sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atletismo

Beja Atlético Clube para I Dupla Légua de Ouro - Manos André O Beja Atlético Clube organiza a competição desportiva denominada:
I DUPLA LÉGUA DE OURO "MANOS ANDRÉ" que se realizará no próximo dia 29 de setembro de 2019 (domingo), pelas 10 horas, em circuito urbano, na cidade de Beja.
Integrada neste evento desportivo, decorrerá:
»»» I Caminhada (5 Km) denominada “Pelos Valores da Vida”.
»»» Corrida para Jovens.
Inscrições
https://www.acorrer.pt/eventos/info/2337
Regulamento https://www.acorrer.pt/files/ids/2337/regulamento.pdf
Fonte: Facebook de Antonio casaca

Bola de trapos, edição de 30 de agosto de 2019 no Diário do Alentejo

José Saúde
Ourique
Refere a história que a fundação de Ourique reporta-se ao ano de 711 quando sucedeu a entrada dos muçulmanos na Península Ibérica. Expressam os obreiros da gesta documental que existem fatores que indicam a sua existência para períodos mais recuados. Invocando assentamentos que nos enviam para tempos pré-históricos, damos conta de campanhas arqueológicas que nos levam ao tempo do Paleolítico, Calcolítico, Idade do Ferro e do Bronze, sendo os povos residentes os romanos, os celtas e os árabes. A famosa batalha acontecida nos campos de Ourique, 25 de julho de 1139, liderada por D. Afonso Henriques e onde as tropas cristãs venceram os muçulmanos chefiados pelo governador de Santarém, terá sido decisiva para a independência de Portugal. A 8 de janeiro de 1290 o rei D. Dinis concedeu-lhe a carta de foral elevando Ourique a vila. D. Manuel, a 20 de setembro de 1510, confirmaria esse privilégio outorgado séculos antes por D. Dinis. Transitando da realidade histórica para o memorável evoluir do universo desportivo, a vila cresceu, alindou-se fisicamente, sendo que nesta substância criou paulatinas crenças num povo que a determinada altura viu germinar a 1 de setembro de 1976 o Ourique Desportos Clube. José Augusto Martins foi um dos pioneiros da novel coletividade que se filiou na AF Beja a 20 de setembro desse mesmo ano. José Paulo Gonçalves foi, sem dúvida, um dos companheiros de jornada que elevou o futebol aos píncaros quer a nível regional, quer nacional. Na época 1966/1967 a equipa sénior sagrou-se campeã distrital e sob o comando técnico de João Caçoila, o Ourique protagonizou excelentes temporadas no campeonato nacional da III Divisão, onde conseguiu, época 2000/2001, um honroso 3º lugar na série F. Exponho, com conhecimento de causa, que a afirmação do futebol em Ourique era um dado adquirido, pelo que o futuro se apresentava verdadeiramente salvaguardo. É certo que houve uma quebra na competição sénior, todavia a componente formação mostrou-se sempre ativa. Tanto mais que o Campo D. Afonso Henriques sofreu obras de remodelação, passando de piso de terra batida a um relvado sintético que oferece agora melhores condições relativamente ao evoluir do fenómeno futebolístico. Para a temporada que se avizinha o grémio ouriquense apresentar-se-á a competir com os escalões de infantis, futebol 7, benjamins, traquinas, petizes, verificando-se, também, a participação no campeonato nacional de juniores feminino em futebol 9. Observa-se, ainda, que a equipa de futsal sénior masculina marcará presença em competições nacionais. Numa profícua análise ao desenvolvimento de uma circunstância em franco progresso num burgo que despertou efusivamente para o cosmos desportivo, creio que a década de 1990 terá sido considerada a cereja no topo de um bolo que se requeria suculento e sobretudo aprazível a inolvidáveis certezas que o tempo encargar-se-ia em consolidar.
Fonte: Facebook de Jose saude

José Apolinário: Memórias


Texto e foto Firmino Paixão

“Fui jogador do Clube Desportivo de Beja durante seis épocas, entre os meus 21 e 27 anos, quando o clube estava na 2.ª divisão nacional. Joguei em quase todas as posições: médio, defesa central, defesas laterais, extremo, avançado. Conforme as necessidades da equipa, assim eu jogava. Era polivalente, mas não sou capaz de me avaliar como jogador, quem me via jogar é que poderia avaliar a minha capacidade e o valor que, eventualmente, teria. Eu não sou capaz de o fazer”.

Nem seria necessário esse exercício de autoavaliação, porquanto todos os que, nos primeiros anos da década de Cinquenta, tiveram a felicidade de ver José Apolinário a jogar futebol, testemunharam o seu talento, versatilidade, inteligência e disponibilidade para o jogo. Ainda assim, com a sua natural modéstia, diz: “Sabia que era sempre titular na equipa, porque, isso de poder jogar em todos os lugares, era uma prova da minha disponibilidade para contarem sempre comigo”.

José Apolinário nasceu em Sines há 87 anos e foi naquela cidade do litoral alentejano que começou a carreira desportiva. “Revelei algum gosto pelo jogo da bola, não sei se talento, e fui assediado por pessoas de Sines que estavam ligadas ao futebol. Então, iniciei-me no Sport Lisboa e Sines, um clube que existia na época, onde estive durante três temporadas”.

Mostrou qualidade, deu nas vistas e, de uma forma absolutamente natural, “surgiram vários convites, entre eles, um do Lusitano de Évora que, na altura, estava na primeira divisão nacional”, recorda. “Foi uma pessoa de Ferreira do Alentejo que estava ligada ao Lusitano e, um dia, encontrou-me em Sines e perguntou-me se eu queria ir para Évora jogar futebol. Eu disse-lhe que sim”, revela José Apolinário. Nessa altura, com os seus 19 anos, deixou o Sport Lisboa e Sines, clube que mais tarde haveria de juntar-se aos Sineenses para darem lugar ao Vasco da Gama Atlético Clube, emblema que ainda hoje existe naquela cidade. “Recordo-me disso, mas já aconteceu depois de eu ter saído de Sines”, diz.

Cheio de ambição e confiança nas suas capacidades, Apolinário lá fez as malas e rumou para o Lusitano de Évora, emblema que, nessa altura, iniciava um ciclo de 14 anos ao mais alto nível, com atletas como Vital, Teotónio, Mitó, Cordeiro, Falé, Paixão, Coutinho, Serranito, Coró, Caraça e José Pedro, entre outros. “Encontrei uma equipa recheada de bons jogadores, estavam na primeira divisão nacional. Estive lá uma época mas, entretanto, ressenti-me de uma lesão, na virilha esquerda, que tinha contraído ainda em Sines e a direção do Lusitano perguntou ao Desportivo de Beja se queriam que eu para cá viesse. E vim para Beja”.

Emprestado aos bejenses, rapidamente esqueceu o emblema de origem. Valores mais altos se levantarem, melhorou da lesão, mas deixou-se trair pelo coração. “Arranjei aqui um namorico e fiquei cá. Mais tarde acabei por ser eu próprio a pedir para ficar em Beja. Os clubes, nessa altura, faziam todos os possíveis por manter os jogadores, arranjavam-lhes residências e empregos”. Tinha ido “às sortes” e ficou “livre” de compromissos militares. “Não tinha nenhuma incapacidade, era atleta, mas havia um excesso de contingente e alguns livravam-se. Era por ordem alfabética e eu, como já era ‘jota’, de José, estava nesse lote dos excedentários”.

Mas a lesão, essa arreliadora contrariedade, tê-lo-á afastado do percurso que os eborenses fizeram na primeira divisão nacional? “Não me importei nada com isso. Tinha aqui a minha namorada, sentia-me bem acompanhado, enfim, já estava numa situação em que me sentia muito confortável na cidade de Beja, de maneira que nunca sonhei com esses grandes voos”.

À época, o Desportivo de Beja era treinado pelo espanhol Camiruaga. “Tínhamos uma boa relação, era um treinador exigente mas nunca tive nada que dizer dele”, revela José Apolinário. E recorda: “Quando, ao domingo, existia futebol em Beja, era uma alegria, havia uma romaria até ao antigo estádio, nós olhávamos em redor e víamos o campo abarrotando de pessoas. Recordo-me de alguns companheiros de equipa, o José Rosa, o Marcelino Lança, o Honório, o Madaleno, o Sardinha, o ‘Manero’, o Passinhas, o espanhol Alonso, também o Vidal, enfim, eram jogadores já com uma certa craveira”. Porém, a maior parte desses nomes já não estão entre nós. “É uma tristeza”, lamenta José Apolinário, um dos raros sobreviventes. “Os meus antigos companheiros da bola, praticamente, já foram quase todos embora. Sinto um bocado essas perdas, é triste, quem ainda está por aí, além de mim, é o ‘Manero’ e mais um ou outro que eu, assim de momento, não serei capaz de lembrar. Eu, fisicamente, não estarei muito bem, estou escapatório, vou vivendo e fazendo o meu dia a dia, com alguma normalidade. Não tem muita dúvida”.

O sineense retirou-se prematuramente do futebol e hoje a saudade que mais o importuna é da sua juventude, um sentimento de todo legítimo, afinal, os anos passam, as vivências transformam as nossas vidas e modificam os nossos hábitos. “Hoje, quando vejo o futebol, recordo-me de certas coisas que se passavam no meu tempo. Vamos sempre revivendo aquilo por que passámos enquanto jogávamos”. José Apolinário lamenta ainda: “Já não existe tanto amor à camisola, agora joga-se mais por interesse. O futebol nesta região não está bem, mas eu afastei-me um bocadinho e não sei dizer por que é que isso aconteceu. Viveu-se por aí uma crise muito grande e talvez faltem pessoas para estarem à frente dos clubes”.

E o seu Desportivo de Beja? Quem o viu e quem o vê? “O Desportivo, na minha época, tinha uma grande equipa, vivíamos num tempo diferente, agora, as coisas não estão bem e as pessoas afastam-se do futebol. É pena”. Palavras sábias de alguém que ficará na história do futebol alentejano. Uma memória viva.
Fonte:  https://diariodoalentejo.pt

Craque Angolano assina pelo Alvorada de Ervidel


Boa disposição no regresso aos treinos


Sessão de Esclarecimentos sobre as novas alterações ás leis de jogo de Futebol 11





Juve Kids arrancam 2ª feira conheça os treinadores

Segunda feira dia 2 de Setembro terão inicio as aulas/ treinos  Juve Kids. Pelas 18:15 nas bancadas do nosso Pavilhão decorrerá uma reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos nossos atletas. 
Fique a conhecer desde já os treinadores dos nossos atletas mais jovens ; António Ramos, Gonçalo farinha , João Pereira, Luis São Pedro, Tiago Roque e Tiago Balsinhas.
Esperamos por ti !..

Mariana Rosa: "Estágio muito importante para evoluirmos"

Futebol Fem. - Sub-19
A Equipa das Quinas já está reunida em Quiaios, onde irá cumprir um estágio de preparação até dia 4 de setembro.
A Seleção Nacional feminina sub-19 já está reunida em Quiaios, para mais um estágio de preparação que dura até dia 4 de setembro.
A Equipa das Quinas prepara-se para a primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa Geórgia 2020. Este primeiro mini-torneio de apuramento será jogado no distrito de Braga, entre 2 e 8 de outubro. Portugal terá como adversários as seleções de Alemanha, Azerbaijão e Albânia.
Nota para duas alterações na convocatória do técnico José Paisana. Entraram Inês Barge e Sofia Scapini (ambas do Valadares Gaia), substituíndo Inês Matos (Estoril Praia) e Joana Gomes (AD Ovarense).
Neste primeiro dia de trabalhos, coube a Mariana Rosa prestar algumas declarações ao fpf.pt, enquanto porta-voz do grupo. A atleta abordou a importância deste tipo de estágios. “Este estágio vai ser muito importante para evoluirmos como equipa e melhorarmos o nosso estilo de jogo. Nos próximos estágios já estaremos a disputar jogos de preparação contra outras seleções, neste caso a Turquia, e temos que aproveitar para tentar melhorar algumas lacunas", assumiu.
A atleta falou ainda do espírito que se vive no meio da equipa. “Este grupo já tinha estado junto nas sub-16, há dois ou três anos, por isso já nos conhecíamos praticamente todas. O ambiente foi ótimo desde o início. Aliás, para um grupo formado há tão pouco tempo, acho que temos um ambiente incrível, embora, claro, o facto de já nos conhecermos ajude. A nível pessoal, estas memórias vão-me ficar marcadas para sempre porque representar o meu país dá-nos uma sensação que não se consegue explicar. Ainda por cima tenho a sorte de o fazer ao mesmo tempo que estou com tantas pessoas de quem gosto... vou guardar estes dias para sempre! Este bom ambiente transparece depois também para dentro de campo e isso pode fazer-nos chegar muito longe”, afirmou.
A internacional portuguesa deitou, inclusive, um olhar à fase de apuramento do Campeonato da Europa, a ser disputado em outubro. “Acho que estamos cada vez a melhorar mais durante os estágios. Se continuarmos focadas e a trabalharmos para melhorar a cada dia, acho que temos tudo para fazer uma boa fase de apuramento e atingirmos os nossos objetivos”, realçou.
Eis a lista de convocadas para o estágio:
CS Marítimo: Telma Encarnação
FC Famalicão: Luísa Pinheiro
SL Benfica: Ana Seiça, Beatriz Cameirão, Carolina Correia, Carolina Santana, Daniela Santos, Francisca Nazareth, Iris Silva, Lara Pintassilgo e Nicole Araújo;
SC Braga: Ana Teles, Sofia Silva.
Sporting CP: Andreia Jacinto, Bárbara Lopes, Carolina Jóia, Mariana Rosa, Marta Ferreira e Vera Cid;
UR Cadima: Luana Marques;
Valadares Gaia FC: Inês Barge, Mariana Campino e Sofia Scapini.

Programa da Seleção
31 de agosto de 2019 | sábado
10h30: treino em Quiaios
18h00: treino em Quiaios

01 de setembro de 2019 | domingo
18h00: treino em Quiaios

02 de setembro de 2019 | segunda-feira
10h30: treino em Quiaios

03 de setembro de 2019 | terça-feira
17h30: jogo-treino com a equipa sénior feminina do Cadima (Quiaios)

04 de setembro de 2019 | quarta-feira
10h30: treino em Quiaios
13h00: Regresso das jogadoras
Fonte: FpF.PT

Maria Negrão: "Orgulho e responsabilidade vestir esta camisola"

Futebol Fem. - Sub-17
A Equipa das Quinas cumpriu mais um dia de trabalhos na Cidade do Futebol.
A Seleção Nacional feminina sub-17 continua concentrada na Cidade do Futebol, onde se encontra a realizar um estágio de preparação até ao próximo domingo.
Nestes quatro dias de trabalhos, estão previstos cinco treinos e um jogo-treino diante do Amora FC.
Maria Negrão prestou declarações ao Canal 11, neste segundo dia de estágio e começou por abordar o que sente quando é chamada a este espaço competitivo. “É um orgulho e uma enorme responsabilidade vestir a camisola da Seleção Nacional e representar toda uma nação”, disse.
A atleta recordou ainda a participação no Europeu de sub-17. “Foi algo bastante memorável e uma experiência única. Tentámos desfrutar ao máximo, mas agora estamos já com o pensamento na fase de apuramento para o próximo Campeonato da Europa”, realçou.
A internacional portuguesa recordou ainda os primeiros passos na sua carreira. “Comecei com os meus irmãos a jogar em casa desde os meus cinco anos. Comecei a ter a vontade de integrar um clube e o um primeiro clube foi o AC Milan, que tinha uma parceria com o Boavista, no Porto. A seguir joguei no Salgueiros que tinha uma parceria com o Mónaco e mais tarde passei ainda pelo Sport Clube do Porto. Joguei sempre com rapazes e agora, no Famalicão, vou jogar pela primeira vez, numa equipa feminina”, afirmou.
Eis a lista de convocados:

Âncora-Praia FC: Érica Ventura;
FC Famalicão: Maria Negrão;
Juventude SC: Raquel Mendes;
Lusitano FC de Vildemoinhos: Jessica Albino, Joana Caiado, Maria Alagoa;
PSA National: Cassandra Falsetta;
SC Braga: Ana Machado, Beatriz Bessa, Carolina Almeida, Diana Faria, Eduarda Silva, Inês Oliveira e Maria Leonor;
SC Castelo Maia: Maria Miller;
SC Vista Alegre: Leonor Alves;
SL Benfica: Adriana Rocha, Ana Assucena, Ana Oliveira, Cláudia Mendinhas e Joana Prazeres;
Sporting SAD: Alicia Correia, Joana Dantas e Margarida Caniço;

Programa da Seleção Nacional Feminina sub-17:
31 de agosto de 2019 | sábado
10h00 - Treino - Cidade do Futebol
17h15 – Treino - Cidade do Futebol

01 de setembro de 2019 | domingo
10h00 – Jogo vs Amora FC - Cidade do Futebol
 Fonte: FpF.PT

João Oliveira chamado

Seleção Sub-18
Alteração na convocatória da Seleção Nacional sub-18 para o Torneio Internacional de Limoges.
A lista de convocados da Seleção Nacional sub-18 para o Torneio Internacional de Limoges, sofreu, esta sexta-feira, uma alteração.
O guarda-redes João Oliveira (CF Os Belenenses) foi chamado por Emílio Peixe, Treinador Nacional, com Diogo Almeida (Sporting CP) a sair do grupo.
A competição irá decorrer em França, entre os dias 4 e 8 de setembro. Portugal inicia a competição diante da Rússia (16h00 locais), jogando dois dias mais tarde, com a congénere local (19h00 locais). Dia 8 joga-se o último encontro da Equipa das Quinas no torneio, desta feita, diante do Senegal (15h00 locais).
Eis a lista de convocados atualizada:
AS Mónaco: Tiago Ribeiro;
Borussia M'gladbach: Famana Quizera;
CF Os Belenenses: João Oliveira;
FC Porto: Rodrigo Ferreira;
OGC Nice: Pedro Brazão;
SC Braga: Bernardo Couto e Leonardo Buta;
SL Benfica: Diogo Nascimento, Filipe Cruz, Gerson Sousa, Henrique Pereira, Rafael Rodrigues e Tomás Araújo;
Sporting CP: Bruno Tavares, Eduardo Quaresma, Gonçalo Batalha, João Daniel, Rodrigo Rêgo e Tiago Tomás;
Vitória SC: Sérgio Dutra;
Programa da Seleção Nacional sub-18:
01. 09. 2019| domingo
14h30: concentração Gare do Oriente
15h00: concentração dos jogadores (Cidade do Futebol)
16h45: treino (Cidade do Futebol)

02. 09. 2019| segunda-feira
08h10: partida para Toulouse
11h00: chegada a Toulouse
13h00: partida para Limoges
16h00: chegada a Limoges

03. 09. 2019| terça-feira
11h00: treino (Complexo Desportivo de Buxerolles)

04. 09. 2019| quarta-feira
16h00: jogo Portugal vs Rússia (Complexo Desportivo de Beaublanc)
05. 09. 2019| quinta-feira
18h00: treino (Complexo Desportivo de Buxerolles)

06. 09. 2019| sexta-feira
19h00: jogo Portugal vs França (Complexo Desportivo de Beaublanc)

07. 09. 2019| sábado
11h00: treino (Complexo Desportivo de Buxerolles)

08. 09. 2019| domingo
15h00: jogo Portugal vs Senegal (Complexo Desportivo de Beaublanc)

09. 09. 2019| segunda-feira
06h50: Ida para Toulouse
11h50: Regresso a Lisboa
12h45: Chegada a Lisboa
14h45: Regresso aos clubes
Fonte: FpF.PT

Clubes portugueses conhecem oponentes

Liga Europa
FC Porto, Sporting CP, SC Braga e Vitória SC já sabem os respetivos adversários na fase de grupos da Liga Europa.
Os quatro clubes portugueses que participam na Liga Europa ficaram a conhecer, esta sexta-feira, em sorteio realizado no Mónaco, os respetivos adversários na fase de grupos da prova europeia.
O FC Porto ficou inserido no Grupo G, juntamente com Young Boys (Suíça), Feyenoord (Holanda) e Rangers (Escócia)
Por seu turno, o Sporting CP está no Grupo D, com PSV Eindhoven (Holanda), Rosenborg (Noruega) e LASK (Áustria).
SC Braga está integrado no agrupamento K e vai defrontar Besiktas (Turquia), Wolverhampton (Inglaterra) e Slovan Bratislava (Eslovénia)
O Vitória SC vai enfrentar Arsenal (Inglaterra), Eintracht Frankfurt (Alemanha) e Standard Liege (Bélgica).
A fase de grupos da Liga Europa, que vai contar pela primeira vez com quatro equipas portuguesas, vai ser disputada entre 19 de setembro e 12 de dezembro.
Eis a composição de todos os grupos:
Grupo A
Sevilha (Espanha)
Apoel (Chipre)
Qarabag (Azerbaijão)
Dudelange (Luxemburgo)

Grupo B
Dínamo Kiev (Ucrânia)
Copenhaga (Dinamarca)
Malmo (Suécia)
Lugano (Suíça)

Grupo C
Basileia (Suíça)
Krasnodar (Rússia)
Getafe (Espanha)
Trabzonspor (Turquia)

Grupo D
Sporting CP (Portugal)
PSV Eindhoven (Holanda)
Rosenborg (Noruega)
LASK (Áustria)

Grupo E
Lazio (Itália)
Celtic (Escócia)
Rennes (França)
CFR Cluj (Roménia)
Grupo F
Arsenal (Inglaterra)
Eintracht Frankfurt (Alemanha)
Standard Liege (Bélgica)
Vitória SC (Portugal)

Grupo G
FC Porto (Portugal)
Young Boys (Suíça)
Feyenoord (Holanda)
Rangers (Escócia)

Grupo H
CSKA Moscovo (Rússia)
Ludogorets (Bulgária)
Espanyol (Espanha)
Ferencváros (Hungria)

Grupo I
Wolfsburgo (Alemanha)
Gent (Bélgica)
Saint-Etienne (França)
Olexandriya (Ucrânia)

Grupo J
Roma (Itália)
Borussia Mönchengladbach (Alemanha)
Istanbul Basaksehir (Turquia)
Wolfsberger AC (Áustria)

Grupo K
Besiktas (Turquia)
SC Braga (Portugal)
Wolverhampton (Inglaterra)
Slovan Bratislava (Eslovénia)

Grupo L
Manchester United (Inglaterra)
Astana (Cazaquistão)
Partizan (Sérvia)
AZ Alkmaar (Holanda)
Fonte: FpF.PT

SC Braga e Vitória SC apuram-se para a Liga Europa

Liga Europa
Noite europeia muito positiva para as equipas portuguesas.
O SC Braga e o Vitória SC apuraram-se esta quinta-feira para a fase de grupos da Liga Europa 2019/2020, juntando-se às equipas portuguesas que já tinham presença certa nesta competição da UEFA - FC Porto e Sporting CP.
Depois da vitória caseira conseguida na primeira mão, por 1-0, os bracarenses voltaram a bater o Spartak de Moscovo, obtendo um triunfo forasteiro por 2-1 ("bis" de Ricardo Horta, aos 42' e 45'+2).
Já os vimaranenses carimbaram a sua presença nesta competição da UEFA através de um pontapé de pénalti convertido por Tapsoba, aos 53'. O triunfo por 1-0 em Guimarães, frente ao FCSB, foi suficiente para seguir em frente, depois do empate a zero da primeira mão, na Roménia.
Recorde-se que o sorteio da fase de grupos da Liga Europa se realiza esta sexta-feira, pelas 12h00 (hora de Portugal Continental), em Nyon (Suíça).
Clique aqui para consultar todos os resultados da segunda mão da pré-eliminatória da Liga Europa 2019/2020.
Fonte: FpF.PT

Reação na segunda parte não foi suficiente

Futebol Fem. - Seleção AFonte: FpF.PT
Portugal perde por 4-0 com os Estados Unidos, no primeiro de dois duelos de preparação entre as duas equipas.
A Seleção Nacional A feminina perdeu por 4-0 frente à sua congénere dos Estados Unidos, num jogo que atraiu 49.504 adeptos ao Estádio Lincoln Financial, em Filadélfia. Tobin Heath , aos quatro minutos, Morgan Brian, aos 18, Carli Lloyd, aos 52, e Allie Long, aos 82, apontaram os golos do triunfo das norte-americanas, que lideram desde 2017 o ranking mundial da FIFA.
Tentar jogar de igual para igual com as bicampeãs do Mundo seria como tentar travar um comboio em andamento apenas com a força dos braços. Consciente disso, Francisco Neto entregou a iniciativa aos Estados Unidos e montou uma equipa com linhas muito juntas, pronta a explorar as saídas rápidas em contra-ataque. No entanto, os planos lusos esbarraram na pujança ofensiva das norte-americanas, que não só se colocaram em vantagem cedo como chegaram ao intervalo a vencer por dois golos.
Só no segundo tempo é que Portugal rondou a baliza dos Estados Unidos com perigo, em iniciativas de Jéssica Silva e Fátima Pinto. A Equipa das Quinas chegou a cerrar os dentes e a dar tudo para marcar e suster os ímpetos das adversárias. Em vão, porque a eficácia norte-americana voltou a fazer a diferença.
O segundo encontro de preparação entre Portugal e os EUA está agendado para terça-feira, 3 de setembro, às 19h00 locais [01h00 em Lisboa], no Allianz Field, em Saint Paul, no estado de Minnesota.
Francisco Neto em discurso direto: 
"Cometemos alguns erros defensivos que os Estados Unidos souberam aproveitar. É normal que isto aconteça nesta fase, atendendo ao facto de que estamos no início da época e vamos ter mais jogos para recuperar o ritmo e afinar a máquina, antes de começarmos a qualificação.
Apesar da derrota, a nossa equipa mostrou que está a crescer frente às bicampeãs do Mundoa. Mostrou que está a fazer o seu caminho. As jogadoras estão de parabéns pelo espírito de união e a disponibilidade demonstradas."
Ficha de jogo:
Jogo de Preparação
Estádio Lincoln Financial, em Filadélfia

Árbitro: Ekaterina Koroleva (EUA)
Árbitras assistentes: Deleana Quan (EUA) e Jennifer Garner (EUA)
4.ª Árbitra: Tatiana Guzman (EUA)
EUA 4 - 0 PORTUGAL (2-0 ao intervalo)
EUA: Adrianna Franch, Emily Sonnet (Casey Short, 60’), Abby Dahlkemper (Samanta Mewis, 46’); Becky Sauerbrunn, Tierna Davidson (Crstal Dunn, 46’), Julie Ertz, Morgan Brian (Allie Long, 61’), Lindsey Horan (Mallory Pugh, 61’), Tobin Heath (Jessia McDonad, 46’), Carli Lloyd – Cap., Christen Press.
Suplentes: Alyssa Naeher, Ashlyn Harris, Kristen Hamilton.
Treinadora: Jill Ellis
Golos: 1-0 Tobin Heath (4'); 2-0 Morgan Brian (18'); 3-0 Carli Lloyd (52'); 4-0 Allie Long (82')
Disciplina: Amarelos –nada a assinalar
PORTUGAL: Patrícia Morais, Ana Borges, Mónica Mendes, Sílvia Rebelo, Joana Marchão (Andreia Norton, 46’), Tatiana Pinto, Dolores Silva, Vanessa Marques, Cláudia Neto – cap. (Fátima Pinto, 46’), Jéssica Silva (Melissa Gomes, 88’), Diana Silva (Carolina Mendes, 63’).
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Raquel Infante, Ágata Pimenta, Diana Gomes, Ana Leite, Inês Maia
Treinador: Francisco Neto
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos – Tatiana Pinto (83’)


Moura AC contrata internacional brasileiro sub-17

O Moura AC contratou o defesa de 22 anos, Joanderson Silva, que representava o Taquaritinga do Brasil.
Recorde-se que, o jovem jogador já representou a seleção nacional brasileira, no escalão de sub-17.
No seu currículo, conta com passagens pelo Sport Recife, Corinthians, Palmeiras e Taquaritinga.

Fonte: https://desportobejense.wordpress.com

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Atletismo

Beja Atlético Clube para I Dupla Légua de Ouro - Manos André O Beja Atlético Clube organiza a competição desportiva denominada:
I DUPLA LÉGUA DE OURO "MANOS ANDRÉ" que se realizará no próximo dia 29 de setembro de 2019 (domingo), pelas 10 horas, em circuito urbano, na cidade de Beja.
Integrada neste evento desportivo, decorrerá:
»»» I Caminhada (5 Km) denominada “Pelos Valores da Vida”.
»»» Corrida para Jovens.
Inscrições
https://www.acorrer.pt/eventos/info/2337
Regulamento https://www.acorrer.pt/files/ids/2337/regulamento.pdf
Fonte: Facebook de Antonio casaca

Taça Fundação Inatel – GD Sobralense na fase final nacional


Texto e foto Firmino Paixão

O Grupo Desportivo Povoense (Sobral da Adiça/Moura) vai disputar a fase nacional da Taça Fundação Inatel, competição, para a qual se apuraram nove equipas de vários distritos do País, que deveria iniciar-se no dia 1 de setembro, com a realização de uma pré-eliminatória entre o CCD Pigeirense, representante de Aveiro, e o Sanjoanense Atlético Clube, de Coimbra. Contudo, a equipa conimbricense renunciou à sua participação pelo que, o Pigeirense ficou automaticamente apurado para os quartos de final.

A segunda fase da prova será disputada no dia 7 ou 8 de setembro com a realização das seguintes partidas: Jogo 1 Vale de Milhaços (Setúbal)-Afeiteira (Évora); Jogo 2 Montinho dos Pegos (Santarém)-Turquel (Leiria); Jogo 3 Inter de Fradelos (Braga)-Praça da Alegria (Porto); Jogo 4 GD Povoense (Beja)-Pigeirense (Aveiro). Os jogos realizam-se nos campos das equipas indicadas em primeiro lugar (visitadas).

As meias finais serão disputadas no dia 17 ou 18 de setembro, e terão como adversários os vencedores dos jogos 1 e 2 e pelos vencedores dos jogos 3 e 4. Ultrapassando o Pigeirense, o Sobralense terá como próximo adversário o Inter de Fradelos ou o Praça da Alegria, sendo que, nesse caso, terá de se deslocar a Braga ou ao Porto. A final realiza-se nos dias 21 ou 22 de setembro.

O Sobralense foi o vencedor da Taça de Futebol de 11 da Fundação Inatel no distrito de Beja, após vencer (no desempate, pela marcação de grandes penalidades) o Clube Desportivo e Cultural do Cavaleiro (Odemira) num jogo disputado no Campo de Jogos do CCD Bairro da Conceição, na cidade de Beja, em 4 de maio último.
Fonte:  https://diariodoalentejo.pt

O Mineiro perdeu em casa, o Lusitano de Évora empatou em Lagos


Texto e foto Firmino Paixão

A vida não está fácil para o Mineiro Aljustrelense, neste Campeonato de Portugal, defrontando equipas tão robustas e competentes como aquela que o Olhanense apresentou, ontem, no Estádio Municipal de Aljustrel, de onde saiu com uma vitória por 3-1, resultado que em nada espelha a superioridade dos algarvios e o número de oportunidades perdidas, perante um Aljustrelense a braços com algumas dificuldades em reunir o sue melhor conjunto, devido a lesões. O próximo embate dos tricolores será em Loures.

O Lusitano de Évora SAD desceu ao terreno do Esperança de Lagos, empatou a uma bola e conquistou mais um ponto para juntar ao que já trouxera da ronda anterior. A verdade é que ainda não perdeu e, no próximo domingo, regressa a casa, para receber o Olímpico do Montijo. Olhanense e Louletano lideram a Série D, com o pleno dos pontos nas duas jornadas já consumidas. O Praiense, de Francisco Agatão, empatou a uma bola em Oliveira do Hospital.

Campeonato de Portugal Série D (2ª Jornada): Sintrense-Oriental, 1-0; Real-Loures, 2-0; Olímpico-Amora, 0-0; Louletano-1º dezembro, 1-0; Sintra Football-Fabril do Barreiro, 3-0; Esperança de Lagos-Lusitano de Évora, 1-1; Armacenenses-Pinhalnovense, 1-4; Aljustrelense-Olhanense, 1-3; Alverca-Sacavenense, 1-0.

Classificação: 1.º Olhanense, 6 pontos. 2.º Louletano, 6. 3.º Pinhalnovense, 4. 4.º Real, 4. 5.º Alverca, 4. 6.º Sintrense, 4. 7.º 1º dezembro, 3. 8.º Sacavenense, 3. 9.º Oriental, 3. 10.º Sintra Football, 3. 11.º Lusitano Évora, 2. 12.º Esperança Lagos, 2. 13.º Olímpico, 1. 14.º Amora, 1. 15.º Loures, 1. 16.º Fabril Barreiro, 1. 17.º Aljustrelense, 0. 18.º Armacenenses, 0.

Próxima Jornada (1/09): Amora-Alverca; Pinhalnovense-Sintrense; Oriental-Armacenenses; Fabril do Barreiro-Louletano; Loures-Aljustrelense; Lusitano de Évora-Olímpico; 1º Dezembro-Esperança de Lagos; Sacavenense-Sintra Football; Olhanense-Real.
 Fonte: https://diariodoalentejo.pt

Carlos Nobre reforça ACD Penedo Gordo

O Penedo Gordo contratou o defesa central de 23 anos, Carlos Nobre, que na época passada, não representou nenhum clube.
Recorde-se que, o último clube do jovem jogador foi o Despertar SC, na temporada 2016/17.
No seu currículo, conta com passagens pelo Lusitano GC (formação) e Despertar SC (formação e seniores).

Fonte:https://desportobejense.wordpress.com/2

Moura AC contrata Renato Conceição

O Moura AC contratou o médio de 24 anos, Renato Conceição, que representava o Guaporé (Brasil).
Recorde-se que, esta é a primeira época do jogador brasileiro, a jogar na Europa.
No seu currículo, conta com passagens pelo Artsul, Talentos 10, Dom Bosco e Guaporé.

Fonte: https://desportobejense.wordpress.com/

Lara Filipe reforça equipa de juniores femininas do Ourique DC

O Ourique DC contratou a defesa esquerdo de 13 anos, Lara Filipe, proveniente da equipa de iniciados do Desportivo de Beja.
Nesta presente temporada, a jovem jogadora chegou a representar a equipa do CD Beja, no campeonato nacional de iniciados.
Irá representar a equipa de juniores femininas, no campeonato nacional do escalão.
Conta com passagens pelos escalões de formação do NS Beja e Desportivo de Beja.

Fotografia: BejaCup
Fonte: https://desportobejense.wordpress.com/

Maria Miller: "Fazer um bom estágio para vir mais vezes"

Futebol Fem. - Sub-17
A Seleção Nacional feminina sub-17 já está concentrada na Cidade do Futebol, onde irá realizar um estágio de preparação que decorre desde esta quinta-feira até ao próximo domingo.
Nestes quatro dias de trabalhos, estão previstos cinco treinos e um jogo-treino diante do Amora FC.
Maria Miller foi a porta-voz do grupo de trabalho neste primeiro dia de estágio. Em declarações ao fpf.pt, a atleta define as prioridades deste estágio. “Numa primeira instância o objetivo é conhecermo-nos todas, ver como está a equipa e em que fase da preparação estamos. Naturalmente que o nosso foco está em chegar na melhor forma possível quer à fase de apuramento em outubro, como depois mais tarde à Ronda de Elite. Queremos passar à fase seguinte nestes dois momentos para conseguirmos chegar ao Europeu, por isso temos que aproveitar cada estágio para nos prepararmos melhor”, disse.
A atleta revela ainda um pouco do ambiente no balneário. “Somos um grupo em que algumas já estiveram no Europeu, outras já se conheciam de anos anteriores, mas claro que também há membros novos. Neste momento estamos a tentar conhecermo-nos a todas e integrar as ‘caras novas’. Estamos reunidas há pouco tempo, mas já dá para ver que existe um bom ambiente, temos conversado imenso estamos a conhecer-nos”, afirmou.
Para a internacional portuguesa, estes dias de trabalho serão bastante importantes. “São os primeiros treinos da época, portanto este estágio ainda é mais relevante. Quero fazer um bom estágio para poder continuar a vir mais vezes aqui à Seleção. Esse acaba por ser um dos meus objetivos principais a nível pessoal”, concluiu.
Eis a lista de convocados:

Âncora-Praia FC: Érica Ventura;
FC Famalicão: Maria Negrão;
Juventude SC: Raquel Mendes;
Lusitano FC de Vildemoinhos: Jessica Albino, Joana Caiado, Maria Alagoa;
PSA National: Cassandra Falsetta;
SC Braga: Ana Machado, Beatriz Bessa, Carolina Almeida, Diana Faria, Eduarda Silva, Inês Oliveira e Maria Leonor;
SC Castelo Maia: Maria Miller;
SC Vista Alegre: Leonor Alves;
SL Benfica: Adriana Rocha, Ana Assucena, Ana Oliveira, Cláudia Mendinhas e Joana Prazeres;
Sporting SAD: Alicia Correia, Joana Dantas e Margarida Caniço;

Programa da Seleção Nacional Feminina sub-17:
29 de agosto de 2019 | quinta-feira
15h00 - Concentração
17h30 - Treino – Cidade do Futebol

30 de agosto de 2019 | sexta-feira
10h00 - Treino - Cidade do Futebol
17h15 – Treino - Cidade do Futebol

31 de agosto de 2019 | sábado
10h00 - Treino - Cidade do Futebol
17h15 – Treino - Cidade do Futebol

01 de setembro de 2019 | domingo
10h00 – Jogo vs Amora FC - Cidade do Futebol
 Fonte: FpF.PT

Benfica conhece adversários

Liga dos Campeões
Águias vão encontrar Zenit (Rússia), Lyon (França) e Leipzig (Alemanha) na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20.
O Benfica ficou a conhecer os seus adversários na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20, no sorteio realizado esta quinta-feira, no Mónaco.

As águias ficaram inseridas no Grupo G juntamente com Zenit (Rússia), Lyon (França) e Leipzig (Alemanha)

A fase de grupos da Champions arranca a 17 de setembro e termina a 11 de dezembro.
Eis a composição de todos os grupos:

Grupo A
Paris Saint-Germain (França)
Real Madrid (Espanha)
Club Brugge (Bélgica)
Galatasaray (Turquia)

Grupo B
Bayern Munique (Alemanha)
Tottenham (Inglaterra)
Olympiacos (Grécia)
Estrela Vermelha (Sérvia)

Grupo C
Manchester City (Inglaterra)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Atalanta (Itália)
Grupo D
Juventus (Itália)
Atlético Madrid (Espanha)
Leverkusen (Alemanha)
Lokomotiv Moscovo (Rússia)

Grupo E
Liverpool (Inglaterra)
Nápoles (Itália)
Salzburgo (Áustria)
Genk (Bélgica)

Grupo F
Barcelona (Espanha)
Dortmund (Alemanha)
Inter (Itália)
Slavia Praga (Rep. Checa)

Grupo G
Zenit (Rússia)
SL Benfica (Portugal)
Lyon (França)
Leipzig (Alemanha)

Grupo H
Chelsea (Inglaterra)
Ajax (Holanda)
Valencia (Espanha)
LOSC Lille (França)
Fonte: FpF.PT

Convocados para jogos com Suíça e Polónia

Seleção Sub-20
Conheça os eleitos do técnico Filipe Ramos para os encontros de preparação agendados para os dias 5 e 9 de setembro.
Filipe Ramos divulgou, esta quinta-feira, a convocatória para os próximos jogos da Seleção Nacional de sub-20.
O primeiro adversário é a Suíça, num jogo marcado para 5 de setembro, quinta-feira, pelas 17h30, em Melgaço. Segue-se um embate frente à seleção polaca, quatro dias depois, pelas 15h00 locais, no Meijski Stadium, em Rzeszów.
Eis a lista dos 23 convocados de Filipe Ramos:
CD Feirense: João Pinto
Estoril Praia: Sandro Cabral
FC Paços Ferreira: Diogo Almeida
FC Porto: Afonso Sousa, Fábio Vieira, João Mário, Tiago Lopes e Vítor Ferreira
Rio Ave FC: João Costa
SC Braga: Samuel Costa
SL Benfica: Celton Biai, Diogo Capitão, Gonçalo Loureiro, Pedro Álvaro, Pedro Ganchas e Tiago Dantas
Sporting CP: Tiago Rodrigues e Rafael Camacho
Vitória FC: João Valido
Vitória SC: Daniel Silva, Paulo Ferreira e Rúben Moura
West Ham United FC: Gonçalo Cardoso
DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DA EQUIPA DAS QUINAS
Programa de atividades da Equipa das Quinas:
02.09.2019 | Segunda-feira
18h00: treino (Centro Estágios de Melgaço)
03.09.2019 | Terça-feira
11h30: treino (Centro Estágios de Melgaço)
04.09.2019 | Quarta-feira
11h30: treino (Centro Estágios de Melgaço)
05.09.2019 | Quinta-feira
17h30: jogo Portugal vs. Suíça (Centro Estágios de Melgaço)
06.09.2019 | Sexta-feira
07h00: partida do Aeroporto Sá Carneiro (Porto)
11h35: chegada a Cracóvia*
07.09.2019 | Sábado
11h30: treino (Rzeszów)*
08.09.2019 | Domingo
11h30: treino (Rzeszów)*
09.09.2019 | Segunda-feira
15h00: jogo Polónia vs. Portugal (Meijski Stadium)*
10.09.2019 | Terça-feira
10h45: partida de Cracóvia
12h20: chegada a Frankfurt
13h15: partida de Frankfurt
15h15: chegada a Lisboa
 Fonte: FpF.PT

Rui Jorge: "Olhamos para a qualidade, não para o passado"

Seleção Sub-21
Selecionador Nacional sub-21 antecipa a primeira dupla jornada de qualificação para o Europeu 2021.
Após o anúncio dos 23 convocados para os encontros da Seleção Nacional sub-21 com as congéneres de Gibraltar e da Bielorrússia, Rui Jorge explicou em conferência de imprensa que a lógica pela qual faz as suas escolhas não mudou com este novo ciclo: "É verdade que há muitos jogadores da geração de 1999, mas também temos aqui de 1998, de 2000 e de 2001. Olhamos para a qualidade, para o que achamos que os jogadores nos vão poder dar no futuro, não propriamente para o passado. O pior erro que os jogadores da geração de 1999 poderão cometer é olhar para o que fizeram como uma garantia de futuro. Todos nós devemos ajudar no sentido de evitar que isso não aconteça."
O Selecionador Nacional sub-21 revelou o que espera dos seus jogadores nos jogos da fase de qualificação para o Europeu 2021: "Há uma mudança de ciclo, de um grupo de jogadores. Poucos se mantêm [em relação às convocatórias anteriores]. Como qualquer jogador novo neste espaço, eles devem mostrar a sua qualidade para depois poderem seguir para patamares superiores", referiu.
Os objetivos da Equipa das Quinas para no grupo 7 do apuramento são claros: "Vamos tentar o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa. Sabemos a dificuldade que esse objetivo acarreta, tentaremos mostrar a qualidade do jogador português e conseguir bons resultados. É essa a nossa esperança. Queremos continuar a deixar uma boa imagem . acho que o temos feito ao longo destes anos - e assim valorizar os futebolistas que estão connosco."
Questionado em relação aos adversários neste duplo compromisso, Rui Jorge  esclareceu que são "duas equipas de valor distinto": "Gibraltar não é uma equipa do nível de Portugal. É uma seleção de nível mais baixo. Iremos respeitar este adversário e demonstrar a superioridade que temos em termos individuais. A Bielorrússia é uma equipa mais equilibrada dentro da normalidade das que não são tidas como cabeças de série. Teremos de defrontar equipas bem mais fortes se quisermos ir para outros patamares", concluiu.
Portugal inicia a participação no grupo 7 já no próximo dia 5 de setembro, em Alverca, frente à congénere de Gibraltar (20h45), enfrentando cinco dias depois (10 de setembro) a Bielorrússia, em Zhodino, pelas 18h00 (em Portugal Continental). Ambas as partidas vão contar com transmissão em direto no Canal 11.
HISTÓRICO COM A BIELORRÚSSIA
Para além de Portugal, de Gibraltar e da Bielorrússia, o grupo 7 de qualificação para o próximo Europeu sub-21 inclui também a Holanda, a Noruega e o Chipre.
Apuram-se diretamente os vencedores dos nove agrupamentos sorteados e o melhor segundo entre todos, sendo que os restantes oito vice-líderes vão discutir um play-off para ocupar as últimas quatro vagas na fase final.
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Reading FC) e Luís Maximiano (Sporting CP)
Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (RE Mouscron), Nuno Tavares (SL Benfica), Pedro Pereira (Bristol City), Rúben Vinagre (Wolverhampton Wanderers FC), Thierry Correia (Sporting CP), Tiago Djaló (LOSC Lille) e Tomás Esteves (FC Porto)
Médios: Daniel Bragança (Estoril Praia), Domingos Quina (Watford FC), Filipe Soares (Moreirense FC), Florentino (SL Benfica), Miguel Luís (Sporting CP), Nuno Santos (SL Benfica) e Romáro Baró (FC Porto)
Avançados: Dany Mota (Juventus FC), Trincão (SC Braga), João Filipe (SL Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC) e Rafael Leão (AC Milan)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
A concentração está agendada para a próxima 2.ª feira (2 de setembro), pelas 13h00, em Oeiras.
Fonte: FpF.PT

Fernando Santos: "Queremos o apuramento direto"

Seleção A
Selecionador Nacional lembra a dificuldade dos jogos com Sérvia e Lituânia, a contar para o apuramento para o Euro'2020.
Fernando Santos anunciou, esta quinta-feira, os 25 jogadores escolhidos para os encontros frente à Sérvia, a disputar, dia 7 de setembro, às 19h45 (hora portuguesa), em Belgrado e frente à Lituânia, em Vilnius, dia 10 de setembro, igualmente às 19h45 portuguesas.
Recorde aqui a lista de convocados.
Em conferência de impresa, o Selecionador Nacional destacou a dificuldade das duas deslocações: "Queremos o apuramento direto, em 1.º. Estamos na fase de ganhar estes 6 jogos, só o podemos fazer respeitando os adversários. Para a Sérvia é um jogo muito decisivo, jogam em casa depois de dois empates. Portugal tem de ganhar os seis jogos. Só podemos ganhar, mas como diz Cristiano Ronaldo, não basta querer e ter talento, não basta falar: temos de chegar ao campo e mostrar. A Lituânia é um adversário diferente, joga num sintético e os adversários têm muitas dificuldades. São dois jogos com graus de dificuldade elevados", disse.
Relativamente aos escolhidos, Fernando Santos explicou o processo de seleção dos jogadores: "Fazem parte de uma lista de observações que temos feitos ao longo destes últimos meses. Tem a ver com montar um puzzle de acordo com o que visualizamos, com um padrão que achamos que é o mais correto. Felizmente para nós temos margem grande de possibilidade de convocatória. O principal de escolha é a qualidade e há muitos bons jogadores. Estão 25 mas podiam estar 40. Há um fator que é determinante e que tem a ver com as características e não com o valor. Há jogadores que têm uma determinada caraterística de jogo que interessa. Não vou levar seis ou sete com as mesmas caraterísticas", acrescentou.
Fonte: FpF.PT

Fernando Santos divulga convocados para Sérvia e Lituânia

Seleção A
Selecionador Nacional anunciou os 25 escolhidos para os dois jogos de qualificação para o Euro 2020
Selecionador Nacional anunciou os 25 jogadores escolhidos para os encontros frente à Sérvia, a disputar, dia 7 de setembro, às 19h45 (hora portuguesa), em Belgrado e frente à Lituânia, em Vilnius, dia 10 de setembro, igualmente às 19h45 portuguesas.
Recorde-se que Portugal, campeão europeu em título, integra o Grupo B de qualificação para o Euro 2020, onde também estão, além dos adversários desta dupla jornada, Ucrânia e Luxemburgo.
Recorde-se que os dois primeiros classificados qualificam-se diretamente para o Campeonato Europeu.
Conheça as escolhas de Fernando Santos:
Guarda-redes - Beto (Goztepe), José Sá (Olympiakos) e Rui Patrício (Wolverhampton).
Defesas - João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Barcelona), José Fonte (Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Daniel Carriço (Sevilha), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund) e Mário Rui (Nápoles).
Médios - Danilo Pereira (FC Porto),  Rúben Neves (Wolverhampton), William Carvalho (Bétis), Bruno Fernandes (Sporting), João Moutinho (Wolverhampton), Pizzi (Benfica) e Renato Sanches (Lille)
Avançados - Bernardo Silva (Manchester City), Daniel Podence (Olympiakos), Gonçalo Guedes (Valencia), Rafa Silva (SL Benfica), Cristiano Ronaldo (Juventus), Diogo Jota (Wolverhampton) e João Félix (Atlético Madrid).
O programa  da Seleção Nacional será revelado diariamente através do site fpf.pt, sabendo-se que a concentração dos jogadores está marcada para a próxima segunda-feira à noite.
Fonte: FpF.PT

Alteração na convocatória

Seleção Sub-18
Bernardo Couto (SC Braga) foi chamado para o Torneio Internacional de Limoges.
Emílio Peixe, Treinador Nacional da Seleção sub-18, fez uma alteração à convocatória para o Torneio Internacional de Limoges: saiu Fábio Carvalho (Fulham FC) e entrou Bernardo Couto (SC Braga).
A competição irá decorrer em França, entre os dias 4 e 8 de setembro. Portugal inicia a está inserido no Grupo D da competição dia 4, diante da Rússia (16h00 locais), jogando dois dias mais tarde, com a congénere local (19h00 locais). Dia 8 joga-se o último encontro da Equipa das Quinas no torneio, desta feita, diante do Senegal (15h00 locais).
Eis a lista de convocados atualizada:
AS Mónaco: Tiago Ribeiro;
Borussia M'gladbach: Famana Quizera;
FC Porto: Rodrigo Ferreira;
OGC Nice: Pedro Brazão;
SC Braga: Bernardo Couto e Leonardo Buta;
SL Benfica: Diogo Nascimento, Filipe Cruz, Gerson Sousa, Henrique Pereira, Rafael Rodrigues e Tomás Araújo;
Sporting CP: Bruno Tavares, Diogo Almeida, Eduardo Quaresma, Gonçalo Batalha, João Daniel, Rodrigo Rêgo e Tiago Tomás;
Vitória SC: Sérgio Dutra;
Programa da Seleção Nacional sub-18:
01. 09. 2019| domingo
14h30: concentração Gare do Oriente
15h00: concentração dos jogadores (Cidade do Futebol)
16h45: treino (Cidade do Futebol)
02. 09. 2019| segunda-feira
08h10: partida para Toulouse
11h00: chegada a Toulouse
13h00: partida para Limoges
16h00: chegada a Limoges
03. 09. 2019| terça-feira
11h00: treino (Complexo Desportivo de Buxerolles)
04. 09. 2019| quarta-feira
16h00: jogo Portugal vs Rússia (Complexo Desportivo de Beaublanc)
05. 09. 2019| quinta-feira
18h00: treino (Complexo Desportivo de Buxerolles)
06. 09. 2019| sexta-feira
19h00: jogo Portugal vs França (Complexo Desportivo de Beaublanc)
07. 09. 2019| sábado
11h00: treino (Complexo Desportivo de Buxerolles)
08. 09. 2019| domingo
15h00: jogo Portugal vs Senegal (Complexo Desportivo de Beaublanc)
09. 09. 2019| segunda-feira
06h50: Ida para Toulouse
11h50: Regresso a Lisboa
12h45: Chegada a Lisboa
14h45: Regresso aos clubes
 Fonte: FpF.PT

Eleitos para encontros com Bélgica e Holanda

Seleção Sub-19
Portugal cumpre dois jogos de preparação neste mês de setembro.
A Seleção Nacional sub-19 está prestes a voltar à ação. A Equipas das Quinas vai cumprir, entre 2 e 11 de setembro, os primeiro estágio de preparação da temporada, realizando dois encontros de preparação fora de portas.
Portugal enfrentará a congénere da Bélgica, a 7 de setembro, no Belgium Football Center, pelas 16h00 (hora local), seguindo-se o encontro com a Holanda, três dias depois, no KVV Quick Boys Stadium, às 19h00 (hora local).
A formação orientada por Rui Bento junta-se na próxima segunda-feira (2 de setembro) e cumpre três sessões de treino na Cidade do Futebol, antes da viagem para a Bélgica.
Eis a lista de convocados:
AZ: Félix Correia;
Belenenses SAD: João Monteiro;
FC Porto: Francisco Meixedo, Levi Faustino, Tiago Matos, Rafael Pereira, Rodrigo Valente e Fábio Silva;
SC Braga: Eduardo Soares;
SL Benfica: Samuel Soares, Francisco Saldanha, João Ferreira, Rafael Brito, Tomás Tavares, Bernardo Silva, Gonçalo Ramos, Henrique Jocu, Jair Tavares, Tiago Gouveia e Umaro Embaló;
Sporting CP: Gonçalo Inácio, Rodrigo Fernandes e Nuno Mendes.
Confira o mapa de internacionalizações

Programa da Seleção
02 de setembro de 2019 | segunda-feira

15h30: concentração dos jogadores na Gare do Oriente
16h00: concentração dos jogadores na Cidade do Futebol
17h30: treino - Cidaded do Futebol (relvado 3)
03 de setembro de 2019 | terça-feira
17h30: treino - Cidade do Futebol (relvado 3)
04 de setembro de 2019 | quarta-feira
17h30: treino - Cidade do Futebol (relvado 3)
05 de setembro de 2019 | quinta-feira
11h05: Partida para Bruxelas
19h00: treino - Belgium Football Center
06 de setembro de 2019 | sexta-feira
17h30: treino - Belgium Football Center
07 de setembro de 2019 | sábado
16h00: Jogo - Bélgica x Portugal (Belgium Football Center)
08 de setembro de 2019 | domingo
15h05: Partida para Amesterdão
18h30: treino
09 de setembro de 2019 | segunda-feira
17h30: treino
10 de setembro de 2019 | terça-feira
19h00: Jogo - Holanda x Portugal (KVV Quick Boys Stadium)
11 de setembro de 2019 | quarta-feira
13h55: Partida para Lisboa
Fonte: FpF.PT

Convocatória para Gibraltar e Bielorrússia

Seleção Sub-21
Conheça os escolhidos de Rui Jorge para a primeira dupla jornada de qualificação para o Europeu 2021.
Os jogadores convocados para os primeiros dois jogos da Seleção Nacional sub-21 na fase de qualificação para o Campeonato da Europa Eslovénia/Hungria 2021 foram anunciados esta quinta-feira, em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol.
Portugal inicia a participação no grupo 7 já no próximo dia 5 de setembro, em Alverca, frente à congénere de Gibraltar (20h45), enfrentando cinco dias depois (10 de setembro) a Bielorrússia, em Zhodino, pelas 18h00 (em Portugal Continental). Ambas as partidas vão contar com transmissão em direto no Canal 11.
HISTÓRICO COM A BIELORRÚSSIA
Para além de Portugal, de Gibraltar e da Bielorrússia, o grupo 7 de qualificação para o próximo Europeu sub-21 inclui também a Holanda, a Noruega e o Chipre.
Apuram-se diretamente os vencedores dos nove agrupamentos sorteados e o melhor segundo entre todos, sendo que os restantes oito vice-líderes vão discutir um play-off para ocupar as últimas quatro vagas na fase final.
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Reading FC) e Luís Maximiano (Sporting CP)
Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (RE Mouscron), Nuno Tavares (SL Benfica), Pedro Pereira (Bristol City), Rúben Vinagre (Wolverhampton Wanderers FC), Thierry Correia (Sporting CP), Tiago Djaló (LOSC Lille) e Tomás Esteves (FC Porto)
Médios: Daniel Bragança (Estoril Praia), Domingos Quina (Watford FC), Filipe Soares (Moreirense FC), Florentino (SL Benfica), Miguel Luís (Sporting CP), Nuno Santos (SL Benfica) e Romáro Baró (FC Porto)
Avançados: Dany Mota (Juventus FC), Trincão (SC Braga), João Filipe (SL Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC) e Rafael Leão (AC Milan)
MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
A concentração está agendada para a próxima 2.ª feira (2 de setembro), pelas 13h00, em Oeiras.
  Fonte: FpF.PT

Francisco Neto: "Jogo de dificuldade máxima"

Futebol Fem. - Seleção A
Selecionador Nacional prevê uma exibição fortíssima dos EUA, mas promete uma equipa pronta para a batalha.
Francisco Neto disse estar à espera de "um jogo de dificuldade máxima" em Filadélfia, no primeiro de dois jogos de preparação com a seleção dos EUA, mas prometeu dificultar a vida às campeãs mundiais, como aconteceu em 2018, no encontro que as duas seleções disputaram no Estoril.
"Espero um jogo de dificuldade máxima. Estamos a falar das campeãs do Mundo. Será um jogo muito importante no nosso crescimento, uma experiência nova para quase todas, num estádio destes [Lincoln Financial], para 50 mil pessoas. Será um desafio enorme", afirmou, no final do treino de adaptação ao palco do jogo, onde joga habitualmente a equipa dos Philadelphia Eagles, da NFL.
"Os EUA são uma equipa fortíssima e com grande qualidade individual, em todas as posições. Estamos a falar de jogadoras que foram quase todas nomeadas para melhores do Mundo. Coletivamente, é uma equipa experiente, com atletas que jogam juntas há muitos anos. Tem uma base que permite que as jogadoras mais novas se integrem. Isso faz que seja uma mistura muito forte de jovens e jogadoras experientes. Não é por acaso que são as melhores do Mundo", acrescentou o técnico.
Para Francisco Neto, a armada lusa poderá contrariar a seleção que lidera o ranking mundial da FIFA, se mostrar "muita solidariedade e concentração". "Tem sido essa característica [entreajuda] que nos tem permitido elevar o patamar, subir no ranking e competir com estas equipas de topo. Contra a campeã do Mundo não pode ser exceção. O nosso coletivo tem de mostrar união, solidariedade e concentração. A capacidade de nos podermos superar é que irá fazer com que estejamos dentro do jogo até ao fim", explicou.
Dolores Silva sabe o que é jogar em estádios cheios
Dolores Silva, uma das capitãs da Equipa das Quinas, também projetou o primeiro embate com as norte-americanas, destacando a oportunidade de jogar em estádios lotados.
"É uma experiência única, uma grande oportunidade para nós. Qualquer jogadora sonha com esse momento, mas temos que nos focar no jogo e contrariar a pressão extra de estarmos em frente a tantos espectadores", disse a internacional portuguesa, que fez parte da equipa do Atlético Madrid que, a 17 de março de 2019, jogou diante de 60.700 pessoas.
A jogadora, que regressou no verão ao SC Braga, não tem dúvidas da importância dos jogos com os EUA na preparação da Seleção Nacional: "Ter dois jogos de alto nível vai-nos permitir preparar da melhor forma possível a qualificação para o Europeu de 2021, que vamos iniciar em outubro".
O primeiro embate entre Portugal e os EUA está marcado para esta quinta-feira, às 19h00 locais [00h00 em Lisboa], no Estádio Lincoln Financial. O segundo desafio entre as duas seleções está agendado para 3 de setembro, em Minnesota, no Estádio Allianz Field, também às 19h00 locais.









Apuramento a 4 de outubro
Portugal, recorde-se, inicia o apuramento a 4 de outubro, com uma deslocação à Albânia. Seguem-se dois embates frente à Finlândia - o primeiro em casa, a 12 de novembro, e o segundo em solo finlandês, a 10 de abril de 2020.
A 14 de abril, a armada lusa visitará a Escócia. Já os jogos frente ao Chipre estão marcados para os dias 5 (fora) e 9 de junho (casa).
A Equipa das Quinas encerrará a qualificação em casa, no mês de setembro de 2020, com jogos frente à seleção escocesa (dia 18) e a Albânia (dia 22).
Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo.
Os restantes segundos classificados vão disputar um "play-off" em outubro de 2020, para assegurar as três vagas em aberto na fase final.
Histórico desfavorável às cores lusas

As seleções femininas A de Portugal e EUA defrontaram-se em oito ocasiões, tendo a formação lusa perdido sempre, embora com uma exibição empolgante no último encontro, em novembro de 2018, no Estoril, onde perdeu pela margem mínima (0-1).

Para trás, ficaram desfechos mais duros para as cores nacionais: um 0-5 em 1994, dois desaires por 3-0 no ano seguinte, antes das derrotas mais pesadas, 7-0 e 6-0 em 1999, e novamente 7-0 em 2000. E em 2001, Portugal foi batido por 2-0 no Estádio Dr. Francisco Vieira, em Silves.
Programa de atividades da Seleção Nacional**:
29.08.2019 | quinta-feira
19h00 JOGO EUA X PORTUGAL – Estádio Lincoln Financial
30.08.2019 | sexta-feira
17h30 Treino - Philadelphia Union Training Fields
31.08.2019 | sábado
08h20 Voo AA513 Filadélfia - Boston
10h17 Chegada a Minneapolis
17h30 Treino no Minnesota United Training Fields
01.09.2019 | domingo
17h30 Treino no Minnesota United FC Training Fields
02.09.2019 | segunda-feira
11h00 Treino no Minnesota United FC Training Fields
03.09.2019 | terça-feira
19h00 JOGO EUA X PORTUGAL – Allianz Field
04.09.2019 | quarta-feira
09h38 Voo B6 836 Minneapolis – Boston
13h24 Chegada a Boston Logan International Airport
18h20 Voos TP 218 Boston – Lisboa
05.09.2019 | quinta-feira
05h56 Chegada ao Aeroporto de Lisboa
Pequeno-almoço no Hotel Tryp Aeroporto
*As horas mencionadas são sempre as locais.
Fonte: FpF.PT

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Melhores marcadores dos Nacionais de Futebol Senior


Última actualização em 27-08-2019
Por E. Roque Fonte: http://futalgarve.agr-tc.pt/
Melhores Marcadores dos Nacionais 2019 / 2020
LEGENDA
 Preto = 1ª Liga; Vermelho = 2ª Liga;  Magenta = CPP
Actualizado em 27/Ago/2019
1
José Luís Porto
4
2
Adriano Castanheira Covilhã
3
3
Diogo Braz Vildemoinhos
3
4
Elisson Sanjoanense
3
5
Harramiz Leixões
3
6
Lima Maria Fonte
3
7
Mehdi Rio Ave
3
8
Pizzi Benfica
3
9
Roberto Estoril
3
10
Wilson Vilafranquense
3
11
Zangão Montalegre
3
12
Adelaja Marinhense
2
13
Alef Pitbull Berço
2
14
André Fontes Berço
2
15
Beto Lopez Montalegre
2
16
Bryan Róchez Nacional
2
17
Diogo Lamas Sintra Foot
2
18
Edinho C. Piedade
2
19
Embaló Benfica B
2
20
Erik Alverca
2
21
Flávio Barbosa Camara Lobos
2
22
Helinho Fafe
2
23
Igor Barbosa Cerveira
2
24
Inácio Penafiel
2
25
Joel Mafra
2
26
Leandro Antunes Marinhense
2
27
Léo Pinhalnovense
2
28
Magina Praiense
2
29
Mohammadi Aves
2
30
Nelson Pedroso Merelinense
2
31
Ossai Bragança
2
32
Pedro Correia Felgueiras
2
33
Pedro Henrique Benfica B
2
34
Pedro Silva Valadares
2
35
Pimentel Figueirense
2
36
Pires Penafiel
2
37
Raphinha Sporting
2
38
Richard Alexandre Tondela
2
39
Rodrigo Valente Porto B
2
40
Sandro Fernando Sernache
2
41
Sapara Olhanense
2
42
Thales Arouca
2
43
Wilson Eduardo Braga
2