Amoreiras-Gare  recebe a partir de hoje até domingo, as Festas de Maio e VIII Feira do  interior. Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare realiza as  “Festas” há 20 anos para promover melhoramentos sociais na aldeia. O  certame custa 30 mil euros e espera 10 mil visitantes.
Promovidas  pela Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, tem hoje  inicio naquela localidade do concelho de Odemira, prolongando-se até  domingo, as “Festas de Maio” e a “VIII Feira do Interior” dois certames  baseados em três vectores: artesanato, produtos regionais e cultura  alentejana.
Com um vasto  conjunto de iniciativas culturais económicas e desportivas, que  mobilizam anualmente milhares de visitantes, aguardando a organização  que este ano passem por Amoreiras-Gare, mais de 10 mil visitantes, onde o  convívio, o debate, a gastronomia e os petiscos são os pontos fortes  dos dois certames.
Antero  Silva, o presidente da associação, refere que “desde há 20 anos que as  receitas das festas sem têm destinado a promover melhoramentos sociais  na aldeia”.
Com um  investimento que ronda os 30 mil euros, Antero Silva, revela que os  artesãos têm ao seu dispor “uma tenda para expor e trabalhar ao vivo,  sem custo de terrado, pagando a organização as refeições e as dormidas”.
Destaque  para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, a funcionar ao  longo dos três dias, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, nas  várias artes e ofícios.
Sexta-feira, dia 29 de Abril
O  primeiro dia das “Festas de Maio” e da “VIII Feira do Interior” fica  marcado pela visita do secretário de Estado das Florestas e  Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro.
Às  15.00 horas, decorrerá o colóquio “A Floresta, suas potencialidades”,  actividades com os alunos das Escolas da Freguesia (10.30h) e a actuação  de alunos de música do Agrupamento Vertical de Colos (11h). Para a  noite está agendada a actuação da Banda TEKOS, seguida de baile.
Sábado, dia 30 de Abril
Haverá  Missa no Salão do Centro Social acompanhada pelo Coro da Paróquia de  Grândola (10h) e entrega dos prémios do concurso de poesia e  apresentação dos poemas premiados (11.30h). Pelas 14.30h, terá início o  6º Festival de Cantares ao Desafio / Improviso, com a actuação dos  grupos Cantares da Serra de (S. Martinho das Amoreiras), As Vozes da  Nossa Terra de Campo Maior e Cantares ao Desafio por Augusto Moreira e  por Adília de Arouca. Para as 17.30h, estará prevista a actuação do  Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare e do Grupo Coral  Cardadores da Sete. À noite haverá espectáculo com as artistas Can Can e  baile.
Domingo, dia 1 de Maio
Haverá  um passeio equestre e um encontro de poetas e artistas populares. O  momento mais aguardado será o Encontro de Cante ao Baldão, com início às  14.30h. Para as 18.00h estão agendadas as actuações do Grupo Musical  Amoreirense, do Grupo de Música Popular “Atar e por ao fumeiro” e do  Rancho Típico Sambrasense. As festas encerram com uma tourada à  alentejana.
Fonte: Radio Voz da Planicie
Sem comentários:
Enviar um comentário