Quando iniciamos a pré-época já sabemos as características dos jogadores do plantel, è a partir daí que defino o modelo de jogo da equipa. Actualmente existe muita leitura sobre modelos de jogo e sistemas, tudo as vezes escrito com nomes técnicos que por vezes confundem um pouco a nossa compreensão. Tenho a opinião que cada treinador tem a sua ideia e possivelmente cada um tem uma opinião diferente sobre o que é o modelo de jogo. O meu modelo de jogo é a minha ideia e forma de como quero que a minha equipa jogue, onde existe um conjunto de princípios de modo a dar organização à equipa. Construo a minha pirâmide de modelo de jogo a partir da, Minha ideia de jogo + Características de jogadores + Princípios de jogo + Organização Estrutural. São estes quatro elementos que constituem o meu modelo de jogo:
MINHA IDEIA DE JOGO = fazer posse de bola e circulação, jogadores bem posicionados, defender bem de forma pressionante ao portador da bola a partir da zona definida, equipa sempre compacta, com linhas próximas.
CARACTERÍSTICAS DE JOGADORES = é muito importante ter o conhecimento dos jogadores, características físicas, psicológicas de modo a retirar o máximo rendimento deles.
PRINCÍPIOS DE JOGO= são 4 momentos de jogo, a transição defesa-ataque, organização ofensiva, transição ataque-defesa e organização defensiva, é a partir deste 4 momentos que crio os meus sub-princípios de jogo que são as minhas ideias do que a equipa deve fazer em cada um destes momentos.
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL= é o sistema táctico que a equipa utiliza, a disposição dos jogadores em campo (1+4+4+2) 1+3+4+3 que deve obedecer a minha ideia de jogo enquanto treinador, aos princípios de jogo definidos e às características dos jogadores.
Fonte:João Prates http://joaopratestreinadorfutebol.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário