sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Agenda do fim-de-semana

Domingo joga-se a 2.ª jornada do distrital da 1.ª divisão

Competições
Este domingo disputa-se a 2.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da AFBeja. Nesta jornada o destaque vai para o jogo entre o Odemirense e o Castrense. Nota ainda para a deslocação do Milfontes a Vila Nova de São Bento e o jogo que coloca frente-a-frente o Serpa ao Renascente.
 
Jogos:          
Campeonato distrital da 1.ª divisão da AFBeja
2.ª Jornada
Data
Hora
FC Serpa
---
GD Renascente
02-10-2016
15:00
CD Almodôvar
---
CD Beja
02-10-2016
15:00
CF Vasco da Gama
---
Piense SC
02-10-2016
15:00
CA Aldenovense
---
CD Praia Milfontes
02-10-2016
15:00
Sabóia AC
---
ACD Penedo Gordo
02-10-2016
15:00
SC Odemirense
---
FC Castrense
02-10-2016
15:00
Despertar SC
---
CF Guadiana
02-10-2016
15:00

Pode consultar aqui todos os jogos dos campeonatos distritais da AFBeja
Fonte: AFBeja.com

Jogos 1 e 2 de Outubro 2016

Encontro de preparação de Benjamins
Sábado, 1 de Outubro - 10.00h.
Mineiro Aljustrelense / Despertar / Ourique / Ferreirense
Estádio Municipal de Aljustrel

Encontro de preparação de Infantis
Sábado, 1 de Outubro - 10.00h.
Mineiro Aljustrelense / Ourique / Santiago do Cacém
Estádio Municipal de Aljustrel

Taça Melo Garrido - Iniciados - 1.ª Jornada
Sábado, 1 de Outubro - 16.00h.
Mineiro Aljustrelense / Ferreirense
Estádio Municipal de Aljustrel

Campeonato de Portugal Prio em Seniores - 5ª Jornada
Domingo, 2 de Outubro - 15.00h.
Almancilense / Mineiro Aljustrelense

Fonte:  http://www.mineiroaljustrelense.com

3.ª Eliminatória da Taça de Portugal 2016-2017

Sorte definida
O sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal teve lugar esta quinta-feira na Cidade do Futebol, ficando o emparelhamento das equipas definido para os jogos a realizar no dia 16 de outubro (domingo).
Numa eliminatória onde já entraram as equipas da 1.ª Liga do Futebol nacional, ao nosso Mineiro Aljustrelense calhou em sorte a equipa do Limianos, equipa de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo que atualmente disputa a série A do Campeonato de Portugal Prio, em jogo que se vai realizar no Estádio Municipal de Aljustrel.
A equipa do Limianos ocupa atualmente o 8.º lugar da Série A do Campeonato de Portugal Prio, tendo conquistado 4 pontos em 4 jogos realizados. Já a contar para Taça de Portugal, a equipa de Ponte de Lima na 1ª eliminatória eliminou o Águia de Vimioso na condição de visitante por 5-1 e na 2.ª eliminatória venceu também fora de casa o Alcains por 4-0. Já a nossa equipa tricolor ocupa neste momento o 6.º lugar com 6 pontos e 4 jogos no campeonato e para a Taça de Portugal, também jogou os 2 jogos fora de casa, tendo eliminado o Praia de Milfontes por 4-1 na primeira eliminatória e "Os Armaceneses" na segunda por 3-2.
Contamos mais uma vez com a nossa massa associativa, e com o apoio de todos lutaremos com todas as nossas forças para desta vez ultrapassar-mos este difícil adversário.
VIVA O MINEIRO
Fonte:  http://www.mineiroaljustrelense.com/

Mineiro Aljustrelense recebe Os Limianos na Taça de Portugal

A equipa do Mineiro Aljustrelense vai receber a formação minhota da Associação Desportiva Os Limianos, de Ponte de Lima, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.
O sorteio para a terceira ronda da prova-rainha do futebol português, em que já entram os clubes da I Liga, realizou-se esta quinta-feira, 29, na sede da Federação, com a sorte a ditar que a equipa baixo-alentejana receba no seu estádio, a 16 de Outubro, o actual oitavo classificado na Série A do Campeonato de Portugal/Prio.
Para chegar a esta ronda, o Mineiro Aljustrelense deixou para trás o Milfontes (4-1) e os algarvios do Armacenenses (3-2), enquanto o Limianos eliminou as equipas do Águia de Vimioso (5-1) e do Alcains (4-0).

Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Uma taça tricolor


  A     A     A  
 

O Mineiro Aljustrelense venceu em Armação de Pera e segue em frente, rumo à terceira eliminatória da Taça de Portugal, assumindo agora o importante papel de único representante da região alentejana nesta taça.

Texto e fotos Firmino Paixão


O Aljustrelense esteve sempre em vantagem perante os Armacenenses, chegou mesmo aos 2-0 e 3-1 mas os algarvios tiveram uma reação final que obrigou os tricolores a defender a eliminatória. Em Moura a história foi diferente, desde logo porque o visitante foi um adversário da 2.ª Liga, que entrou com a determinação de arrumar a questão logo no início do jogo e não deixar aos mourenses qualquer iniciativa que pudesse equilibrar a contenda. Dois golos em cada parte construíram o resultado final duma partida que marca a despedida prematura do Moura duma prova onde, recentemente, tem feito história. O Sporting de Viana e o Lusitano de Évora perderam em casa com adversários de bitola superior, o mesmo sucedendo aos representantes do distrito de Portalegre, Gavionenses e Gafetenses, também afastados da prova. A próxima ronda está prevista para o dia 16 de outubro, já com as equipas da primeira liga profissional.
Taça de Portugal (2.ª Eliminatória): Sporting Viana-Cova Piedade, 1-2; Gafetense-Académico Viseu, 1-3; Lusitano Évora-Santa Clara, 0-3; Moura-Aves, 0-4; Gavionenses-Mortágua, 2-3 (ap); Armacenenses-Aljustrelense, 2-3. Lusitano Vila Real-Fabril, 2-0. Almancilense-Merelinense, 0-2. Barreirense-Valadares, 3-0. Angrense- -Farense, 0-0; Casa Pia-Pinhalnovense, 2-1.
No domingo regressa o Campeonato de Portugal e, em tempo de ressaca dos resultados da Taça de Portugal, disputa-se a 5.ª Jornada, com uma nova deslocação do Mineiro Aljustrelense para o Algarve, desta feita para o sempre difícil terreno do Almancilense. O Moura volta a jogar no seu reduto, recebe o Farense, uma partida, seguramente, difícil para o conjunto de Tiago Raposo. O Sporting de Viana também ficará em casa, mas para receber a formação do Louletano. Três adversários do Algarve que se cruzam, nesta jornada, com os clubes sul alentejanos. O quadro completo da jornada é o seguinte: Sporting Viana- -Louletano; Almancilense-Aljustrelense; Moura- -Farense; Lusitano Vila Real-Armacenenses; Fabril-Pinhalnovense.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Uma tempestade de golos


Um hino ao futebol ou o prenúncio de um campeonato pouco competitivo? A resposta não tardará! Para já, fica o registo de cinco jogos com resultados algo desequilibrados, numa ronda sem grandes surpresas.
Mais adiante se verá se os resultados desta ronda de abertura estão na correspondência direta com a real valia das equipas que se apresentaram neste campeonato. Estamos numa fase muito embrionária da época, existe todo um conjunto de processos em fase de assimilação pelos atletas, muitos fatores a corrigir do ponto de vista técnico e tático, mas estamos em presença de uma prova de regularidade em que as contas só se farão no final da época. Vinte seis golos marcados, assinados em igual número pelas equipas visitadas e visitantes (13), metade deles, também, conseguidos pelo somatório dos que o castrense marcou em casa, e o Serpa apontou na sua deslocação a Beja. Três vitórias fora de casa, conseguidas pelo Almodôvar, Odemirense e Serpa, e nos restantes jogos os três pontos ficaram com os visitados, numa jornada em que nenhum jogo acabou empatado. Num olhar sobre a próxima ronda sobressai a difícil deslocação do castrense ao terreno do Odemirense, isto a avaliar pelo que foi o início de prova dos dois conjuntos, sobretudo pela equipa do litoral que foi a Mértola surpreender o Guadiana. Resultados da 1.ª Jornada: Desportivo Beja-Serpa, 0-7; Piense-Almodôvar, 0-2; Milfontes-Vasco Gama, 2-1; Penedo Gordo--Aldenovense, 1-0; castrense-Saboia, 6-0; Guadiana-Odemirense, 1-3; Renascente- -Despertar, 3-0. Classificação: 1.º Serpa, 3 pontos. 2.º castrense, 3. 3.º Renascente, 3. 4.º Almodôvar, 3. 5.º Odemirense, 3. 6.º Penedo Gordo, 3. 7.º Milfontes, 3. 8.º Vasco Gama, 0. 9.º Aldenovense, 0. 10.º Guadiana, 0. 11.º Piense, 0. 12.º Despertar, 0. 13.º Saboia, 0. 14.º Desportivo Beja, 0. Próxima jornada (2/10): Serpa-Renascente; Almodôvar-Desportivo Beja; Vasco Gama-Piense; Aldenovense-                           -Milfontes; Saboia-Penedo Gordo; Odemirense--castrense; Despertar-Guadiana. FP

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Temos que acreditar


O Sporting Clube Ferreirense é, esta época, o representante da Associação de Futebol de Beja no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Futsal, uma competição onde sucede ao Grupo Desportivo da Baronia.

Texto e fotos Firmino Paixão


Um desafio exigente, uma prova em que a formação do Sporting Ferreirense enfrentará muitas adversidades, desde logo a diferença de recursos, a experiência competitiva e a disponibilidade financeira. Por isso, embora a ambição seja enorme, a expectativa é necessariamente moderada. No entanto, o treinador Jesus Neca é perentório em afirmar: “Nós acreditamos sempre naquilo que fazemos. Queremos evoluir e queremos fazer as coisas bem-feitas. Mas a nossa realidade é totalmente diferente, quando comparada com os nossos adversários. Estamos a competir com equipas bem estruturadas, com muitos anos de futsal, onde todos os jogadores são remunerados. Dou como exemplo o Portimonense, que foi o nosso primeiro adversário, que na época passada não subiu de divisão por um golo”. Os algarvios, contudo, são apenas um entre outros emblemas que são fortes candidatos, concordou. “Sim, mas sabemos que não será com o Portimonense, nem como Fabril, nem com outras equipas que podia citar, que teremos que nos preocupar. Temos que olhar para umas quatro ou cinco equipas cá do fundo da tabela, fazermos o nosso campeonato, tentarmos deixar três equipas atrás de nós e garantirmos algo inédito que seria a manutenção”. Ainda assim a mensagem que o treinador passa aos jogadores veicula um capital de confiança e ambição. “O que tenho dito aos jogadores é que se divirtam, que procurem jogar com qualidade e sem se preocuparem com os resultados. Se eles não forem positivos, melhoraremos no próximo jogo. Vamos tentando aprender, eles e eu próprio, porque estamos todos num processo de aprendizagem, é a primeira vez que competimos ao nível da 2.ª Divisão e, com certeza, daqui a dois ou três meses estaremos melhores do que estamos hoje”. E confessa com humildade: “Vamos aprender, aprender tirando as necessárias ilações dos momentos positivos e das coisas menos boas, para as corrigimos e assim evoluirmos, porque nenhum destes atletas competiu neste patamar e vamos encontrar muitos atletas que tiveram formação na modalidade e alguns que até já jogaram na primeira divisão”. Por outro lado, diz Jesus Neca: “Temos uma equipa que fomos construindo, com alguns juniores, atualmente temos seis com uma boa margem de progressão, o nosso trabalho passa por aí, mas acredito que daqui por um mês ou dois, quando tiver todo o plantel disponível, poderemos dar umas alegrias aos nossos adeptos e talvez ao nosso distrito”. O objetivo é não descer de divisão e fazer história no futsal do distrito de Beja. “Esse é o meu objetivo pessoal e o que pretendo para a equipa. Há algum tempo que ando a pensar nisso e vou acreditar que é possível acontecer. O futuro o dirá, vamos trabalhando de uma forma séria, com honestidade, respeitando toda a gente e vamos tentar essa meta histórica”, assume o treinador. Depois, para além do campeonato, competirão também na Taça de Portugal e aí “se conseguirmos passar a 1.ª eliminatória pode calhar-nos logo um grande, vamos divertir-nos sabendo que temos muito a aprender. Se não acreditássemos não valeria a pena andarmos cá. Mas gostamos de desafios, e queremos dignificar o Ferreirense e o distrito de Beja”. Quanto ao plantel, a época começou com alguns constrangimentos, referiu Jesus Neca.“Ainda não temos o plantel todo disponível. Temos dois jogadores que vieram com castigos da época anterior, temos dois lesionados, e são todos peças fundamentais na constituição da equipa”. Relativamente à época passada diz: “Saiu apenas um jogador, mas reforçámo-nos com miúdos de muita qualidade, veio também o André Oliveira, que jogava Futebol 11 no União de Santiago, da Baronia vieram o Tavares e o João Pires, ambos com alguma experiência nacional. É um campeonato muito longo, temos que possuir um grupo forte, um grupo de amigos, quisemos mais jogadores que não vieram por motivos diversos, mas estes são os que temos e é com estes que vamos contar”. No final da época, no fecho de contas, pode acontecer que Jesus consiga o milagre de manter o Ferreirense na segunda divisão nacional.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Chicos

José Saúde


A máscara do tempo, que transporta o homem a uma viagem por trilhos incessantemente recordados, conduz-nos a um deambular por veredas onde descobrimos imagens que proliferaram no mundo desportivo. O desporto, essa benéfica condição que muda habilidosamente mentalidades, tem o condão de nos transportar a períodos idos que mexeram com os nossos amáveis egos. Ocorre-me trazer à estampa dois nomes que abrilhantaram antigamente os emblemas das suas cortes: o Chico do Despertar e o Chico Toril do Atlético Aldenovense. Dois seres cuja amplitude afável em prol dos seus símbolos desportivos deixou explícita que as suas limitações foram causas de somenos importância. Recordo, com nostalgia, o Chico do Despertar. Em dias de desafios era vê-lo a correr em volta do retângulo de jogo do estádio Dr. Flávio dos Santos, em Beja, num incansável grito de solidariedade para com o seu velho “Rasga”. A todos dava troco. Discutia uma jogada, ralhava com o árbitro, apelava ao incitamento das massas em defesa dos despertarianos, ou respondia à letra a quem contrariasse o seu pensar. Exaltado, e nunca submisso a crenças hostis, o Chico do Despertar foi uma figura inigualável. Incomparável foi também o Chico Toril do Atlético Aldenovense. Franzino mas de uma fibra ímpar, tipo antes quebrar que torcer, o Chico Toril estimulou as suas incapacidades motoras, sacou de outras competências e afirmou-se como homem íntegro no clube de Aldeia Nova de São Bento, hoje vila. Não obstante a herança física legada, o Chico fez de tudo um pouco no grémio do seu coração. Foi massagista, roupeiro, caiou o campo sob as intempéries de um inverno rigoroso, limpou botas atulhadas de barro, lavou e enxugou equipamentos, distribuiu amizades e recebeu um insofismável agradecimento de uma população que ainda o recorda com saudade. Chicos como os que aqui enalteço no cosmos desportivo bejense, atrevo-me a dizer que já não existem. Elos mais fracos mas literalmente superiores na entrega. Que as suas almas descansem em paz. 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Um tiro nas exigências


O Campo de Tiro João Rebelo, na cidade de Beja, recebeu a 6.ª e última contagem do Campeonato de Portugal de Tiro às Hélices, modalidade que a federação designa agora como tiro às ventoinhas.

Texto e fotos Firmino Paixão

O Clube de Caçadores do Baixo Alentejo recebeu, no seu campo de tiro, mais uma competição nacional. Uma contagem na disciplina de tiro às hélices (tiro às fan 32 “ventoinhas”), última prova pontuável para o campeonato de Portugal, que percorreu o País (Porto, Matosinhos, Pevidém, Elvas e Ovar), chegando a Beja para encontrar os vencedores, entre os 27 atiradores que disputaram esta competição. Em paralelo disputaram-se a Taça Abertura Troféu Cartuchos Sulbeja, a Taça Federação Troféu Miguel Penteado e uma prova extra Troféu Vila Galé, competições que antecederam as provas do campeonato de Portugal, individual, por equipas e masters. Sem atiradores nesta disciplina, o Clube de Caçadores do Baixo Alentejo não se fez representar na competição, ainda assim Beja é a cidade natal do atirador Luís Monteiro (Clube de Tiro e Caça de Elvas), várias vezes campeão da Europa e do mundo nesta modalidade de tiro às hélices, por sinal ausente desta contagem, por motivos de ordem pessoal.
Na direção de tiro desta contagem esteve o bejense João Pedro Dores (CTC Elvas), ele próprio concorrente ao nacional e vencedor da Taça de Portugal na época de 2014, um feito que gostaria de repetir em breve. “Estou a trabalhar para isso com muita dedicação, vamos ver se surge a oportunidade de repetir esse brilharete”, anunciou, lembrando que este ano “as coisas não têm saído muito bem, na parte final têm estado a sair melhor mas, na verdade, não foi um ano favorável”. E porquê? “Pois, é algo que não se consegue explicar, mas que tem a ver com momentos em que atiramos melhor do que noutros e os resultados acabam por ser irregulares”. Contudo, João Dores avançou com o compromisso: “Conseguindo formar aqui uma equipa que possa trazer para cá uma contagem, ficarei por cá, não o conseguindo vou ver qual será a opção. Mas é sempre bom representar um clube da terra, essa é a minha vontade, mas às vezes não é possível, não basta a nossa vontade, precisamos de algo mais que não conseguimos dominar”. E justifica: “O Clube de Caçadores do Baixo Alentejo está a tentar reconquistar o prestígio do passado, mas as coisas não têm sido fáceis e, essencialmente, porque não há dinheiro e, quando isso acontece, tudo se torna mais difícil e complicado”, até porque “existe muita burocracia à volta do tiro, muitas exigências e constrangimentos financeiros e as pessoas afastam-se porque não estão para se sujeitar a todas as exigências que lhes colocam para praticarem um desporto de que gostam e que fazem de 15 em 15 dias ou de mês a mês”.
Um lamento partilhado também pelo veterano José Bento Monteiro, uma referência histórica do tiro, empresário no ramo do armamento, que se queixou: “A caça e o tiro são desportos cada vez mais difíceis de praticar, por causa das exigências e pelo custo das licenças. Temos uma licença de porte de arma para possuirmos uma espingarda e depois, para atirarmos às hélices, temos que ter uma segunda licença, que custa 150 euros”. Por isso, explicou: “O tiro custa muito dinheiro e ele está muito escasso no bolso dos portugueses, as limitações e os regulamentos para que não tenhamos armas são muitas, e tudo isso faz com que as pessoas se afastem e percam o gosto e o vício por este desporto”. A opção por esta disciplina explica-se porque “o tiro às hélices é muito semelhante à caça, é uma modalidade em que qualquer caçador consegue facilmente bons resultados e nos pratos já é diferente”, depois, sempre é o pai do campeão Luís Monteiro. Este ano fez poucas provas, não definiu objetivos, mas sublinhou que “como a contagem final do campeonato veio aqui para a minha terra, naturalmente que não podia deixar passar essa oportunidade em claro e vim competir, a idade já é outra, mas enfim, as coisas vão-se compondo”.
Classificações Campeonato Portugal – Seniores: 1.º José Neves (Matosinhos). Juniores: 1.º Filipe Teixeira (Ovar). Veteranos: 1.º António Vaz (Pevidém). Super veteranos: 1.º Eusébio Silva (Porto). Equipas: 1.ª CC Porto, 197 pontos. Taça Federação- -Seniores: 1.º Ricardo Vale (Braga). Juniores: 1.º Manuel Silva (Porto). Veteranos: 1.º António Vaz (Pevidém). Super veteranos: 1.º Eusébio Silva (Porto). Masters: 1.º Pedro Leite (Pevidém). Campeão Nacional – Ricardo Vale (CC Braga) 73 pontos. Top 10 2016: 1.º Ricardo Vale (Braga), 2.º Pedro Leite (Pevidém), 3.º João Pedro Dores (CRC Elvas).

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Emoção e espetáculo


O piloto João Martins (Mitsubishi Lancer Evo VII) deu mais um importante passo para a conquista no Campeonato Regional de Ralis Sul, vencendo o Grupo P3 do Rali Cidade de Serpa “Flor do Alentejo” 2016.

Texto e fotos Firmino Paixão


Os irmãos Carlos e João Martins, pilotos naturais de Serpa, estiveram no topo das atenções nesta sétima edição do Rali Cidade de Serpa “Flor do Alentejo”. Carlos Martins, piloto do Grupo X5, que não pontuava para o Campeonato Regional do Sul, exibiu-se a alto nível e foi o vencedor “à geral”. João Martins foi terceiro “à geral”, porque entre ele e o irmão se intrometeu o algarvio Ricardo Teodósio, vencedor da classe P3, mas extra campeonato, mas conseguiu o primeiro lugar entre os pilotos que estão a competir no Campeonato Regional do Sul e reforçou a sua liderança, quando faltam disputar apenas duas provas (Albufeira e Ourique). Os outros pilotos sul alentejanos em prova, Edgar Guerreiro (Ourique) abandonou na super especial e o bejense António Lampreia perdeu uma roda no último troço cronometrado. Um bom rali, uma especial espetacular, dois troços de terra batida, um de andamento rápido, outro com maior exigência técnica, muita emoção, muito público nos troços, e uma boa organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, com o apoio do município de Serpa e da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.
João Martins, o líder do campeonato, revelou no final que “o rali correu dentro da expectativa”. “Fui terceiro à geral e primeiro para o Campeonato Regional Sul. Preparámos bem este rali, sabíamos que a concorrência vinha forte, mas conseguimos manter o primeiro lugar no campeonato e ganhar em casa, que também nos interessava, por isso correu tudo muito bem”. Quantos aos objetivos mais imediatos, João Martins quer “preparar bem a próxima prova, em Albufeira, sobretudo para manter o primeiro lugar e, se tudo correr bem, celebrar o título em Ourique, esse é o pensamento”. Sobre o Rali Cidade de Serpa, João Martins comentou: “A super especial deste rali é das únicas no sul que mete tanta gente, e este ano a organização melhorou muito a segurança com a colocação das pessoas, é sempre um rali e pode correr alguma coisa mal, mas a esse nível melhorou muito”. E concluiu: “É um orgulho ganhar uma prova do campeonato que lidero na minha própria terra, depois por ter aqui o meu irmão, Carlos Martins, que está noutra liga, ele e o Ricardo Teodósio são de outra liga, eu ainda estou uns furos abaixo, mas com trabalho espero lá chegar também”.
Carlos Martins, piloto que disputa o campeonato nacional, e que dominou por completo as seis provas cronometradas, comentou: “Foi um bom teste, esta é uma prova muito especial, é na minha terra, os troços estavam muito bons e o público bem distribuído. É sempre muito positivo as pessoas estarem a apoiar, é gente que eu conheço, gente que me acompanhou desde o início, é uma sensação muito boa, porque as pessoas interagem, assistem, perguntam e ficam entusiasmadas. É um rali com muita qualidade. A organização tem todo o meu apoio, tem feito um trabalho excecional e está de parabéns”. Sobre a possibilidade desta prova poder entrar para o calendário nacional, Carlos Martins comentou: “No modelo em que está, não tem ainda bagagem para o nacional, também porque nunca foi pensada para ser uma prova do nacional, agora tenho a consciência, e a certeza absoluta, que temos muitas condições para levar esta prova ao nacional, se calhar dividida com mais concelhos, talvez com Beja, sei lá, com outro alinhamento, dado que temos troços muito bons, temos público, temos emoção, condições para as coisas poderem crescer. Esta prova é, sem dúvida, uma das grandes provas do País em terra batida”.
Classificações: Rali Cidade Serpa: 1.º Carlos Martins/Daniel Amaral (Citroen DS3), 27.40,9’. 2.º Márcio Marreiros/Rui Serra (Mitsubishi Evo), 35.27,3’. Campeonato Regional Sul: 1.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi Lancer), 28.19,9. 2.º João Martins/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer), 29.56,4. 3.º Paulo Santos/André Barros (Mitsubishi), 30.06,2.

Fonte: http://da.ambaal.pt

Jogos com Itália

Futebol Sub-19
A Equipa das Quinas prepara a sua participação no apuramento para o Europeu com dois jogos diante da formação transalpina nos dias 6 e 9 de outubro. Saiba os convocados de Hélio Sousa.

A Seleção Nacional sub-19 irá jogar nos dias 6 e 9 de outubro, em Fátima e na Marinha Grande, respetivamente, dois encontros de preparação diante da sua congénere italiana.

Estes dois testes são os últimos antes da formação comandada por Hélio Sousa discutir uma das duas vagas de acesso à Ronda de Elite no Grupo 8, juntamente com as formações da Bulgária, da Bielorrússia e da Dinamarca. O primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa Geórgia 2017 será disputado entre os dias 10 e 15 de novembro, na Bulgária.

Eis os 20 convocados de Hélio Sousa:
Benfica: Fábio Duarte, Florentino, Gedson Fernandes, José Gomes e Tiago Dias; FC Porto: Diogo Costa, Digo Dalot, Diogo Leite, Diogo Queirós, Madi Queta, Moreto Cassamá, Rui Pedro e Rui Pires; Sporting: Abdu Conte, Bruno Paz, Gonçalo Vieira e Pedro Marques; UC Sampdoria: Pedro Pereira; Vitória FC: André Sousa; West Ham United FC: Domingos Quina.
Programa da Seleção
03 de outubro de 2016 | segunda-feira

15h00: concentração em Fátima (Hotel Lux Fátima)
16h30: treino (Estádio Municipal de Fátima)

04 de outubro de 2016 | terça-feira
10h30: treino (Estádio Municipal de Fátima)

05 de outubro de 2016 | quarta-feira
10h30: treino (Estádio Municipal de Fátima)

06 de outubro de 2016 | quinta-feira
16h00: jogo Portugal x Itália, no Estádio Municipal de Fátima

07 de outubro de 2016 | sexta-feira
10h30: treino (Estádio Municipal de Torres Novas)

08 de outubro de 2016 | sábado
10h30: treino (Campo João Paulo II, em Fátima)

09 de outubro de 2016 | domingo
16h00: jogo Portugal x Itália, no Estádio Municipal da Marinha Grande
Fonte: FpF.PT

Jogos com a Eslováquia


Futebol Fem. - Sub-19
Susana Cova chamou 20 jogadoras para dois jogos de preparação que serão disputados nos dias 4 e 6 de outubro, em Mafra.
A Treinadora Nacional, Susana Cova, divulgou esta sexta-feira a lista de convocadas para os dois encontros que a Seleção Nacional feminina sub-19 irá realizar nos dias 4 e 6 de outubro, diante da Eslováquia, no Complexo Desportivo de Mafra.
Estes serão os derradeiros testes de preparação da Equipa das Quinas que disputará no mês de outubro, entre os dias 18 e 23, a qualificação para o Campeonato da Europa Irlanda do Norte 2017. Portugal irá disputar uma das 21 vagas em aberto para a Ronda de Elite – apuram-se os primeiros classificados de cada grupo, assim como os dez melhores segundos classificados dos 11 grupos. A formação comandada por Susana Cova jogará o primeiro apuramento na Bósnia-Herzegovina diante da formação da casa, da Suécia e da Geórgia.

Eis a lista de convocadas:
Guarda-redes: Ana Rita Oliveira (SC Braga) e Inês Pereira (Sporting);
Defesas: Ana Rute (AD Poiares), Bárbara Marques (Sporting), Bruna Costa (Sporting), Juliana Silva (Marítimo Murtoense), Margarida Machado (Prozis/Vilaverdense FC) e Tânia Rodrigues (Sporting);
Médios: Diana Gomes (Valadares Gaia FC), Leandra Pereira (Prozis/Vilaverdense FC), Inês Maia (Valadares Gaia FC), Neuza Besugo (Sporting), Nicole Nunes (GD Apel) e Rita Laang (Sherwood High School);
Avançados: Rita Cheganças (Valadares Gaia FC), Beatriz Fonseca (Estoril Praia), Carolina Rocha (Prozis/Vilaverdense FC), Catarina Amado (Estoril Praia), Josephine Monteiro (Lillestrom Kvinner) e Rute Silva (Clube Albergaria Mazel).
Clique aqui para consultar o Mapa de Internacionalizações das jogadoras convocadas.
Programa da Seleção
03 de outubro de 2016 | segunda-feira

13h30: concentração em Lisboa (Gare do Oriente)
13h55: concentração em Oeiras (Hotel Real Oeiras)
16h45: treino (Estádio Nacional – R1)

04 de outubro de 2016 | terça-feira
17h00: jogo Portugal x Eslováquia, no Parque Desportivo de Mafra

05 de outubro de 2016 | quarta-feira
11h00: treino (Estádio Nacional – R1)

06 de outubro de 2016 | quinta-feira
11h30: jogo Portugal x Eslováquia, no Parque Desportivo de Mafra

Fonte: FpF.PT

Horário da 1.ª mão do ‘play-off’ definido

Futebol Fem. - Seleção A
Portugal defronta a Roménia às 18h45, no dia 21 de outubro. Jogo terá lugar no Estádio do Restelo. Francisco Neto pede apoio. ÁudioPara ver e ouvir no site da FpF.PT
O encontro da primeira mão do ‘play-off’ de acesso ao EURO-2017 feminino, entre Portugal e Roménia, já tem horário definido. Portugal vai receber a Roménia às 18h45 do dia 21 de outubro, numa  partida agendada para o Estádio do Restelo e com transmissão televisiva em direto na TVI24.
Quatro dias depois, a Equipa das Quinas jogará a segunda mão do ‘playoff’ em Cluj, na Roménia, no Estádio Dr. Constantin Radulescu. Esse encontro arrancará às 18h00 locais, mais duas horas que em Portugal continental (16h00), e também será transmitido na televisão.
Depois de terem garantido o segundo lugar do Grupo 2 de qualificação para o Campeonato da Europa, as internacionais portuguesas vão agora disputar com as romenas a última vaga na fase final, que decorrerá na Holanda entre 16 de julho e 6 de agosto do próximo ano.
A edição 2017 do Europeu feminino será a primeira com 16 equipas participantes. Já se apuraram as seleções de França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Noruega, Espanha, Suécia, Bélgica, Islândia, Escócia, Áustria, Dinamarca, Itália e Rússia, a que se junta a anfitriã da prova, a Holanda.
Francisco Neto quer ganhar com o apoio do público
O Selecionador Nacional de futebol feminino fez, esta sexta-feira, um apelo à presença do público no Estádio do Restelo. “O apoio do público é fundamental. A jogadora portuguesa gosta de sentir o apoio do público, que tem sido muito importante nesta fase de qualificação”, referiu Francisco Neto.

“Nesse sentido, convidamos todos os apoiantes do futebol feminino e todos os que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um jogo de futebol feminino ao vivo. Apareçam no Restelo no dia 21, ao final da tarde. Vai ser um bom momento, um jogo fundamental para as nossas aspirações”, acrescentou.
 Fonte: FpF.PT

Os jogos da 3.ª eliminatória

Taça de Portugal Placard
Sorteio realizou-se esta quinta-feira na Cidade do Futebol.
Jogos marcados para 16 de outubro:
Gafanha - FC Porto
AD Oliveirense – SC Braga
Sertanense – Tondela
Real - Arouca
Alcanenense - Feirense
Académica - Belenenses
1.º Dezembro - Benfica
Trofense - Vitória
Santa Clara - Rio Ave
Santa Iria - Vitória SC
Naval - Marítimo
U. Leiria – Boavista
Estarreja - Nacional
Aves - P. Ferreira
Caldas - Estoril
Vizela - Moreirense
União - Chaves
Famalicão - Sporting
Mortágua - Cova Piedade
SC Covilhã - Freamunde
Penafiel - Amarante
Praiense - Farense
Gil Vicente - Casa Pia
Mineiro Aljustrelense - Limianos
Cinfães - Benf. Castelo Branco
Torreense - Ac. Viseu
Oriental - Barreirense
Varzim - Rec. Águeda
Merelinense - Leixões
Sanjoanense - Lusitano VRSA
Vitória Sernache - Vilafranquense
Fátima - Olhanense
Fonte: FpF.PT

Preparação para o Mundial arranca


Futebol Sub-20
Emílio Peixe irá trabalhar com 24 jogadores ao longo de cinco dias no Centro de Estágios de Rio Maior.
O Treinador Nacional Emílio Peixe chamou 24 jogadores para o estágio de preparação que a Seleção Nacional sub-20 irá realizar, entre os dias 3 e 7 de outubro, em Rio Maior.
Entre os convocados para o primeiro estágio da época da formação que irá disputar o Campeonato do Mundo de sub-20 Coreia do Sul 2017, destacam-se as estreias de Raul Almeida (FC Porto) e Pedro Matos (CD Trofense).

Eis a lista completa de convocados: Arsenal FC: João Virgínia; Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Francisco Ferreira, Heriberto Tavares, Pedro Amaral, Pedro Rodrigues, Rúben Dias e Yuri Ribeiro. CD Trofense: Pedro Matos; FC Basel 1893: Pedro Pacheco; FC Paços de Ferreira: Francisco Afonso; FC Porto: Bruno Costa, Jorge Fernandes e Raul Almeida; SC Braga: Bruno Almeida e Leandro Antunes; Sporting: Bubacar Djaló, David Sualehe, Luís Maximiano, Pedro Delgado e Pedro Silva; Vitória SC: Alexandre Silva e Francisco Rodrigues.
Eis o programa da Seleção:
03 de outubro de 2016 | segunda-feira
17h00: treino no Centro de Estágios de Rio Maior

04 de outubro de 2016 | terça-feira
10h00: treino no Centro de Estágios de Rio Maior
16h30: treino no Centro de Estágios de Rio Maior

05 de outubro de 2016 | quarta-feira
10h00: treino no Centro de Estágios de Rio Maior

06 de outubro de 2016 | quinta-feira
10h00: treino no Centro de Estágios de Rio Maior
16h30: treino no Centro de Estágios de Rio Maior

07 de outubro de 2016 | sexta-feira
16h00: Treino (fechado) na Cidade do Futebol

Fonte: FpF.PT

Fernando Santos: “Equipa está mais forte”

Seleção A
Selecionador Nacional destaca tempo de trabalho.Para ver e ouvir no site da FpF.PT
Fernando Santos assume que a equipa resultante da convocatória anunciada esta quinta-feira para os jogos diante de Andorra e Ilhas Faroé é mais forte que a anterior, contra Gibraltar e Suíça: “É mais forte porque tem Cristiano Ronaldo, o que a torna logo mais forte, mas sobretudo porque os restantes jogadores têm mais minutos de jogo, mais tempo de trabalho, mais treino. Esse foi um dos problemas do primeiro jogo de apuramento, com a Suíça.”
Novidade, nas escolhas do Selecionador, é Gelson Martins. Fernando Santos explica a chamada do extremo: “Faz há muito tempo parte do leque de possíveis convocados. Pelas suas características, pelos dois jogos que se avizinham e também por algumas ausências entendi que era altura de chamá-lo.”
Fernando Santos voltou, ainda, a sublinhar a necessidade de manter a mentalidade certa, esclarecendo uma vez mais o que quis dizer quando falou em “modo campeão da Europa”: “O espírito do Europeu é seguramente a nossa marca registada e essa queremos manter. O que disse é que temos de sair do modo campeão europeu, aquele modo de festa, de desconcentração, entre aspas. Isso não pode voltar a acontecer.”
O Selecionador Nacional considera Portugal “favorito” para os dois jogos mas chama a atenção para as dificuldades que aí vêm: uma seleção de Andorra que não dá espaços e um relvado sintético nas Ilhas Faroé, onde estará uma equipa “muito semelhante à da Islândia”.
Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa.
Fonte: FpF.PT

Convocados para os jogos na Hungria e no Liechtenstein


Rui Jorge chamou 23 jogadores para os últimos compromissos de qualificação para o Euro-2017, para o qual Portugal já garantiu o apuramento. VÍDEOpara ver e ouvir no site da FpF.PT
O Selecionador Nacional sub-21, Rui Jorge, divulgou esta quarta-feira a lista de convocados para os derradeiros encontros de qualificação para o Campeonato da Europa Polónia 2017.
A Equipa das Quinas, que já garantiu a presença na fase final na última jornada, diante da Grécia, depois de sete vitórias e um empate, irá jogar diante da Hungria no dia 6 de outubro, pelas 17h45 (18h45 locais), em Gyor (no Estádio Gyirmoti), e com o Liechtenstein, a 11 de outubro, pelas 17h30 (18h30 locais), em Vaduz (Rheinpark).

Para estas duas partida foram chamados 23 jogadores, entre os quais o defesa Domingos Duarte (Belenenses), o médio Pedro Empis (Sporting) e o avançado Daniel Podence (Moreirense) que foram convocados pela primeira vez por Rui Jorge.

Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: André Moreira (Atlético Madrid), Bruno Varela (Vitória FC) e Miguel Silva (Vitória SC)
Defesas: Domingos Duarte (Belenenses), Edgar Ié (Villarreal CF), Fernando Fonseca (FC Porto), Rebocho (Moreirense), Rúben Semedo (Sporting), Simão Azevedo (SC Braga) e Tobias Figueiredo (CD Nacional);
Médios: André Horta (Benfica), Bruno Fernandes (Sampdória), Francisco Geraldes (Moreirense FC), João Carvalho (Benfica), João Teixeira (Wolverhampton), Rony Lopes (Lille Olympique), Pedro Empis (Sporting) e Rúben Neves (FC Porto);
Avançados: Bruma (Galatasaray), Daniel Podence (Moreirense), Diogo Jota (FC Porto), Gonçalo Guedes (Benfica) e Ricardo Horta (SC Braga).
Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção
Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.
Acreditação media
O processo de acreditação media decorre até sexta-feira, 30 de setembro. Clique aqui para saber mais.

Fonte: FpF.PT

Convocados para Andorra e Ilhas Faroé

Seleção A
Fernando Santos divulgou esta quinta-feira os convocados para os próximos encontros de qualificação para o Mundial-2018.
Portugal recebe Andorra no dia 7 de outubro, em Aveiro, e desloca-se às Ilhas Faroé para defrontar a equipa da casa  no dia 10. Ambos os jogos estão marcados para as 19h45, hora portuguesa.
As escolhas de Fernando Santos:
Guarda-redes - Anthony Lopes (Lyon), Marafona (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting)
Defesas - Antunes (D. Kiev), Bruno Alves (Cagliari), Cédric Soares e José Fonte (Southampton), João Cancelo (Valência), Pepe (Real Madrid) e Raphael Guerreiro (Dortmund)
Médios - Adrien Silva e William Carvalho (Sporting), André Gomes (Barcelona), Danilo Pereira (FC Porto), João Mário (Inter), João Moutinho (Mónaco) e Renato Sanches (Bayern)
Avançados - André Silva (FC Porto), Bernardo Silva (Mónaco), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (Lille), Gelson Martins (Sporting), Nani (Valência) e Ricardo Quaresma (Besiktas)
Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa
Fonte: FpF.PT

Taça das Regiões: AF Lisboa invicta

Interassociações
O representante de Portugal na Taça das Regiões garantiu, por 1-0, a terceira vitória no seu grupo frente ao Zvezda – FOTS Victoria. AF Lisboa chega invicta à fase final.
A formação da Associação de Futebol Lisboa, que representa Portugal na Taça das Regiões da UEFA, garantiu, esta quarta-feira, a presença na fase final da competição como primeira classificada do Grupo 4 com três vitórias em três jogos.
A equipa portuguesa bateu o representante da Bielorrússia (Zvezda – FOTS Victoria) por 1-0, com Tiago Alves, em tempo de descontos, a garantir o registo imaculado nesta prova. 
Portugal já tinha garantido a presença na Fase Final da competição depois de vencer a equipa da Polónia (Dolnoslaski), país que acolhe as partidas deste grupo, por 2-0, na primeira ronda, disputada no dia 24, e o representante da Letónia (Caramba Riga), pelo mesmo resultado, no encontro desta terça-feira.
A Taça das Regiões reúne as melhores seleções amadoras da Europa, com 38 federações nacionais da UEFA inscritas na edição de 2016/17.
Fase intermédia
As 30 equipas que participam nesta fase receberam a companhia das duas formações provenientes da ronda preliminar. Estas equipas foram divididas em oito grupos de quatro, com os vencedores de cada mini-torneio a passarem à fase final.

Fase final
Um dos oito apurados recebe a fase final, em junho de 2017. Haverá dois grupos de quatro, com os respetivos vencedores a disputarem a final.

Clique aqui para saber mais.
Fonte: FpF.PT