Com o campeonato nacional ao virar da esquina, a equipa de iniciados do Clube Desportivo de Beja tem os olhos postos na manutenção. Tem um plantel com espírito de conquista, mas consciente das dificuldades que enfrentará já no domingo, diante do Sporting Clube Farense.
Texto e Foto Firmino Paixão
Luís Lebre, técnico que vem com a equipa desde a época anterior, é o rosto da ambição e da determinação do grupo, revelando que: “Estou muito confiante, jamais entrarei para dentro de um campo a pensar que vou saiu de lá derrotado e é essa a mensagem que passo aos atletas”.
As expectativas, revelou o treinador, “passam, essencialmente, por tentar a manutenção do clube nos nacionais. Sabemos que será uma tarefa complicada, para muitos dos nossos miúdos ou praticamente para todos, será a primeira vez que disputarão um campeonato nacional, mas vamos trabalhar para que isso aconteça”.
A dois dias do início da prova Luis Lebre ainda não tem todo o plantel ao seu dispor: “Temos alguns miúdos em férias com a família, ainda não conseguimos trabalhar com o pleno dos atletas, provavelmente só quando começar o ano escolar é que o grupo estará todo junto, portanto, estes três primeiros jogos do campeonato serão um bocado mais complicados para nós”. Sem demérito pela boa época que a equipa fez no ano passado, recorda-se que o Desportivo está no nacional em face da renúncia do Moura, que foi o campeão distrital, mas o técnico fez questão de lembrar: “Fizemos uma época fantástica, direi mesmo, acima das expectativas do que muita gente achava que aquele grupo conseguiria fazer, não chegámos ao título porque perdemos em casa com o Moura na última jornada, quando nos bastava o empate. Mas isso não nos abalou, pensávamos que os miúdos mereciam, tinham feito um esforço fantástico para chegar ao nacional e com o apoio dos pais e do clube não hesitámos em aproveitar esta oportunidade, porque era por demais merecido que aqui estivéssemos”.
Quanto aos recursos para enfrentar as novas exigências, anunciou: “Temos alguns reforços mas a base é, essencialmente, dos jogadores formados no clube, os atletas que na época anterior competiram neste escalão a nível distrital, alguns infantis que subiram de escalão e o reforço de outros miúdos do Núcleo Sportinguista de Beja ou que estavam sem atividade e que recrutámos para regressarem ao futebol”.
Com o clube há alguns anos afastado de provas nacionais, esta equipa está fortemente focada na manutenção, assegurou Luís Lebre: “É uma pena não terem existido equipas do clube a disputar estes campeonatos nos últimos anos, porque o clube é um símbolo da cidade, merece ter equipas em campeonatos nacionais para lhe dar outra projeção e visibilidade e, sobretudo, para mostrar o bom trabalho que está ser feito no clube por esta comissão diretiva e por todos os treinadores da formação”.
Quanto ao adversário do próximo domingo, o técnico sabe que “será um jogo muito complicado, temos algumas baixas, miúdos lesionados e outros a recuperar, por isso não estaremos a 100 por cento”.
Segue-se o dérbi com o vizinho Despertar, numa série onde a equipa encontrará também o Juventude e o Lusitano de Évora. “Teremos vários dérbis alentejanos, na segunda jornada jogaremos logo o dérbi da nossa cidade, com o Despertar, vamos ver o que conseguimos fazer, o Despertar tem uma equipa muito boa, tem a base da seleção distrital que representou a Associação de Futebol de Beja no Torneio Interassociações Lopes da Silva, mas nós temos por aí miúdos que, se calhar, querem dar uma bofetada de luva branca a muita gente”, concluiu o técnico Luís Lebre.
Plantel Guarda-redes: Fábio Nunes, Pedro Ragageles e Francisco Timóteo; defesas: Tomás Silva, Miguel Santos, José Palma, Francisco Paiva, João Patrício, Tiago Engana, João Soares, Rui Raposo, Lucas Neto, Gabriel Godinho, Ramon (ex-Vorskla), Paulo Monteiro (ex-NS Beja). Médios: Valentim Bate, Ricardo Fernandes, Afonso Matos, Ivo Cavaco, Lourenço Teixeira, Tiago Pereira, Rodrigo Palma, Francisco Bicas (ex-NS Beja), João Dias (ex-Ourique), Eduardo Arsénio (Ex-Lusitano). Avançados: Mara Guerreiro, Tomás Baia, Vítor Cantara, Rodrigo Cascalheira, Tiago Pica, Guilherme Lameira, Guilherme Faísco e Daniel Correia (ex-NS Beja). Treinador: Luís Lebre.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário