedro Xavier realça ainda o facto de oferecer 22 transferencias de jogadores e oferecer as bolas para a época.
Fonte:https://gazetadodesporto.wordpress.com/2