quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Quem são os candidatos?


Uma vitória tangencial no Penedo Gordo foi suficiente para o Desportivo de Almodôvar se manter no topo da classificação, e agora isolado, mercê da perda de pontos do Aljustrelense na sua deslocação a São Teotónio.
Texto e foto Firmino Paixão


Um campeonato com dinâmica e cheio de incertezas. Está vivo e recomenda-se. Quatro equipas a lutar pelo primeiro lugar. Afinal, quem são os candidatos?
O Almodôvar, que venceu no Penedo Gordo e ficou sozinho no cimo da tabela? O Milfontes, que goleou o vizinho Odemirense e manteve o segundo lugar? O Mineiro, que não foi além de um empate no terreno do Renascente e baixou ao terceiro lugar? Ou o Vasco da Gama, que goleou o Serpa e, se vencer o jogo, em atraso, com o Piense, se intrometerá entre as equipas do pódio?
São questões que terão a devida resposta mais adiante e à medida que a prova for evoluindo. Agora, cumpridas que estão, apenas, 10 jornadas, resta disfrutar destas incertezas. Na última semana aconteceram duas mudanças de treinador. A esperada saída de Jorge Palma (“Martelo”) do banco do Serpa, rendido por João Daniel Rico, que, na última época, orientou o Sporting de Viana no Campeonato de Portugal. No Penedo Gordo não nos surpreendeu, também, a renúncia de Joaquim Rodeia, prontamente substituído por João Santos, que treinava a formação do Bairro da Conceição. Num caso como no outro, as estreias não se fizeram com vitórias das respetivas equipas. Mas adivinham-se outras mudanças e, provavelmente, antes do Natal.
Vamos à contabilidade da jornada 10, que terminou com um saldo de 20 golos, oito dos quais marcados em Vidigueira e Milfontes. Dois empates, um em Beja, entre Despertar e castrense B, outro no Campo das Figueiras, entre o São Teotónio e o Aljustrelense. Quatro vitórias caseiras e esse triunfo do Almodôvar, no reduto do Penedo Gordo, completaram a história da ronda que antecede mais um jogo de grande importância, entre Almodôvar e Milfontes. Antes disso, resta dizer que só duas equipas mantêm a invencibilidade, Almodôvar e Aljustrelense, e que o Despertar continua sem ganhar. Olhando mais pormenorizadamente para aos jogos de domingo, sobressai essa partida em que o líder recebe o segundo classificado e que, por certo, dominará todas as atenções do fim de semana desportivo, já que o Vasco da Gama tem jogo fácil com o “lanterna vermelha”, em Beja, e o Aljustrelense recebe os B do castrense.


Campeonato Distrital da 2.ª Divisão A prova começou com mais dois protagonistas dos que tinham participado na Taça de Honra, o Albernoense e o Beringelense, dois emblemas que acederam à falhada tentativa de criação de uma “liga de recreação e lazer” e quase ficavam sem competir, não fosse esta, remendada, solução de as incluir num campeonato para o qual não estão minimamente vocacionados. São Marcos e Alvorada defrontaram-se logo na primeira ronda, com triunfo tangencial dos primeiros. O Desportivo de Beja foi goleado na Salvada, imagine-se … e o Alvito também infligiu pesada derrota à formação de Beringel. O São Domingos ganhou em Barrancos e o Bairro da Conceição, que estreou novo técnico (João Parreira), venceu o Amarelejense. Na Série B a história repetiu-se, o Santaclarense bateu o Albernoense, com facilidade, Panoias, Saboia e Messejanense também saíram da jornada com os três pontos e o Negrilhos foi a Aldeia dos Fernandes ganhar à formação da casa.


Campeonato de Portugal  Virou-se a página sobre o primeiro terço do campeonato e, não estando nada perdido, também o cenário não é brilhante, no que respeita à posição das equipas alentejanas na tabela. O empate conseguido pelo Moura, em Vendas Novas, e a igualdade consentida pelo castrense, na receção ao Olímpico do Montijo, souberam a pouco e só não são mais penalizadores porque as equipas que os precedem na classificação também não obtiveram resultados muito satisfatórios. Uma e outra equipa continuam na zona de despromoção, seguidas pelo Vendas Novas, todos com 10 pontos, mas a necessitarem, rapidamente, de resultados positivos que os projetem para fora dessa área cinzenta da classificação. No domingo, o triunfo do Moura sobre o Sporting Ideal, nem se pede, exige-se, porque é um adversário direto dos mourenses, tal como na deslocação do castrense a Almancil se aconselha que não deixe por lá os três pontos, porque se trata de uma formação com as mesmas “dores”. O Vendas Novas jogará no recinto do Moncarapachense. O campeonato continua sob domínio do Farense, líder isolado. 

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário