sábado, 27 de junho de 2020

Despertar Sporting Clube, de Beja, comemora 100 anos de história


Texto Firmino Paixão

Corria o mês de junho de 1920. Era uma vez um pequeno clube chamado Libertário e outro clube, também pequeno, denominado Infantil. Uniram-se e deram origem a um "grande": o Despertar Sporting Clube. Foi há cem anos!

A fusão entre os dois emblemas não consta das primeiras normas estatutárias do Despertar, mas foi relatada em documentos da época, mormente na “Historia do Desporto no Distrito de Beja” ("Comercio do Porto", 1956), da autoria do falecido jornalista bejense e antigo diretor do "Diário do Alentejo", Manuel de Melo Garrido, obra em que nos baseamos para aqui redesenharmos curiosos traços da história do centenário Despertar Sporting Clube, através dos tempos popularizado como o “Rasga”.

Quem eram o Libertário e o Infantil? Eram dois grupos constituídos por rapazes com idades entre os 13 e os 15 anos, quase todos operários que, apesar de uma existência ainda juvenil, por falta de uma sede própria, se reuniam à tarde e à noite, junto a um candeeiro de iluminação pública (alimentado a petróleo, como era uso na época) existente naquela que, hoje, se denomina Rua Fialho de Almeida, frente à então existente Estalagem da Bárbara Meneses.

Melo Garrido relatou também que os elementos de um e de outro grupos concluíram que a fusão de ambos permitiria a fundação de um clube com recursos capazes de encetar um projeto de desenvolvimento da prática desportiva, especialmente do futebol, no meio operário. E, repare-se no pormenor, principalmente “abrindo mais largas perspetivas à vida desportiva da cidade”. Bem o pensaram, melhor o fizeram, passaram das ideias à prática e o processo de fusão foi uma realidade. O nome de Despertar ia ao encontro dos pressupostos de agitar, acordar, a fraca atividade desportiva existente. O resto do título, como narrou o jornalista no documento que nos legou para memória futura, obedeceu a um arranjo diplomático. É que entre os "libertários" e os "infantis" existiam simpatizantes dos grandes emblemas que então, como hoje, já despertavam as maiores paixões dos adeptos: o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.

A solução passou, então, por acrescentar ao Despertar a palavra Sporting e encimar o emblema por duas asas, semelhantes às que ostentava a águia do Benfica. Surgiu assim o primeiro emblema do Despertar. Só anos mais tarde a águia completa tomou o seu lugar na heráldica do clube, mantendo-se, altaneira e vigilante, até aos dias de hoje.

Já a escolha das cores dos equipamentos foi mais consensual: o preto e o vermelho eram as cores da cidade e as listas verticais, adotadas já na década de 30, faziam a diferença para as camisolas do Luso, outro clube bejense, com as camisetas esquartejadas nas mesmas cores. O aniversário do Despertar Sporting Clube tem sido, no período moderno, assinalado a 24 de junho, dia de São João, um santo popular, tal como esta agremiação bejense, muito festejado em Portugal. E será, por certo, essa a data solene do centenário, mas Melo Garrido, nos documentos que lavrou, fixa a data de fundação do clube em 23 de junho de 1920.

Os primeiros estatutos, aprovados por alvará do Governo Civil de Beja, em 9 de fevereiro de 1926, são omissos, nada dizendo sobre essa questão, referindo apenas o ano de 1920. O texto do alvará, lavrado por Luís Maria Cortez, então representante do Governo na região, tem a curiosa redação que se reproduz: “O Despertar Sporting Clube D.S.C. - Associação de Recreio, cujos fins são claramente expressos nos artigos 2º e 3º dos mesmos estatutos e cuja sede é nesta cidade de Beja, mostra-se que são compostos de dez capítulos e estes divididos em ‘cincoenta’ artigos e parágrafos, escritos em onze meias folhas de papel selado, da taxa de um escudo e ‘cincoenta’ centavos, cada, devidamente numeradas e rubricadas pelo Doutor Secretário Geral do Governo Civil deste Distrito, excelentíssimo Senhor Venâncio Jacinto Deslandes Corrêa Caldeira”.

Eram outros tempos... Sem sede social, algo que hoje é a “menina-do-olho” das gentes despertarianas, as primeiras reuniões dos promotores foram realizadas na casa de um dos principais impulsionadores, Libânio Rosa Pereira, na Rua Nova do Carmo, hoje Rua Almirante Cândido dos Reis.

Libânio Pereira era o capitão-geral do clube, cargo que muito se usava na época e, por sua iniciativa, um grupo de despertarianos mais influentes convidou Manuel Gonçalves Peladinho para primeiro presidente do clube, cargo inexistente até então, decorrido que estava cerca de um ano sobre a sua fundação. Manuel Peladinho, segundo relatou Melo Garrido, dedicou-se “de alma e coração” ao Despertar, tendo sido um dos seus maiores e mais notáveis impulsionadores.

A Rua Afonso Costa, onde o clube esteve sediado quase 40 anos, antes de se mudar para as atuais instalações, foi outra das referências do clube, mas a causa despertariana já antes tinha ocupado uma casa da Rua Frei Amador Arrais.

No passado, como no presente, a mística continua a mesma, senão mais ardente, e o prestígio tem sido crescente, em paralelo com uma família invulgarmente numerosa, com notável incidência na juventude. Manuel Gonçalves Peladinho foi um símbolo do passado, sem demérito para todos os outros homens de bem que assumiram esta causa e Mariano Baião, líder do clube durante décadas, não pode ser esquecido no presente, num tempo em que os atuais dirigentes dão continuidade ao projeto, “Afirmando o passado... Construindo o futuro”
Fonte:  https://diariodoalentejo.pt/

Tiago Celerinda reeleito no Ourique DC

Tiago Celerinda foi reeleito presidente da direcção do Ourique Desportos Clube na passada segunda-feira, 22, em Assembleia Geral eleitoral.
Ao lado de Tiago Celerinda surgem, na direcção, João Cordeiro (vice-presidente), Teresa Pereira (tesoureira), Ivete Dias (secretário-geral), Luís Guerreiro, Rui Lança, José Silva, João Pedro Silva, Helena Caraça, André Ramos, João Prazeres, Rui Brito, Daniel Raposo, Carlos Pereira, Luís Caixinha, Eduardo Marcelino e Marco Conceição (todos vogais).
Na presidência da mesa da Assembleia Geral continua Paulo Ascensão, enquanto o conselho fiscal é liderado por António Barros.
Entretanto, o Ourique DC anunciou nesta sexta-feira, 26, o regresso da sua equipa sénior ao campeonato distrital da 2ª divisão em 2020-2021. Rui Brito será o treinador, tendo como adjunto Rui Lança.

Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Piscinas encerradas em Alcácer do Sal

A Câmara de Alcácer do Sal decidiu que as piscinas municipais ao ar livre de Alcácer do Sal e do Torrão vão estar encerradas ao público neste Verão, de forma a evitar eventuais riscos de contágio por Covid-19.
Fonte municipal adianta ao "SW" que a autarquia "ponderou bastante esta decisão", mas "tendo em conta a pandemia e as imposições das autoridades de Saúde para o funcionamento de piscinas, utilização de balneários e equipamentos lúdicos, optou-se por se manter as piscinas fechadas".
"O mais importante é reduzir o risco de propagação da doença e proteger a saúde pública", vinca a Câmara de Alcácer do Sal em comunicado, acrescentando que "esta pausa será aproveitada para a realização de melhorias das piscinas".

Fonte: http://www.jornalsudoeste.com

Faleceu José Francisco Monteiro

Faleceu José  Francisco Monteiro . José Francisco Monteiro desempenhou durante muitos anos a função de massagista no nosso clube e era um grande Juventudista. Foi uma figura marcante nos Bombeiros Voluntários de Évora, e recebeu em 2018 a medalha de ouro da Cidade precisamente na mesma data em que o Juventude Sport Clube recebeu a mesma destinção.
Á familia enlutada e em particular ao seu filho Paulo Monteiro o Juventude endereça os seus sentidos pêsames.

Ourique DC anuncia regresso ao futebol sénior

O Ourique Desportos Clube anunciou na sua página oficial o regresso do futebol sénior masculino nos campeonato da Associação de Futebol de Beja.
Na última temporada o clube deixou a sua equipa sénior, depois de seis temporadas a disputar o Campeonato do Inatel, regressando para a temporada 2020/21 para a 2ª Divisão Distrital.
A equipa será orientada pelos treinadores Rui Brito, João Palhinha e Rui Lança, que têm vindo a estar ligados aos escalões de formação do clube.
Relembramos que o Ourique DC conquistou a 1ª Divisão Distrital na temporada 1996/97, depois de conquistar a 2ª Divisão Distrital na temporada 1990/91.
Fonte:  https://distritalbeja.com

GDC Alvito apresenta 4 renovações

O GDC Alvito anunciou ter chegado a acordo com os jogadores Sérgio Meninas, Carlos Matoso, Gabriel Charrua e André Fernandes para a temporada 2020/21.
Sérgio Meninas, defesa de 30 anos, parte para a 8ª temporada ao serviço da equipa sénior de futebol do GDC Alvito, tendo na última temporada participado em 14 partidas num total de 1244 minutos.
Carlos Matoso, defesa de 23 anos, chegou na última temporada ao clube, depois de ter realizado toda a sua carreira no futsal ao serviço do GDC Baronia, participando em 12 partidas, num total de 722 minutos.
Gabriel Charrua, médio de 22 anos, parte para a quarta temporada na equipa sénior do clube, depois de aqui ter realizado parte da sua formação que contou ainda com passagens por CF Vasco Gama e Despertar SC. Na presente temporada participou em 9 partidas somando 400 minutos.
André Fernandes, médio de 27 anos, parte para a 3ª temporada na equipa de futebol sénior do GDC Alvito, tendo na última temporada participado em 14 partidas e somando um total de 1101 minutos.
Fonte:  https://distritalbeja.com

Daniel Garrido e Iuri Soares reforçam Piense SC

O Piense SC anunciou a contratação dos defesas Daniel Garrido e Iuri Soares para a temproada 2020/21.
Daniel Garrido de 27 anos, chega proveniente do Barrancos FC, emblema que representou nas últimas duas temporadas tendo na presente participado em 11 partidas e somado um total de 869 minutos. No seu currículo conta com passagens por Moura AC, Despertar SC, CF Santo Aleixo, GD Amarelejense e Barrancos FC.
Iuri Soares de 21 anos, formado no Moura AC e GD Amarelejense, representou na última temporada o Barrancos FC onde realizou 15 partidas, somando um total de 1298 minutos e apontando 1 golo.
Fonte:  https://distritalbeja.com

Cláudio Marques e Rodrigo Palma reforçam CDR Salvadense

O CDR Salvadense anunciou mais duas contratações para a sua equipa sénior, falamos de Cláudio Marques e Rodrigo Palma.
O defesa Cláudio Marques, de 27 anos, chega ao clube proveniente do CCD Trindade, depois de formação ao serviço do FC Serpa, CA Aldenovense, Moura AC e Piense SC, representou enquanto sénior as equipas do Piense SC, CA Aldenovense e CD Beja.
Quanto ao jovem Rodrigo Palma, de 16 anos, trata-se de um filho da terra que se estreia no clube depois de formação ao serviço da CB Beja, CRD Cabeça Gorda e CD Beja.
Fonte:  https://distritalbeja.com

CA Aldenovense apresenta 13 jogadores para 2020/21

O CA Aldenvoense anunciou na sua página oficial treze jogadores que farão parte do plantel principal para a temporada 2020/21, entre os quais 11 renovações e duas contratações.
Iniciando o nosso percurso pelas contratações tratam-se do regresso ao clube de Miguel Charraz, médio de 16 anos, e Kaio Abreu, avançado de 17 anos, que provêm da equipa sub17 do FC Serpa.
Quanto as renovações, na baliza renovarou o trio que na última temporada defendeu as redes do Aldenovense com Janito, Jorge Luz e Miguel Costa, depois de Janito ter sido totalista na presente temporada.
Na defesa Vasco Candeias, Noan Ferro e Hugo Evaristo renovaram o seu vínculo, assim como os médios da casa Bakero, Tiago Rosa, Henrique Santos e João Santos. Por fim no ataque regista-se a continuidade de Pedro Alves.
Fonte:  https://distritalbeja.com

FC São Marcos com 8 renovações

O FC São Marcos anunciou oito renovações no seu plantel para a temporada 2020/21. Tratam-se de jogadores que já representam o clube à várias temporadas com destaque para Pedro Silvestre e Barrote, que farão a 14ª e 10ª temporadas respetivamente no clube.
Na defesa registam-se as continuidades de Barrote, de 38 anos, que parte para a 10ª temporada ao serviço do clube e de Coelho de 34 anos, que fará a sua 7ª temporada com o emblema do FC São Marcos.
No meio campo renovações de Pedro Afonso de 23 anos (4ª temporada no clube), Valter Borralho de 27 anos (3ª temporada no clube) e César Luz de 25 anos (8ª temporada no clube).
Por fim no ataque Gonçalo Coelho, de 23 anos (3ª temporada no clube), Pedro Silvestre de 30 anos (14ª temporada no clube), Miguel Paulino de 25 anos (4ª temporada no clube) e Gonçalo Luz de 25 anos (7ª temporada no clube), renovaram o seu cumpromisso de fazer balançar as redes adversárias.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

AF Beja quer “Distritalão” com 12 equipas

A Associação de Futebol de Beja reúne com os seus sócios em Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 08 de julho de 2020 (quarta-feira), pelas 20H30, nas instalações da Associação, sitas na Rua Eça de Queirós nº6 em Beja, com o ponto único de trabalho a apreciação e aprovação da proposta de alteração ao Regulamento de Provas Oficiais da AFBeja.
Em cima da mesa estará a redução de equipas na 1ª Divisão Distrital das habituais 14, embora nos últimos anos este número tenha sido menor, para 12 equipas. A competição passará a disputar-se em duas fases, a primeira todos contra todos a duas voltas, sendo numa segunda fase a competição dividida em Série Subida com os seis primeiros classificados da primeira fase e em Série Manutenção/Descida com os seis últimos da primeira fase.
Entre a primeira e a segunda fase transita a totalidade dos pontos.
O primeiro classificado da Série Subida será indicado pela AF Beja as provas nacionais e premiado campeão distrital, enquanto o último classificado da Série Manutenção/Descida desce à 2ª Divisão Distrital. No caso de a(s) equipa(s) do distrito presente no Campeonato Nacional caiam para o Campeonato Distrital o número de descidas deverá ser ajustado de modo a que sejam promovidas duas equipas das 2ª Divisão Distrital.
Para além das alterações na 1ª Divisão Distrital estarão a discussão a alteração do tempo de jogo nas provas de juvenis e iniciados, passando respetivamente para 90 minutos e 80 minutos de tempo de jogo.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

FC Castrense anuncia 5 renovações

O Futebol Clube Castrense encontra-se a preparar o plantel para a temporada 2020/21 e depois de aqui termos anunciados os primeiros dois reforços é hora de anunciar cinco renovações.
Na defesa a continuidade do jovem Daniel Brito de 20 anos, que fará a terceira temporada junto da equipa principal depois de na presente temporada ter participado em 17 partidas, apontando 1 tento, num total de 1446 minutos.
No centro de terreno Higor renova para a segunda temporada no clube, depois de ter chegado a Castro Verde proveniente do GD Portel e ter realizado 11 partidas num total de 747 minutos. Ainda no meio campo a renovação de mais um jovem, Tomás Barão de 18 anos, que fará a segunda temporada junto da equipa principal, tendo na época de estreia participado em 18 partidas, num total de 1386 minutos e apontado três tentos.
No ataque outro jovem da formação do Castrense, Gonçalo Silva, que aos 18 anos fará a segunda temporada na equipa principal, tendo na presente temporada participado em 11 partidas, num total de 517 minutos e apontado um golo.
Por fim, a renovação do capitão Jorginho de 33 anos, que fará a 10ª temporada ao serviço do FC Castrense, tendo na presente temporada participado em 19 partidas, num total de 1638 minutos e apontando 5 golos.
Fonte:  https://distritalbeja.com

João Mateus e Artur Gomes reforçam CDR Salvadense

O CDR Salvadense anunciou na sua página oficial a contratação do guarda-redes João Mateus e do médio Artur Gomes, ambos provenientes do Louredense FC para a temporada 2020/21.
Tratam-se portanto de dois regressos ao clube, com João Mateus de 24 anos, a partir para a quinta temporada no clube, depois de representar na sua formação o Despertar SC e o CRD Cabeça Gorda, e enquanto sénior ter passado na última temporada pelo Louredense FC.
Quanto a Artur Gomes, de 24 anos, será a sua segunda temporada no emblema de Salvada, depois de formação no Despertar SC e CRD Cabeça Gorda, representou enquanto sénior CCD Bº Conceição, CDR Salvadense e Louredense FC.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

GD Amarelejense apresenta Ângelo Romão

O Grupo Deportivo Amarelejense continua a apresentar o plantel para a temporada 2020/21, e anunciou a contratação de Ângelo Romão.
O jovem defesa de 21 anos, formado no GD Amarelejense, representou na última temporada o Barrancos FC, onde participou em cinco partidas somando um total de 174 minutos.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

ACD St.ª Clara-a-Nova anuncia regresso ao futebol federado

A Associação Cultural e Desportiva de Santa Clara-a-Nova, anunciou hoje na sua página oficial o regresso da equipa ao futebol federado, para a participação na 2ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Beja na temporada 2020/21.
A equipa fundada no ano de 1998 na aldeia de Santa Clara-a-Nova, concelho de Almodôvar, competiu nas primeiras três temporadas da sua história no Campeonato do Inatel, conquistando a competição na temporada 2001/02.
Seguiu-se a mudança para a AF Beja na temporada seguinte, onde permaneceu nove temporadas, tendo na temporada 2008/09 sido campeão da sua série, conseguindo na fase final a subida ao “Distritalão” onde apenas permaneceu apenas uma temporada. Na temporada 2010/11 regressou ao segundo escalão do futebol bejense, conquistando a sua série mas terminando a fase final no quarto posto, temporada que ditaria o adeus ao futebol federado.
Desde então o clube tem disputado o Campeonato do Inatel, tendo na temporada 2012/13 chegado à final da Taça Coca Cola.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

GDC Alvito com 5 reforços

O GDC Alvito apresentou na sua página oficial cinco reforços para a temporada 2020/21, onde o clube será orientado por Luís Ramos na 2ª Divisão Distrital.
Para a defesa chegam ao clube os jovens Tiago Morgado e Rúben Algarvio. Tiago Morgado de 19 anos, representou na última temporada os juniores do SC Viana, depois de formação ao serviço de GDR Canaviais e Juventude SC. Igualmente proveniente dos juniores do SC Viana chega Rúben Algarvio de 19 anos, que conta além do emblema de Viana do Alentejo com passagens pelos escalões de formação de GDR Canaviais e Juventude SC.
Para o centro do terreno a contratação de Anderson Araújo, cabo verdiano proveniente do Torre de Coelheiros e por fim para o ataque as chegadas de Luís Rebocho de 24 anos, que representou GDR Canaviais, Giesteira e SB Outeiro e do jovem Diogo Leal de 17 anos, que representou na última temporada os juniores do SC Viana depois de passagens por Lusitano GC e Assoc. Lusitano Évora 1911.
Fonte:  https://distritalbeja.com

Cristiano Coelho regressa ao FC São Marcos

O FC São Marcos que continuará na temporada 2020/21 a disputar a 2ª Divisão Distrital, anunciou o primeiro reforço para a sua equipa. Falamos do médio Cristiano Coelho.
Aos 24 anos, o jogador esta de regresso a São Marcos da Atabueira depois de uma temporada ao serviço do GD Messejanense, onde participou em 15 partidas, apontando 2 golos, num total de 1338 minutos disputados.
No seu currículo o jogador formado no FC Castrense, representou FC Castrense “B” e FC São Marcos.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

Veterano Joaquim Marono regressa no GD Amarelejense

O Grupo Desportivo Amarelejense chegou a acordo com o avançado Joaquim Marono de 47 anos para a temporada 2020/21.
O último emblema a nível federado de Marono foi o GD Amarelejense na temporada 2014/15, depois de uma carreira repleta onde representou Redondense FC, SC Bencatelense, SC Borbense, “O Capolinense”, GE Escouralense, JS Alandroense e Lusitano GC.

Fonte: https://distritalbeja.com/

Rui Mestre continua no comando técnico do Piense SC

O técnico Rui Mestre, continuará a orientar a equipa sénior do Piense SC na temporada 2020/21.
O técnico substituiu Ricardo Estrela, no decurso da presente temporada irá continuar para a temporada 2020/21, com uma equipa técnica reforçada pelos treinadores-adjuntos Duarte Fialho e Fernando Moreira, como treinador de guarda-redes BA e o massagista José Veredas.

CDR Salvadense apresenta 15 renovações

O CDR Salvadense encontra-se a preparar a temporada 2020/21, e depois de apresentar a equipa técnica para a nova temporada, anunciou a continuidade de 15 atletas para a próxima temporada.
A equipa como já aqui anunciamos continuará a ser liderada por Bruno Madeira, que na presente temporada levou o clube do concelho de Beja ao 2º lugar da Série A da 2ª Divisão Distrital, sendo que para a próxima temporada serão quinze os atletas que continuarão a representar o clube.
Na baliza a continuidade de César Silva, na defesa Pipe, Natas, Pedro Rosa e Careca renovaram igualmente o seu vínculo com o clube.
No centro do terreno João Guerreiro, João Palma, Ricardo Serra, Miguel Carvalho, Nuno Batista e Ayrton Santos mantêm-se ligados, enquanto no ataque Pedro Ramires, João Pepe, Hélio Plácido e André Batista continuarão a ser os homens golos.
Fonte:  https://distritalbeja.com

André Matias reforça SCM Aljustrelense

O SCM Aljustrelense anunciou ter chegado a acordo com o médio ofensivo/extremo André Matias, jogador de 32 anos, que conta com passagens pela 1ª Liga e 2ª Liga do futebol nacional.
O jogador algarvio realizou a sua formação ao serviço do Silves FC e CF “Os Belenenses”, representando entanto sénior o At. Cacém, UD Messinense, Louletano DC, SC Olhanense, CD Fátima, Portimonense SC, SC Farense, Taranto (Itália), Lusitano FC VRSA, CF “Os Armacenenses”, SR Almancilense, Silves FC e GD Lagoa.
Na presente temporada representou o Silves FC e o GD Lagoa, participando em 4 partidas, somando 231 minutos e apontando 2 golos.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

SCM Aljustrelense apresenta 5 reforços para a equipa “B”

O SCM Aljustrelense estreia na presente temporada a sua equipa “B”, que irá competir na 2ª Divisão Distrital.
O clube não perdeu tempo na preparação da equipa e já anunciou cinco reforços para o plantel.
Salifo Candé, médio de 22 anos, chega ao Mineiro Aljustrelense depois de três temporadas ao serviço do GD Messejanense, onde na última temporada participou em 15 partidas e apontou 2 golos.
Nelson Pinto, médio de 29 anos, representou nas últimas doze temporadas o GD Messejanense, tendo na última temporada participado em 8 partidas.
David Pereira, defesa de 28 anos, regressa ao ativo depois de ter representado o GD Messejanense entre as temporadas 2012/13 e 2017/18.
Bruno Bernardino, defesa de 32 anos, esta de regresso ao SCM Aljustrelense, emblema onde realizou a sua formação e onde chegou à equipa principal na temporada 2007/08. Representou ainda por duas temporadas a equipa sénior de futsal do clube Mineiro em duas temporadas, contando o seu histórico com passagens por SRD Entradense, SC Odemirense, Alvorada FC, GD Messejanense e nas últimas duas temporadas ao serviço do Negrilhos FC onde na última participou em 13 partidas e apontou 1 golo.
Diogo Ramos, defesa de 29 anos, chega igualmente proveniente do Negrilhos FC e também se trata de um regresso ao clube de formação. Enquanto sénior o defesa central representou GD Messejanense, Alvorada FC, Despertar SC e na última temporada o Negrilhos FC onde participou em 19 partidas, apontando 1 teno.

Fonte: https://distritalbeja.com/

José Belo no ataque do GD Amarelejense

O Grupo Desportivo Amarelejense anunciou o regresso do avançado José Belo ao clube para a temporada 2020/21.
O avançado de 33 anos, terá a sua terceira passagem pelo clube depois de ter vestido a camisola do Amarelejense entre 2011/12 e 2015/16, contando no meio com uma breve passagem pelo Lusitano GC.
Na última temporada representou o GD Monte Trigo, participando em 5 partidas na Divisão de Elite da AF Évora. No seu currículo conta ainda com passagens pelo Atlético SC (formação), Casa Corval, Amieira, Santiago Maior, GD Amarelejense, Lusitano GC, SU Perolivense e GD Monte Trigo.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

Bruno Madeira renova com o CDR Salvadense

O Clube Desportivo Recreativo Salvadense anunciou na sua página oficial a continuidade de Bruno Madeira no comando técnico da equipa principal, pela terceira temporada consecutiva.
Após ter levado o CDR Salvadense à conquista da Taça de Honra da 2ª Divisão Distrital na temporada 2018/19 e ao segundo lugar da Série A da 2ª Divisão Distrital na presente temporada, continua por mais uma temporada nos comandos do emblema do concelho de Beja.
A seu lado continuará, na condição de adjunto Ricardo Silvestre.
Fonte:  https://distritalbeja.com

Nuno Palma reforça GD Amarelejense

O Grupo Desportivo Amarelejense continua a apresentar o plantel para a temporada 2020/21 em que disputará a 2ª Divisão Distrital.
Nuno Palma, avançado de 30 anos, formado no clube chegou à equipa principal na temporada 2014/15, permanecendo por três temporadas. Seguiu-se passagem pelo GD Povoense no Campeonato do INATEL.
Fonte:  https://distritalbeja.com/

Paulo Brás é o novo treinador do SC Santaclarense

O Sporting Clube Santaclarense anunciou na sua página oficial a contratação de Paulo Brás para orientar a equipa sénior na temporada 2020/21.
Paulo Brás, de 39 anos, representou na última temporada a equipa do SC Santaclarense e irá agora substituir Sandro Calhegas no comando técnico da equipa.
O médio que representou no distrito de Beja, Sabóia AC, GDCR Naverredondense e SC Santaclarense, alinhou na presente temporada em 15 partidas, somando um total de 858 minutos e apontando 1https://distritalbeja.com/ tento.