sábado, 25 de junho de 2011

Memorias do passado Clube desportivo de beja na Divisão de Honra

O Clube Desportivo de Beja participou no campeonato da 2ªDH na época de 1996-97. O tempo parece ter passado rápido. Já lá vão dez anos. Para o C.D. Beja, esse foi o nível mais alto nos campeonatos nacionais que o Clube da cidade com o mesmo nome participou.
Nessa época, o C.D. Beja não conseguiu um bom desempenho, terminando em 17.º, num campeonato de 18 equipas. Se tentarmos establecer um ranking nacional, o C.D. Beja terminou a época na 35.ª posição. Na época anterior, o 39.º seria o lugar obtido pelo C.D. Beja. Podemos dizer que estas duas épocas foram, no historial do C.D. Beja, um dos periodos mais áureos, senão mesmo o mais áureo de todos.
Analizando um pouco os números do C.D. Beja em 1996-97, verificamos que o Clube até conseguiu, em média, mais que um ponto por jogo, o que não é, de todo, mau.
Também sobre o C.D. Beja de 1996-97, vou mencionar que terminou em segundo lugar como a equipa em que nos seus jogos se marcaram mais golos, 99 em 34 jogos, tendo o Varzim ficado em primeiro com 101 golos nas suas 34 partidas. Portanto, havia geralmente muitos golos nos jogos em que o C.D. Beja jogava. Nada mau para o espectáculo.
Mas houve um aspecto que liquidou o C.D. Beja nesse negociar de golos e resultados. O C.D. Beja foi a equipa que teve a maior diferença (negativa) entre pontos obtidos e golos marcados, menos 7 pontos conquistados que o número de golos marcados. Além disso – e talvez consequentemente –, o C.D. Beja foi a equipa que menos pontos conseguiu, em média, por cada golo marcado. O C.D. Beja só consegui 0,841 pontos por cada golo que marcou. Como curiosidade, houve outras duas equipas que conseguiram menos pontos que golos marcados. Elas foram o Feirense (0,875) e o Moreirense (0,933).
Não tendo sido uma época de grandes sucessos para esta equipa do C.D. Beja, não deixou de ser a época em que o C.D. Beja entrou com mais esperança, por se tratar da divisão nacional mais alta em que o Clube (já) esteve, e o jogador do CDB, Carlos Freitas foi o melhor marcador do campeonato com 17 golos. Aproveitamento: 34 jogos, 9-10-15, 44-55 em golos, 37 pontos, 17.º lugar – e descida à 2ªDB.
Fonte: http://clubedesportivodebeja.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário