Já vi aqui referenciado várias vezes o Campo das Minas quando se referem ao recinto onde o Mineiro Aljustrelense disputa os jogos em casa. Nada mais errado. O atual recinto, casa do Mineiro, é o Estádio Municipal de Aljustrel. Para os mais leigos até pode passar em claro mas para aqueles que têm memória do que era o Campo das Minas pode até soar a sacrilégio!
O Campo das Minas, que ficava situado no bairro mineiro de Val D’Oca era um recinto carismático, de referência, um ícone do nosso distrito, onde todas as equipas, sem exceção, sentiam algo quando lá se deslocavam. Assente num terreno pertença da Mina, inicialmente com um muro feito de travessas, vulgo sulipas que serviam para a construção dos caminhos de ferro, onde assentavam os carris, travessas essas substituídas ao longo do tempo por um muro de tijolo. Muro esse totalmente construído pelo sócios do Mineiro. Grandes jornadas de confraternização se assistiram durante essa construção!
O velhinho Campo das Minas, infelizmente hoje totalmente destruído, assistiu a jornadas inolvidáveis entre o Mineiro e os grandes do nosso distrito. Nas décadas de 70 e 80 do século passado os grandes clubes e rivais do Distrito eram o Mineiro e o Desportivo de Beja. Jogo entre essas duas equipas equivalia segurança reforçada! Quem não se lembra do Campo das Minas completamente lotado para assistir a este derbie distrital? Inclusive, para evitar problemas maiores, lembro-me bem de assistir a muitos destes derbies com a GNR a patrulhar as imediações com patrulhas a cavalo e no interior os seus soldados armados com armas de fogo!!
Bons velhos tempos… não pelo aparato policial, claro está, mas sim pela rivalidade levada ao rubro, ainda que por vezes com excessos, mas uma rivalidade salutar e que grandes memorias deixou em todos os que partilharam esses momentos. Mas o Campo das Minas também recebeu grandes equipas fora do distrito de Beja, pois o Mineiro era na altura um dos clubes com mais presenças na antiga 3 divisão a nível nacional. Quem não se lembra das visitas do Sesimbra com Rui Águas, do Amora, do Olhanense de Calado e dos irmãos Poeira? Grandes jogos e grandes jornadas de futebol!
Infelizmente, como referi, o antes icónico e respeitado campo das Minas está totalmente votado ao abandono. Não me cabe assacar culpas a quem quer que seja. Talvez as opções tomadas não tenham sido as melhores. Apenas lhes digo meus amigos, que as muitas vezes que passo por lá, dói-me o coração ao ver o estado em que está. Merecia melhor sorte…
Espero que este humilde testemunho leva a repor a verdade. Campo das Minas apenas existiu um. Agora o Mineiro joga no Estádio Municipal de Aljustrel.
José Encarnação
Fonte:  https://gazetadodesporto.wordpress.com