sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Glórias do passado e recente XI

Manuel Abundância

Manuel António Fitas Abundância nasceu em Cuba no dia 24 de Janeiro de 1963. Avançado de grandes recursos, iniciou a sua carreira nos escalões de formação do clube local o Sporting Clube de Cuba, onde jogou até á categoria de juvenis. Quando Manuel Abundância atingiu a idade de ingressar no escalão júnior, acontece que o SC Cuba não entrou no campeonato. A alternativa passou pelo ingresso no GDC Baronia, equipa que disputava o escalão secundário da AF Beja. Com efeito, Manuel Abundância, apesar da idade que ostentava, actuou durante uma época na equipa de futebol sénior do clube de Vila Nova da Baronia e regressou depois ao clube que o projectou para o futebol. A apetência pelo golo levou Manuel Abundância a ser reconhecido no meio futebolístico bejense como um dos mais promissores avançados da região. Assim, após três épocas no SC Cuba, eis que surge o convite do Desportivo de Beja onde permaneceu duas temporadas a actuar na 3.ª Divisão Nacional. Continuando a jogar nas divisões nacionais, Manuel Abundância seguiu para o Moura AC, clube que representou durante duas épocas e, onde uma grave lesão nos ligamentos e no menisco quase pôs em risco a sua carreira. Seguiu-se o FC Serpa, também na 3.ª Divisão Nacional, antes de dar o salto para actuar durante uma temporada na 2.ª Divisão ao serviço do Juventude de Évora, e regressar ao Desportivo de Beja onde alinhou durante mais cinco temporadas. Na época 1994-1995 voltou aos distritais da AF Beja para representar o CRD Cabeça Gorda durante seis temporadas, tendo-se sagrado campeão distrital e alinhado durante uma época na 3.ª Divisão pelo popular Ferrobico. Em final de carreira, deu-se o regresso a casa, e ao SC Cuba, clube que representou em 2000-2001 e 2001-2002 como treinador/jogador, antes de por um ponto final na sua brilhante carreira. Hoje, ao constatarmos a longa carreira de Manuel Abundância, não restam dúvidas de que foi inquestionavelmente um dos mais temíveis avançados que pisaram os palcos do futebol bejense.
 
Fonte: Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano http://algarvalentejo.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa mas a grande maioria dos posts sao copy/paste do futebolbeja. Deviam tentar trazer algo de novo

    ResponderEliminar
  2. E verdade mas vamos tentar ir ao site das Glorias do passado , buscar elementos, o site Futebol Beja foi muito proveitosa, e agradecemos ao seu mentor, mas agora vamos procurar noutros lados a informação , e tb como sabe a informação é escassa..
    obrigado pela sua colaboração.

    ResponderEliminar