Ao pensar em temas possíveis para iniciar esta crónica reflicto sobre que razões poderão levar alguém mentalmente são a aderir à arbitragem? Será que as pessoas não estão informadas das polémicas que ocorrem todas as semanas em todo o mundo? Será que não sabem que os árbitros quando iniciam a sua carreira nos distritais tem prémios de jogo que são insignificantes? Será que sabem realmente o que é ser árbitro? Sabem! E mesmo assim ainda vão havendo alguns malucos que insistem em querer ser árbitros.
Árbitro de Futebol ... poderia ser "apenas" mais uma actividade normal e rotineira se não mexesse com uma paixão Mundial... O Futebol! Precisamente o desporto rei. Quem nunca foi a um estádio para ver um jogo, e, injuriou o Árbitro, mesmo sabendo que talvez ele estava correcto na sua decisão? Polémica ou não, a presença do juiz de futebol é necessária ... ouso dizer que graças a presença desta ilustre personagem ... quem vai ao estádio de futebol acaba fazendo uma verdadeira catarse, a sua alma fica mais leve, é verdadeiramente terapêutico. Chamar nomes a um árbitro liberta o stress da semana.
Árbitro de futebol, esse ser que um dia só usava preto e hoje vemos de todas as cores, traz uma certa magia, a começar quando pisa o relvado, é o primeiro a entrar no palco sagrado, e nesse momento logo recebe as primeiras manifestações, os primeiros "elogios", isso sem eles sequer darem um único sopro no apito ou levantar a bandeira...que sina...talvez no íntimo carreguem a certeza que esta sua ocupação tem uma certa missão especial...Talvez!
Alguém consegue imaginar uma partida de futebol sem o apito do Juiz? Não!
Por tudo isto e muito mais quero dizer que apesar de tudo vale a pena ser árbitro de futebol. Para quem gosta deste desporto, poder sentir a adrenalina que é a direcção e gestão do jogo, sentir a pressão de ter que decidir, ser posto à prova. Experimentem. Amado ou odiado, viva o Árbitro de Futebol.
Dinis Gorjão
Fonte: Desporto em Beja
Sem comentários:
Enviar um comentário