sexta-feira, 7 de agosto de 2015
Um palco de excelência
A praia Vasco da Gama, na baía de Sines, foi o palco dos Campeonatos Nacionais de Natação em Águas Abertas, nas distâncias de cinco quilómetros individuais e por equipas e três quilómetros masters individuais.
Texto e foto Firmino Paixão
Os nadadores Rafael Gil (55,16.7’), do Naval Amorense, e Angélica André (58,44.7’), do Fluvial Portuense, revalidaram os títulos nacionais seniores e absolutos nos cinco quilómetros em águas abertas, prova rainha (54 nadadores) dos Campeonatos Nacionais de Natação em Águas Abertas, disputados no fim de semana, em Sines, com organização da Federação Portuguesa de Natação (FPN), patrocínio do município de Sines e apoio do Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA).
No segundo dia realizaram-‑se as provas de cinco quilómetros equipas (18 atletas) e três quilómetros masters (99 nadadores). João Vital, júnior do Monte Maior, e o juvenil Tiago Campos (Scalabiswim) conquistaram títulos nacionais. No setor feminino, os títulos nacionais de juvenis e juniores foram conquistados por Marina Sequeira e André Santos (ambos da União Piedense). Na prova de três quilómetros da taça de masters (ganha pelo Algés) triunfaram, individualmente, Luís Monteiro (Fluvial Portuense) e Susana Mateus, do CN Litoral Alentejano, clube que colocou quatro nadadores nos primeiros 10 absolutos. Na prova de cinco quilómetros/clubes nenhuma equipa concluiu a prova, devido à temperatura da água (18º).
Pelo segundo ano consecutivo a praia Vasco da Gama foi o palco dos Nacionais de Águas Abertas, motivo para o presidente do CNLA, David Gorgulho, manifestar a sua satisfação: “A baía de Sines tem condições excelentes, acreditamos até que um dia poderá receber uma prova internacional”. E sublinhou: “Para o nosso clube, naturalmente que foi um orgulho que a federação o tenha feito, e depois que a Câmara Municipal de Sines tenha aceitado, também, este grande desafio de em dois anos consecutivos receber aqui os melhores especialistas da modalidade”.
David Gorgulho não teve dúvidas de que “este evento foi uma grande promoção da modalidade”. “Acreditamos que também para nós, a nível local, terá repercussões muito positivas e estivemos, dentro do possível, a ajudar a organização em tudo aquilo que podíamos, através do nosso conhecimento, através da nossa experiência e de contactos que temos aqui, para facilitarmos a logística da prova. Pensamos que tudo se saldou por um grande sucesso”.
Quanto ao nível de concorrentes, David Gorgulho lembrou: “Esteve aqui a elite da natação nacional, poucos são aqueles que faltaram e isso é também um privilégio para o público que, mais uma vez, esteve aqui em grande número a ver as provas, é de facto um privilégio assistirmos ao que existe de melhor da natação em Portugal”, nomeadamente os atletas Rafael Gil e Angelica André, recém-chegados dos mundiais em Kazan (Rússia). Os nadadores locais, porém, apenas participaram na prova de masters, destacando-se o triunfo de Susana Mateus: “Um escalão em que estivemos representados pelo maior contingente de sempre, com oito atletas, também sinal de que estamos a desenvolver bem essa vertente da natação master, a natação para a vida, que conjuga a questão competitiva com o convívio, com o bem-estar e a saúde e também aqui estamos a dar um passo importante naquilo que é a divulgação da modalidade pelo nosso clube”.
Porém, a formação é uma das grandes vocações do CNLA, facto comprovado pelas quatro medalhas recentemente conquistadas por nadadores infantis, concordou o dirigente: “A formação de jovens atletas, a criação de bases e a criação de sustentabilidade no clube, e estamos convictos que, também, através destas competições, vamos conseguindo cativar cada vez mais jovens para a prática da natação que, como se sabe, é um dos desportos mais completos que existe, não só ao nível da competição, mas, fundamentalmente, ao nível da saúde, portanto, acreditamos que também por aqui estamos a fazer um bom serviço”, concluiu.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário