Desde 1995/96, época em que as vitórias passaram a valer três pontos, a AF de Beja organizou 17 campeonatos da 1.ª Divisão Distrital.
Nota-se que o Ferreirense e o Vasco da Gama de Vidigueira apenas não disputaram um campeonato: o primeiro por ter estado na 2.ª Distrital; e o segundo por ter disputado uma época a 3.ª Divisão Nacional. Seguem-se o Almodôvar, Serpa e Aldenovense, com 15 campeonatos disputados, cada um. Daqui lançamos a sugestão ou proposta que o clube (ou clubes) que primeiro chegue aos 20 campeonatos receba o prémio ou taça Persistência ou continuidade.
Se este escriba-autor da tabela anual não chegar até lá, com certeza que teremos alguém do DA que com a preciosa ajuda de uma calculadora (e dividindo os pontos pelos jogos dos 14 clubes de cada época) porá os clubes em ordem por percentagem.
O mesmo com certeza para a coluna da média de pontos por campeonato. Mas descansai que este, José Alentejano, também é persistente e vai continuando…
Que o Diário do Alentejo também vá continuando! E por muitos anos.
Como era de prever, o castrense, com bom treinador e bons jogadores, foi campeão. Igualou o Aljustrelense em número de campeonatos, mas como tem melhor percentagem, porque fez mais pontos, está presentemente em primeiro lugar.
O clube de Aljustrel e mais 12 clubes têm menos dois jogos do que deviam ter. A razão disso é porque o campeonato de 1997/98 foi disputado com menos uma equipa. Esse teve 24 jornadas em lugar das normais 26.
Ao contrário de todos os outros clubes que têm número par de jogos, o Aldenovense e o Renascente têm número ímpar de jogos. No final (ou fase final) da época de 1995/96 estes dois clubes não jogaram um jogo entre si… Cá por mim não gosto de navios ou jogos fantasmas, não me importo que o jogo faltoso fosse realizado em ar de festa e para endireitar as contas dos jogos.
A propósito de outras contas, as despesas desse jogo seriam da AF Beja e a receita seria para a família mais pobre da localidade.
O autor achou por bem incluir na tabela quatro clubes com um só campeonato realizado e que percentualmente até estão à frente de outros…
Faltou só mencionar dois clubes com um campeonato. Como um deles só fez cinco pontos e o outro clube só amealhou um pontinho, não os incluí por atenção aos seus adeptos. Mas se voltarem à 1.ª Distrital serão incluídos, pois.
Portanto, desde a época que nos reportamos, já participaram 34 clubes, parecendo ter entrado dois novos clubes por época…
Artigo de José Ramos
Caparica, Almada
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário