quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Divulgação: Eventos a realizar durante o fim de semana de Região!!!





Dupla de Mértola campeã de pesca

Filipe Santos e Valter Silvestre, do Clube de Pesca Desportiva "Os Amigos do Guadiana", de Mértola, são os novos campeões nacionais de pesca ao achigã em embarcação e garantiram o apuramento para o Mundial de 2020, em Lake Murray (EUA).
O Campeonato Nacional da modalidade de 2019 terminou neste mês de Outubro na albufeira do Cabril (Castelo Branco), com os pescadores baixo-alentejanos a fazerem a festa com um total de 24 pontos, menos um que os vice-campeões, Rui Matos, Mauro Silva e Ruben Santos, da Associação do Bairro dos Bombeiros de Castro Verde.
"É uma sensação muito boa, óptima! Estamos muito gratos a quem nos apoiou ao longo deste ano", vinca ao "CA" Filipe Santos, 32 anos, natural de Aldeia dos Fernandes (Almodôvar) e mineiro de profissão. "Estou muito feliz, até porque foi a primeira vez que fui campeão nacional nesta variante", acrescenta Valter Silvestre, 35 anos, que é de São Pedro de Sólis (Mértola) e trabalha como serralheiro.
Na última etapa do Nacional, na albufeira do Cabril, os pescadores do clube de Mértola venceram no primeiro dia de prova, com um peso de 3,462 quilos. No segundo dia foi o trio de Castro Verde a triunfar, com a pesagem de 3,492 quilos. Feitas as contas às seis provas do Campeonato Nacional, Filipe Santos e Valter Silvestre foram campeões com 24 pontos, menos um que Rui Matos, Mauro Silva e Ruben Santos, de Castro Verde, que se sagraram vice-campeões. Em terceiro lugar, com 28 pontos, ficaram Nuno César e António Casimiro, do Grupo Desportivo de Pesca à Linha de Montemor-o-Novo (Évora).
Um título que Filipe e Valter conquistaram na segunda vez em que participaram no Nacional de Pesca ao Achigã em embarcação e que, segundo ambos, teve o seu "segredo". "Sobretudo humildade", refere Filipe, que venceu um Nacional pela primeira vez. "E treinar muito", complementa Valter, que já tem um currículo mais "recheado": quatro vezes campeão nacional (2011, 2015, 2016 e 2017), duas vezes vencedor da Taça de Portugal (2013 e 2017) e campeão nacional de clubes (2013), sempre na variante de pesca ao achigã em margem.
As três equipas que chegaram ao pódio do Campeonato Nacional vão representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã em Embarcação, que vai decorrer entre 16 e 21 de Novembro em Lake Murray, no estado da Carolina do Sul (EUA). A competição ainda está a mais de um ano de distância, mas a expectativa (e a ambição) de Filipe e Valter é mais que muita.
"Vamos dar o nosso melhor para tentar chegar às medalhas", promete Valter Silvestre. "Vamos dar tudo por tudo para dar o nosso melhor e defender o nome de Portugal ao mais alto nível", reforça Filipe Santos.
Fonte:  http://www.correioalentejo.com/

Médio Douglas Takeda reforça FC Castrense

O médio ofensivo brasileiro Douglas Takeda, de 23 anos, é o novo reforço do FC Castrense, garantiu ao "CA" fonte oficial do emblema de Castro Verde.
Com dupla nacionalidade (brasileira e japonesa), Douglas Takeda foi formado no clube brasileiro 15 de Novembro, do estado do Rio Grande do Sul, sendo que nas últimas duas temporadas representou o Marinhense, onde foi colega de equipa de João Paulo Andrade, também a jogar em Castro Verde.
Recorde-se que o FC Castrense ocupa a segunda posição no campeonato distrital da 1ª divisão, com seis pontos, menos um ponto que o líder Moura AC. Porém, a equipa de Castro Verde tem também menos um jogo, uma vez que descansou na segunda jornada da competição.
Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Naverredondense está a viver um sonho

Aquele que é considerado o clube mais pequeno de Portugal está a viver um verdadeiro "sonho" no início da época 2019-2020! Isto porque o Beira Serra/ Naverredondense, da pequena aldeia de Nave Redonda (freguesia de Sabóia), acaba de vencer a Taça de Honra da 2ª divisão distrital de Beja, contrariando todas as expectativas… até as dos seus adeptos mais optimistas.
"As únicas pessoas que acreditavam nisto era eu e os jogadores", confessa ao "SW", com evidente (e natural) orgulho, o técnico Luís Coelho. "Se já era benéfico passarmos à segunda fase da Taça, passarmos às meias-finais e depois vencer a final foi espectacular", acrescenta o treinador de 44 anos, que depois de nos últimos três anos ter representado o clube como atleta assumiu, nesta temporada, o comando técnico da equipa.
O Naverredondense chegou à final four da Taça da Honra da 2ª divisão distrital de Beja depois de ter vencido a Série D da fase de grupos, com sete pontos conquistados em três jornadas. Nas meias-finais, disputadas a 19 de Outubro em Barrancos, a equipa derrotou o "super-favorito" União Serpense por duas bolas a uma. E na final, que se realizou no dia seguinte em Sabóia, a formação da Nave Redonda derrotou o GDR Amoreiras-Gare por 4-2.
"A maior parte das pessoas não conhece estes jogadores e, se calhar, estes bons resultados foi por eles não nos conhecerem e não se prepararem devidamente. Porque ganhámos a boas equipas, que não o deixam de ser por terem perdido connosco. Mas também não somos o Naverredondense de há três anos atrás, de certeza absoluta", vinca Luís Coelho.
Segundo o técnico do Beira Serra, quando estava dentro das quatro linhas o que mais costumava ouvir da bancada eram frases do género "Como é que não ganharam à Nave Redonda…". "E agora já dizem: 'Temos de ganhar ao campeão!'. É uma mudança de mentalidade muito grande e que até é estranha para alguns jogadores", observa.
Esta reviravolta completa deve-se, na opinião de Luís Coelho, ao grande espírito "de união" que existe no seio do plantel. "O verdadeiro segredo destas vitórias é a união. Posso garantir que, com 44 anos e quase 30 de futebol, este é o melhor balneário por onde passei. E feito assim em dois ou três meses", sublinha.
A isto o técnico acrescenta as mudanças operadas no clube no plano organizacional. "As condições que pedi e que o presidente garantiu foi em termos de organização. O clube deu uma volta da cabeça aos pés. Estamos mais organizados em tudo, desde refeições a condições de transporte", destaca Luís Coelho, que ainda assim tem noção que a sua equipa não é imbatível e que "não vai ganhar todos os jogos". Porém, a ambição é mais que muita e sonhar é completamente legítimo.
"O nosso grande objectivo é ganhar o próximo jogo, com o Pereirense. E depois logo se vê… Mas quem é que não quer chegar à segunda fase? Por isso, vamos pensando só jogo-a-jogo, porque estamos a jogar contra equipas que treinam e que pagam a jogadores. Aqui recebem os jogadores sandes e fruta, que mais lhes posso exigir?", remata com um brilhozinho nos olhos.

Canoístas do concelho de Odemira garantem títulos nacionais

A canoagem do concelho de Odemira está (de novo) de parabéns, já que Micaela Silvestre, Sara Rafael e a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos acabam de se sagrar campeões nacionais de canoagem de mar em 2019.
A sétima (e última) etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar realizou-se no passado sábado, 26 de Outubro, em Sesimbra, com Micaela Silvestre, do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), a garantir o título na variante de SS1 Juniores Femininos depois de ter sido segunda classificada (logo seguida da colega de equipa Joana Ramos da Silva).
Já Sara Rafael, também do CNLA, conquistou o título nacional em SS1 Seniores Femininos, apesar de em Sesimbra não ter chegado ao pódio.
Por sua vez, a dupla Fernando Encarnação/ Vasco Marcos conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o título nacional de SS2 Veteranos A. Em Sesimbra, a dupla do Clube Fluvial Odemirense (CFO) somou mais uma vitória, a sexta nas sete etapas realizadas no Campeonato Nacional de 2019.
Na prova realizada em Sesimbra destaque ainda para os segundos lugares obtidos por Nelson Ramos (CNM – Clube Náutico de Milfontes) em SS1 Veteranos A; Rui Reis (CNLA) em OC1 Absolutos; e Marcos Carvalho/António Silva Soares (CFO) em SS2 Seniores Masculinos – logo seguidos de Pedro Penitência e Gonçalo Gamito (CNM). Por sua vez, José Ramos dos Santos e Margarida Pereira (CNLA) foram terceiros classificados na regata de SS2 Absolutos Mistos.
Assim, na classificação geral do Nacional de Canoagem de Mar ficaram em primeiro Micaela Silvestre (CNLA) em SS1 Juniores Femininos; Sara Rafael (CNLA) em SS1 Seniores Femininos; e Fernando Encarnação/ Vasco Marcos (CFO) em SS2 Veteranos A.
Além dos campeões, destaque para os segundos lugares alcançados por Rui Reis (CNLA) em OC1 Absolutos Masculinos; por Pedro Penitência e Gonçalo Gamito (CNM) em SS2 Seniores Masculinos; e por Diogo Esteves e Inês Esteves (CNLA) em SS2 Absolutos Mistos. Em terceiro lugar no Nacional ficaram António Silva Soares e Marcos Carvalho (CFO) em SS2 Seniores Masculinos; Nelson Ramos e Tiago Nunes (CNM) em SS2 Veteranos A; e José Ramos dos Santos e Joana Ramos Silva (CNLA) em SS2 Absolutos Mistos.
Por clubes, o CNLA foi terceiro classificado, com 7.808 pontos. O CNM garantiu a quinta posição, com 6.167 pontos, e o CFO foi 10º, com 4.487 pontos.
Fonte: http://www.jornalsudoeste.com

Jogos para 1,2 e 3 de Novembro

SEXTA FEIRA

Benjamins B - Campeonato AFE (10:30)
JUVENTUDE vs Lusitano

Juvenis - Taça AFE (15:00)
JUVENTUDE vs Estrela VN

Futsal Juvenis - Campeonato AFE (16:00)
SLÉvora vs JUVENTUDE

SÁBADO

Infantis de Sete - Campeonato AFE (9:00)
JUVENTUDE vs São Manços

Benjamins C - Campeonato AFE (10:30)
JUVENTUDE vs Alcaçovense

Benjamins A - Campeonato AFE (11:45)
JUVENTUDE vs Stº António

Juniores - Taça AFE (15:30)
JUVENTUDE vs Viana

DOMINGO

Iniciados B - Taça "José Pratas" (9:30)
Viana vs JUVENTUDE

Infantis de Nove - Taça AFE (10:30)
Lusitano vs JUVENTUDE
(Complexo Desportivo Municipal)

Iniciados A - Taça "José Pratas" (10:30)
JUVENTUDE vs Lusitano

Seniores - Taça Dinis Vital (14:30)
JUVENTUDE vs Oriolenses

Atenção ; horários poderão ser alterados pela AFE

Alteração na convocatória

Seleção Sub-16
Francisco Guedes (Padroense FC) foi chamado para o estágio de preparação na Cidade do Futebol.
Joaquim Milheiro, Treinador Nacional da seleção sub-16, fez uma alteração à convocatória para o estágio de preparação que decorre na Cidade do Futebol, nos dias 5 e 6 de novembro, substituindo Jorge Meireles (Padroense FC) por Francisco Guedes (Padroense FC).
Portugal, recorde-se, irá realizar três sessões de trabalhos nestes dois dias de concentração.
Eis a lista de 24 convocados:

Académica Coimbra: Diogo Marques e Rafael Teles;
CD Fátima: Duarte Chambel;
CD Feirense: Daniel Marques;
CD Tondela: Martim Coelho;
CF Os Belenenses: Duarte Bonito;
GD Estoril Praia: Miguel Duarte;
GS Loures: Tiago Louro;
Padroense FC: Francisco Guedes e Gustavo Barros;
Palmeiras FC: João Ferreira, Nuno Matos e Pedro Alves;
Rio Ave FC: Guilherme Coelho;
SL Benfica: Diogo Águas, Diogo Spencer e Thiago Pereira;
Sporting CP: Luís Gomes, Rafael Besugo, Ricardo Piedade e Samuel Justo;
Vitória SC: Guilherme Reis, Rodrigo Granja e Tiago Aguiar.

Programa da Seleção
5 de novembro de 2019 | terça-feira
14h00: concentração na Gare do Oriente
14h30: concentração na Cidade do Futebol
16h30: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)

6 de novembro de 2019 | quarta-feira
09h45: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)
16h30: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)
Após o treino: regresso dos jogadores aos clubes
Fonte: FpF.PT

José Lima: "Atletas estão a mostrar-se empenhados"

Seleção Sub-15
Treinador Nacional faz o balanço de mais um estágio dos sub-15.
A Seleção Nacional sub-15 terminou esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, mais um estágio de preparação.
O Treinador Nacional José Lima, em declarações ao Canal 11, não esconde as impressões positivas deixadas pelos atletas, nestes últimos dias de trabalho. "O estágio correu bem, é o terceiro estágio aquisitivo desta temporada. Temos vindo a reduzir o número de jogadores, neste momento já só estão 24. Este processo de aprendizagem e evolução tem corrido bem, os atletas têm-se mostrado empenhados e estão a tentar apanhar, dentro do pouco tempo que temos, as ideias que temos estado a transmitir e, neste momento, as coisas estão a sair bem", afirmou.
José Lima deu a conhecer os critérios de seleção da equipa técnica na hora de reduzir o grupo. “É difícil porque o grupo era muito equilibrado. Temos que fazer opções e os jogadores que neste momento não vieram, mas eventualmente até poderiam vir, porque, como disse, o grupo é equilibrado. Todos os atletas devem continuar a trabalhar, nós vamos com certeza continuar a acompanhá-los nos clubes e aqueles que vão tendo um desempenho mais positivo, poderão, eventualmente, noutra convocatória estarem presentes” disse.
Para o técnico nacional é muito complicado deixar jogadores com qualidade de fora das convocatórias. “É muito difícil. Eu também já fui jogador e sei o que sentem às vezes. Esta é a primeira fase em que eles estão a representar a Seleção. No entanto, quando acabam estes estágios de preparação é transmitido aos atletas que, eventualmente, alguns poderão ficar de fora na próxima oportunidade. Não podem vir todos, teremos que ser seletivos, mas a porta está aberta para um dia voltarem, se fizerem aquilo que disse anteriormente: continuarem a trabalhar bem nos clubes, não sei deixarem afetar por não virem à Seleção. Se assim for, eventualmente um dia irão regressar. Também acontece com regularidade alguns atletas não virem durante uns tempos e passado 3 meses, seis meses ou um ano regressarem porque deram razões para isso”, salientou.
O treinador deu ainda a conhecer os próximos passos da Seleção Nacional sub-15. “No próximo estágio, em novembro, iremos ter um torneio quadrangular no Algarve, onde vamos defrontar as seleções da Itália, Finlândia e Espanha. Três formações muito fortes, que ainda não temos um conhecimento muito profundo por ainda não terem realizado jogos neste escalão, mas que irão certamente proporcionar um torneio muito competitivo”, realçou.
José Lima prefere não dar já garantias da qualidade desta geração, mas mostrasse confiante de que poderemos estar perante mais um grupo que confirmará a tendência da formação de qualidade no nosso país. “Esperemos que sim. Até agora, como disse, o grupo foi equilibrado. Alguns destes atletas sub-15, pelo seu desempenho, até já treinaram nos sub-16, o que é bom sinal. Esperemos que continuem e este torneio será um bom teste, pois será a primeira experiencia de todos em termos de seleção”, defendeu.

 Fonte: FpF.PT

Emílio Peixe: "Consolidámos o nosso jogo e identidade"

Seleção Sub-18
A Equipa das Quinas de sub-18 terminou, esta quarta-feira, o estágio de preparação na Cidade do Futebol.
A Seleção Nacional de sub-18, comandada por Emílio Peixe, encerrou esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, o estágio de preparação de três dias.
Em declarações ao fpf.pt, o técnico deu conta da sua satisfação após um estágio de observação de curta duração. “O estágio correu bem, dentro daquilo que era a nossa expectativa. Integrámos no grupo jogadores que ainda não tinham tido a oportunidade de estar neste espaço e a resposta foi muito positiva por parte desses atletas. Isso foi importante também para passar uma mensagem quer para esses jogadores, quer para consolidar ainda mais o nosso jogo e a nossa identidade”, afirmou.
O técnico reitera a ideia de que a Equipa das Quinas se trata de um espaço aberto. “Desde o primeiro dia que os atletas sabem que têm que se superar em todos os momentos. Todos eles querem continuar a ter a oportunidade de estar neste espaço e têm feito por isso. Eles sabem que é uma porta aberta, para entrar e para sair, e têm dado esse sinal à equipa técnica de que podem contar com eles”, disse.
Este escalão acaba por não ter jogos oficiais, mas para o Treinador Nacional Emílio Peixe isso não interfere com o desenvolvimento dos atletas. “Isso é realmente um facto verdadeiro, o escalão em si não tem competições oficiais. De qualquer forma, temos jogadores mais novos a jogar connosco e outros desta idade a jogar em escalões superiores, inclusive um jogador nos sub-21. Portanto, é esse tipo de trabalho que nós desenvolvemos aqui: perceber quem tem qualidade e projeção para jogar mais acima e, como já referi, alguns estão nesses patamares com competições, o que abre espaço a outros atletas de poderem também ter a sua oportunidade neste espaço”, concluiu.  
Fonte: FpF.PT

Eleitos para estágio de dois dias

Seleção Sub-16
Joaquim Milheiro chamou 24 jogadores para os trabalhos que irão decorrer na Cidade do Futebol entre 5 e 6 de novembro.
O Treinador Nacional Joaquim Milheiro divulgou esta quarta-feira a lista de convocados para o estágio de preparação que decorrerá no dia 5 e 6 de novembro, na Cidade do Futebol.

Eis a lista de 24 convocados:

Académica Coimbra: Diogo Marques e Rafael Teles;
CD Fátima: Duarte Chambel;
CD Feirense: Daniel Marques;
CD Tondela: Martim Coelho;
CF Os Belenenses: Duarte Bonito;
GD Estoril Praia: Miguel Duarte;
GS Loures: Tiago Louro;
Padroense FC: Gustavo Barros e Jorge Meireles;
Palmeiras FC: João Ferreira, Nuno Matos e Pedro Alves;
Rio Ave FC: Guilherme Coelho;
SL Benfica: Diogo Águas, Diogo Spencer e Thiago Pereira;
Sporting CP: Luís Gomes, Rafael Besugo, Ricardo Piedade e Samuel Justo;
Vitória SC: Guilherme Reis, Rodrigo Granja e Tiago Aguiar.

Programa da Seleção
5 de novembro de 2019 | terça-feira
14h00: concentração na Gare do Oriente
14h30: concentração na Cidade do Futebol
16h30: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)

6 de novembro de 2019 | quarta-feira
09h45: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)
16h30: treino na Cidade do Futebol (relvado 2)
Após o treino: regresso dos jogadores aos clubes
Fonte: FpF.PT

Bernardo Couto: "O ambiente é muito bom"

Seleção Sub-18
Equipa das Quinas continua a trabalhar na Cidade do Futebol.
A Seleção Nacional sub-18 continua reunida na Cidade do Futebol, no âmbito do estágio de preparação, que vai decorrer até dia 30 de outubro.
No segundo dia de trabalhos, o fpf.pt falou com Bernardo Couto, que nos contou como está a correr o estágio de preparação. “O balanço é positivo, estamos a trabalhar bem como grupo e serve também para consolidarmos os processos trabalhados aqui, sempre tendo a evolução em mente”, disse.
O atleta salientou ainda a importância destes estágios de preparação para a evolução das rotinas da equipa. “Trabalhamos rotinas aqui na Seleção que são, naturalmente diferentes das dos clubes e habituamo-nos também a estar neste espaço. Se queremos continuar aqui temo que dar sempre o máximo”, afirmou.
Para o internacional português, o ambiente é claramente um ponto forte neste grupo. “O ambiente é muito bom. Creio que os mais experientes conseguem acolher bem os estreantes, como é o caso deste estágio em particular. Toda a gente os acolheu e dá para perceber que o grupo está unido. Isso é sempre uma mais-valia dentro de campo, porque se estivermos juntos, temos muito mais entreajuda quando for preciso”, concluiu.
Eis a lista de convocados completa:
CD Feirense: João Oliveira
CF Os Belenenses: Francisco Lemos e João Oliveira
FC Porto: Bernardo Folha, Francisco Conceição e Rodrigo Ferreira;
GD Chaves: André Liberal
SC Braga: Bernardo Couto e José Gonçalves;
SG Sacavenense: Gonçalo Cardoso;
SL Benfica: Diogo Nascimento, Filipe Cruz, Gabriel Araújo, Henrique Pereira e Rafael Rodrigues;
Sporting CP: Daniel Rodrigues, Diogo Almeida João Daniel, Rafael Fernandes, Rodrigo Rêgo, Tiago Ferreira e Tiago Tomás;
Vitória SC: Guilherme Guedes e Sérgio Dutra;
Programa da Seleção Nacional sub-18:
30. 09. 2019| quarta-feira
10h30: treino (Cidade do Futebol)
16h45: treino (Cidade do Futebol)
Após o treino: dispensa dos atletas
 Fonte: FpF.PT

João Vasconcelos: "Este estágio pode ajudar-nos muito"

Seleção Sub-15
A Equipa das Quinas já está reunida na Cidade do Futebol para um estágio de dois dias. Alteração na convocatória.
A Seleção Nacional de sub-15 já está reunida para um estágio de observação e preparação na Cidade do Futebol, que dura até à próxima quarta-feira.
Destaque para a alteração na convocatória. João Santos (CF Belenenses) foi chamado para o lugar de Dinis Rodrigues (FC Porto).
No primeiro dia de estágio, o fpf.pt falou com João Vasconcelos que nos contou o que espera deste estágio de preparação. “As perspetivas são muito boas. Pretendo estar concentrado e focado porque temos um torneio para disputar na próxima vez que nos concentrarmos. Vamos certamente todos dar o máximo para estarmos nessa competição. Além disso, este estágio pode ajudar-nos muito quer individualmente, quer como equipa”, disse.
O atleta regozija-se por estar neste espaço competitivo. “Estar aqui significa tudo, é um sonho que sempre tive. Quero aproveitar a oportunidade e não a deixar escapar. Vou trabalhar cada vez mais para continuar a estar aqui”, afirmou.
O internacional português aproveita ainda para dar a conhecer um pouco do seu passado no futebol, bem como os sonhos que tem para a sua carreira. “Comecei nas escolas do SC Braga. Mais tarde joguei três anos no CFT Benfica e regressei há três anos ao SC Braga, onde estou agora. Vou continuar a trabalhar para um dia chegar aos grandes palcos europeus e mundiais e poder representar a nossa seleção o máximo de vezes possível”, confessou.
Esta ação, para a qual estão convocados 24 jogadores, contempla a realização de três sessões de treino.
Eis a lista atualizada de convocados:
CF BELENENSES: João Santos;
DESPERTAR SC - Rodrigo Serafim
FC PORTO - Afonso Leite; André Oliveira; Bernardo Ferreira; Miguel Amorim
SC BRAGA - Guilherme Barbosa; João Vasconcelos; José Rodrigues
SL BENFICA - Alfa Baldé; Francisco Pereira; Henrique Sá; João Conceiçao; João Costa; Tiago Sampaio; Ussumane Djaló; Vasco Teixeira; José Monteiro.
SPORTING CP - Guilherme Santos; Leonardo Barroso; Marlon Junior; Pedro Sanca
VITÓRIA FC - Rodrigo Grenha
VITÓRIA SC - Gonçalo Fraga
Programa da Equipa das Quinas:
30 Outubro 2019 | quarta-feira 
10h00 Treino no relvado 3 da CdF
16h15 Treino no relvado 3 da CdF
Fontye_ FpF.PT

Eleitos para Torneio de Apuramento

Seleção Sub-17
Conheça os eleitos do técnico José Guilherme para o 1.º Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa.
A Seleção Nacional sub-17 irá realizar o 1.º Torneio de Apuramento, em Viseu, entre os dias 13 e 19 de novembro, concentrando-se a partir do dia 4.
O momento de concentração divide-se em dois momentos: de 4 a 10 de novembro na Cidade do Futebol e de 11 a 19 em Viseu.
Portugal irá defrontar as seleções da Albânia (13 de novembro), Geórgia (16 de novembro) e Ucrânia (19 de novembro) para conseguir chegar à Ronda de Elite.
José Guilherme convocou 25 atletas para os quatro compromissos.
Eis a convocatória:
AS Nancy: Marco Torres;
FC Nantes: Valentino Rodrigues;

FC Paços de Ferreira: Matchoi Djaló;
FC Porto: David Vinhas, Diogo Abreu, Ivan Cardoso, João Sérgio, Leandro Dias, Tiago Antunes e Vasco Sousa;
GD Chaves: Bica
SC Braga: André Ferreira e Rodrigo Gomes;
SL Benfica: André Gomes, António Silva, Gustavo Mendonça, João Resende, João Tomé, Martim Neto, Rafael Afonso e Ronaldo Camará;
Sporting CP: André Gonçalves, Flávio Nazinho e Joelson Fernandes
Vitória SC: Herculano Nabian.
Mapa de internacionalizações

Programa da Seleção Nacional:
4 de novembro de 2019 | segunda-feira
15h00: concentração – Gare do Oriente
15h30: concentração – Cidade do Futebol
17h30: treino – Cidade do Futebol
5 de novembro de 2019 | terça-feira
10h30: treino – Cidade do Futebol
6 de novembro de 2019 | quarta-feira
11h00: treino – Cidade do Futebol
7 de novembro de 2019 | quinta-feira
10h30: treino – Cidade do Futebol
8 de novembro de 2019 | sexta-feira
10h30: treino – Cidade do Futebol
9 de novembro de 2019 | sábado
10h30: treino – Cidade do Futebol
10 de novembro de 2019 | domingo
10h30: treino – Cidade do Futebol
11 de novembro de 2019 | segunda-feira
10h30: treino - Viseu
12 de novembro de 2019 | terça-feira
10h30: treino - Viseu
13 de novembro de 2019 | quarta-feira
15h00: jogo Portugal – Albânia (Estádio Municipal do Fontelo, Viseu)
14 de novembro de 2019 | quinta-feira
11h00: treino - Viseu
15 de novembro de 2019 | sexta-feira
10h30: treino - Viseu
16 de novembro de 2019 | sábado
17h00: jogo Portugal – Geórgia (Estádio João Cardoso, Tondela)
17 de novembro de 2019 | domingo
11h00: treino - Viseu
18 de novembro de 2019 | segunda-feira
10h30: treino - Viseu
19 de novembro de 2019 | terça-feira
15h00: jogo Ucrânia - Portugal (Estádio Municipal do Fontelo, Viseu)
Fonte: FpF.PT

Daniel Rodrigues: "Espaço de adaptação e de evolução constante"

Seleção Sub-18
Equipa das Quinas já iniciou trabalhos na Cidade do Futebol.
A Seleção Nacional sub-18 já se encontra reunida para o estágio de preparação, que vai decorrer na Cidade do Futebol entre os dias 28 e 30 de outubro, tendo já, inclusive, treinado esta tarde.
No primeiro dia de trabalhos, o fpf.pt falou com o capitão de equipa Daniel Rodrigues, que nos contou as suas perspetivas para estes dias de concentração. “Espero um estágio muito bom, temos gente nova para integrar no grupo. Vão ser três dias de trabalho e de muita aprendizagem”, disse.
O atleta salientou ainda a importância destes estágios de preparação para o desenvolvimento da equipa. “São momentos muito importantes, é a altura onde juntamos o grupo e isso não acontece muitas vezes. Temos que aproveitar cada estágio para conhecermo-nos cada vez melhor, quer dentro quer fora de campo. É um espaço de adaptação e de evolução constante”, afirmou.
Para o internacional português, estar a representar a Equipa das Quinas como capitão é algo indescritível. “É um orgulho enorme ser capitão da Seleção e só me dá mais responsabilidade naquilo que tenho que fazer. É uma responsabilidade e um marco para o resto da minha carreira. Dá-me uma motivação enorme para o futuro”, concluiu.
Eis a lista de convocados completa:
CD Feirense: João Oliveira
CF Os Belenenses: Francisco Lemos e João Oliveira
FC Porto: Bernardo Folha, Francisco Conceição e Rodrigo Ferreira;
GD Chaves: André Liberal
SC Braga: Bernardo Couto e José Gonçalves;
SG Sacavenense: Gonçalo Cardoso;
SL Benfica: Diogo Nascimento, Filipe Cruz, Gabriel Araújo, Henrique Pereira e Rafael Rodrigues;
Sporting CP: Daniel Rodrigues, Diogo Almeida João Daniel, Rafael Fernandes, Rodrigo Rêgo, Tiago Ferreira e Tiago Tomás;
Vitória SC: Guilherme Guedes e Sérgio Dutra;
Programa da Seleção Nacional sub-18:
29. 10. 2019| terça-feira
10h30: treino (Cidade do Futebol)
17h00: treino (Cidade do Futebol)
30. 09. 2019| quarta-feira
10h30: treino (Cidade do Futebol)
16h45: treino (Cidade do Futebol)
Após o treino: dispensa dos atletas
Fonte: FpF.PT

Empate a uma bola

Futebol Fem. - Sub-17
A Equipa das Quinas empatou, esta segunda-feira, a um golo, com a congénere holandesa, no último jogo da fase de apuramento para o Campeonato da Europa.
A Seleção Nacional sub-17 empatou, esta tarde, com a equipa da Holanda, a uma bola, naquele que foi o último jogo da fase de apuramento para o Campeonato da Europa.
Já apuradas devido às vitórias diante de Israel (4-1) e da Letónia (4-0), as comandadas de Carlos Sacadura terminam agora no segundo lugar da tabela classificativa, com os mesmos pontos que a Holanda, primeira classificada, mas com mais um golo sofrido.
Portugal segue, assim, para a Ronda de Elite onde ficará presente no pote B.
Maria Negrão em discurso direto:
"Claro que estamos felizes por termos passado à Ronda de Elite, mas não escondemos que sentimos um sabor agridoce não termos levado daqui a vitória. Estamos agora focadas na próxima fase e em darmos o nosso melhor."
Carlos Sacadura em discurso direto:
"É um sabor amargo porque quando jogamos, jogamos para ganhar. Representamos o nosso país e somos ambiciosos. Além disso, este grupo está cheio de ambição e competência. Seja como for, jogámos contra a equipa vice-campeã europeia, que perdeu com a Alemanha apenas nas grandes penalidades. Criou-nos muitas dificuldades e nós, com os nossos argumentos, fomos conseguindo contrariar. Tentámos ao máximo, dentro das nossas possibilidades, equilibrar constantemente a partida.
Ficámos satisfeitos com o concretizar do primeiro objetivo, ou seja, a conquista do apuramento para a Ronda de Elite. Sabíamos que nunca chegaríamos ao pote 1, uma vez que os resultados nos outros grupos e os golos que nós marcámos não permitiria que isso acontecesse. Seja como for, defrontámos a Holanda, que é um adversário forte, e conquistámos um ponto, terminando com sete, este grupo, ou seja, com o mesmo número que o primeiro classificado.
Tencionamos continuar a crescer e a proporcionar jogos desafiantes às nossas atletas de forma a continuarmos a trilhar o nosso caminho de crescimento e evolução do futebol feminino, formando mais e melhores jogadoras. Vamos aguardar pelo sorteio da Ronda de Elite e vamos olhar para o desempenho da equipa neste torneio, tentando sempre melhorar os aspetos menos conseguidos e prepararmo-nos da melhor maneira para encararmos com ambição a próxima fase."
Ficha de jogo:
1.ª Fase de Apuramento para o Europeu de 2020
Grupo 11 - 3.ª jornada
Estádio do Marítimo, Funchal

Árbitra: Sandra Strub (Suíça)
Árbitras assistentes: Almira Spahic (Bósnia Herzegovina) e Emilie Aubry (Suíça)
Quarta árbitra: Tanja Racic (Bósnia Herzegovina)
Portugal 1-1 Holanda (1-1 ao intervalo) 
Portugal: Adriana Rocha, Maria Miller, Alicia Correia, Leonor Alves (Carolina Almeida, 82'), Leonor Freitas (Inês Oliveira, 67'), Maria Alagoa, Maria Negrão - Cap., Joana Prazeres (Cláudia Mendinhas, 82'), Érica Ventura (Vitória Almeida, 66'),  Ana Assucena e Joana Caiado.
Suplentes: Ana Oliveira, Joana Alves, Joana Dantas, Eduarda Silva, Beatriz Nogueira.
Treinador: Carlos Sacadura
Golos: Maria Miller (18')
Disciplina: Cartão amarelo a Joana Prazeres (36') e a Maria Negrão (74' e 90+1'). Cartão vermelho a Maria Negrão (90+1').
Holanda: Van der Wal, Meijer, Henschen - Cap., Van Straten, Diekman (Van der Veen, 78'), Noordman (De With, 78'), Keijzer, Van Bentem (Nassette Meijerink, 64'), Hulswit (Dekker, 65'), Snellenberg e Brugts.
Suplentes: De Haan, Hendriks, Van Dijk, Kruize, Lindner.
Treinadora: Robert De Pauw
Golos: Brugts (38')
Disciplina: Cartão amarelo a Van Bentem (24'), a Van Straten (53') e a Van Der Veen (80')
Fonte: FpF.PT

Eleitas para jogo com Finlândia

Futebol Fem. - Seleção A
Portugal vai disputar, a 12 de novembro, o seu segundo jogo de qualificação para o Euro 2021. Conheça os nomes das 23 jogadoras chamadas por Francisco Neto.
O Selecionador Nacional de futebol feminino, Francisco Neto, divulgou esta segunda-feira a lista de convocadas para o jogo com a Finlândia, o segundo de Portugal na corrida ao Campeonato da Europa de 2021. A partida está agendada para o dia 12 de novembro, pelas 18h30, no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão.
A Finlândia, atual 31.ª classificada no ranking mundial da FIFA, surgiu no caminho da Equipa das Quinas no apuramento para o Europeu de 2017, tendo Portugal vencido por 3-2, em casa, com golos da capitã Cláudia Neto, e empatado sem golos em Helsínquia. Depois disso, a formação lusa não foi além do empate em três jogos de preparação disputados frente às nórdicas. Empatou por 1-1 em duas ocasiões, e por 0-0.
Para trás, ficaram 11 jogos disputados entre as duas seleções no período entre 1994 e 2011, nos quais a Equipa das Quinas somou quatro triunfos, seis derrotas e um empate.
CONFIRA AQUI O HISTÓRICO COM A FINLÂNDIA
Portugal, recorde-se, iniciou o apuramento no início de outubro, com uma vitória na Albânia (1-0). Para marcar presença no próximo Campeonato da Europa, após a participação histórica na fase final de 2017, a seleção portuguesa terá de ultrapassar as seleções de Escócia e Chipre, além de Finlândia e Albânia.
A Escócia, 22.ª na hierarquia mundial, foi adversária da armada lusa na fase final do Euro 2017, num jogo que Portugal venceu por 2-1. Já o Chipre (117.º) nunca defrontou a Seleção Nacional.
Concentração a 4 de novembro
As comandadas de Francisco Neto concentram-se na próxima segunda-feira, 4 de novembro, na Cidade do Futebol, onde irão realizar cinco treinos. No dia 8, a comitiva nacional viaja para Guimarães, onde ficará alojada até ao dia do jogo.
O primeiro treino das internacionais portuguesas na Cidade do Futebol será inteiramente aberto aos órgãos de comunicação social.
Eis o lote convocadas:
Guarda-redes: Rute Costa (SC Braga), Patrícia Morais (Sporting CP) e Inês Pereira (Sporting CP;)
Defesas: Matilde Fidalgo (Manchester City), Carole Costa (Sporting CP), Ana Borges (Sporting CP), Raquel Infante (SL Benfica), Diana Gomes (SC Braga), Sílvia Rebelo (SL Benfica), Mónica Mendes (AC Milan);
Médios: Tatiana Pinto (Sporting CP), Inês Maia (SC Braga), Dolores Silva (SC Braga), Andreia Norton (Inter Milano), Fátima Pinto (Sporting CP), Andreia Faria (SL Benfica), Cláudia Neto ( VFL Wolfsburg), Vanessa Marques (SC Braga);
Avançadas: Carolina Mendes (Sporting CP), Melissa Gomes (Stade Reims), Jéssica Silva (Olympique Lyonnais), Telma Encarnação (CS Marítimo), Diana Silva (Sporting CP).
DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES
Programa de atividades da Seleção Nacional:
Segunda-feira | 4 novembro 2019
Até às 15h00
- Concentração na Cidade do Futebol
17h30 - Treino na CdF [aberto aos OCS]
Terça-feira | 5 novembro 2019
10h30
- Treino na CdF [15 minutos aberto]
17h45 - Treino na CdF [fechado]
Quarta-feira | 6 novembro 2019
10h30
- Treino na CdF [15 minutos aberto]
Quinta-feira | 7 novembro 2019
19h00
 - Jogo-treino no relvado 1 [fechado]
Sexta-feira | 8 novembro 2019
09h30
- Partida para Guimarães
16h30 - Treino no relvado do hotel de estágio [15 min. aberto]
Sábado | 9 novembro 2019
10h30
- Treino no relvado do hotel de estágio [15 min. abertos]
Domingo | 10 novembro 2019
10h30
- Trreino no relvado do hotel de estágio
Segunda-feira | 11 novembro 2019
10h45
 - Treino oficial no Estádio Municipal de Famalicão
Terça-feira | 12 novembro 2019
18h30
- Jogo Portugal x Finlândia - Estádio Municipal de Famalicão
Fonte: FpF.-PT

Inês Oliveira: "Queremos terminar em primeiro"

Futebol Fem. - Sub-17
Internacional portuguesa dá o mote para o jogo com a Holanda, que encerrará a primeira fase de qualificação para o Euro 2020.
A Seleção Nacional feminina sub-17 continua a prestigiar o futebol de formação português na primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020. Depois das vitórias frente a Israel (4-1) e Letónia (4-0), que colocaram Portugal na Ronda de Elite de acesso ao Euro, as comandadas de Carlos Sacadura estão agora focadas no objetivo de vencer a Holanda e garantir o primeiro lugar do Grupo 11.
Inês Oliveira, que se destacou no último jogo de Portugal com um 'hat-trick', deu conta disso mesmo, em declarações a fpf.pt. Das escolas de formação do SC Braga, a internacional portuguesa fez um balanço positivo da prestação lusa e garantiu que a ambição não é menor por já ter sido garantido o primeiro grande objetivo da época.
"Tínhamos um grande objetivo em mente, que era passar à Ronda de Elite. Conseguimos concretizá-lo à segunda jornada, mas a ambição continua firme. Só pensamos em completar este percurso com uma vitória frente à Holanda, mesmo sabendo que será a equipa mais difícil, e que nos criará provavelmente os maiores problemas. Queremos terminar em primeiro", revelou a jovem, de 16 anos.
FOTOGALERIA
Numa análise ao poderio da Holanda, a jogadora lembra que se trata da "vice-campeã do último Europeu feminino sub-17, tão forte a atacar como a defender" e que "também vem de duas vitórias", tendo assegurado também a qualificação para a Ronda de Elite. Ainda assim, faz notar que "a Holanda olhará com respeito para Portugal", porque a equipa lusa "também foi até às meias-finais do Europeu".
"Como disse, é capaz de ser o jogo mais complicado até agora. Elas vão entrar com tudo porque sabem que nós também temos qualidade. Temos de ser muito focadas e rigorosas neste jogo", alertou Inês Oliveira, uma das jogadoras que representou Portugal na fase final do Europeu de 2019.
A atleta confessou que marcar três golos à seleção de Israel não estava nos seus sonhos e fez questão de dividir o mérito com toda a equipa: "Não sonhava sequer com isso. Entrei na segunda parte e as coisas saíram-me bem, muito por conta da ajuda das minhas colegas. O mérito é de todas".
Após o 'hat-trick', o primeiro ao serviço da Equipa das Quinas, Inês Oliveira teve a oportunidade de festejar com a família. "Estavam na bancada. Fui logo a correr ter com eles. É uma motivação extra para mim tê-los nestes jogos importantes. Espero que a nossa equipa tenha muito apoio frente à Holanda. É importante sentir que as pessoas vêm ao estádio para ver futebol femnino e vibrar com a nossa equipa".
O encontro entre Portugal e Holanda está agendado para segunda-feira, 28 de outubro, pelas 15h00, no Estádio do Marítimo, e irá passar em direto no Canal 11.
Programa da Seleção Nacional:
27 de outubro de 2019 | domingo
16h00: treino
28 de outubro de 2019 | segunda-feira
15h00: jogo Portugal - Holanda (Estádio do Marítimo, Funchal)
21h50: partida para Lisboa
23h40: chegada a Lisboa
 Fonte: FpF.PT

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Melhores maecadores dos Nacionais de Futebol Senior


Última actualização em 29-10-2019
Por E. RoqueFonte: http://futalgarve.agr-tc.pt/
Melhores Marcadores dos Nacionais 2019 / 2020
LEGENDA
 Preto = 1ª Liga; Vermelho = 2ª Liga;  Magenta = CPP
Actualizado em 29/Out/2019
1
Gonçalo Gregório Braga B
7
2
Nelson Pedroso Merelinense
7
3
Erik Mendes Alverca
6
4
Goba Zapca Lourosa
6
5
José Luís Porto
6
6
Leandro Antunes Marinhense
6
7
Lima Maria Fonte
6
8
Pizzi Benfica
6
9
Diogo Braz Vildemoinhos
5
10
Diogo Lamas Sintra Foot
5
11
Elder Santana Sanjoanense
5
12
Jota Espinho
5
13
Marocas Armacenenses
5
14
Matheus Souza Praiense
5
15
Roberto Estoril
5
16
Thales Arouca
5
17
Wilson Vilafranquense
5
18
Yair Castro 1º Dezembro
5
19
Adilson Leça
4
20
Adriano Castanheira Covilhã
4
21
Alef Pitbull Berço
4
22
Anderson Silva Famalicão
4
23
Anderson Zangão Montalegre
4
24
Bruno Fernandes Sporting
4
25
Bryan Róchez Nacional
4
26
David Silva Lus. Évora
4
27
Edson Pires Aljustrelense
4
28
Elisson Sanjoanense
4
29
Fábio Martins Famalicão
4
30
Fall Vizela
4
31
Felipe Ryan Real
4
32
Ivo Lucas Coimbrões
4
33
João Pedro Guimarães B
4
34
Kiko Bondoso Vizela
4
35
Marega Porto
4
36
Mochine Hassam Olhanense
4
37
Neto Águeda
4
38
Pedro Correia Felgueiras
4
39
Rodrigo Pinho Maritimo
4
40
Rui Pereira Condeixa
4
41
Stevy Benf. C. Branco
4
42
Taofiq Valadares
4
43
Welinton Aves
4
44
Zé Pedro S. Martinho
4