sexta-feira, 27 de julho de 2012

Adeus "Distritalão"

foto: DR
Associação de Futebol de Beja vai ter "repescar" clubes para compor o campeonato
Adeus "Distritalão"

Esta foi a equipa do Ferreirense que em 2011-2012 alcançou o terceiro lugar. Mas na próxima época não há futebol sénior em Ferreira do Alentejo!
FUTEBOL. Ferreirense abdica do futebol sénior por falta de apoios, FC São Marcos e Panóias também podem desistir por não terem equipas de formação.
A ameaça feita no final de Junho concretizou-se: o "histórico" Ferreirense abdicou do futebol sénior e não vai participar no próximo campeonato distrital da 1ª divisão. A decisão foi anunciada esta semana pela direcção do clube e tem por base a falta de apoios da autarquia local ao emblema leonino.
   "Este ano não vai haver futebol sénior, não porque não queiramos mas sim porque a autarquia nos cortou a totalidade do apoio para o futebol sénior. Neste momento, a autarquia só vai apoiar as camadas jovens em traquinas, benjamins e infantis", adianta o presidente João Jones, sem esconder a sua desilusão com o desfecho do processo.
   "Não nos passava pela cabeça que isto acontecesse, mas a autarquia diz que não tem dinheiro, que não pode apoiar… Até pus a questão se no distrito de Beja a única câmara que não pode apoiar o futebol sénior é a nossa? Temos um único clube a representar o concelho e mesmo assim não há apoio? E a resposta que me deram é que não há dinheiro, derivado à lei de financiamento das autarquias", acrescenta Jones.
   Confrontado com esta decisão drástica do Ferreirense, o presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo argumenta que a autarquia "não pode, nem deve ser a única fonte de financiamento" do clube. "E também não é explicável que, pelo facto da Câmara deixar de apoiar o futebol sénior, ele pura e simplesmente deixe de existir no clube", acrescenta Aníbal Reis Costa.
   Lembrando que a autarquia já pagou ao emblema leonino a totalidade do subsídio referente a 2012, o edil não deixa igualmente de criticar o "aventureirismo" de se avançar com uma equipa sénior "na conjuntura económico-financeira actual, quando, por exemplo a equipa que competiu no ano desportivo que cessou era composta na sua esmagadora maioria (90%) por jogadores de fora do concelho" e até de fora do distrito.
   Nesse sentido, Aníbal Reis Costa reafirma o compromisso da Câmara Municipal em "apoiar os escalões/ equipas de formação" do Ferreirense, assim como de colaborar com a instituição no estabelecimento de contactos com algumas das empresas instaladas no concelho, de modo a "tentar encontrar eventuais patrocínios que possam ajudar o clube".
  
Mais equipas em risco
   A desistência do Ferreirense pode não ser a única, já que também FC São Marcos e Panóias têm em risco a sua participação na próxima edição do "Distritalão". No caso destes dois emblemas, a questão não é monetária mas "humana", já que nenhum dos dois emblemas tem condições nas respectivas localidades para recrutar jovens e inscrever uma equipa nos escalões de formação em 2012-2013, como manda o Regulamento de Provas Oficiais da Associação de Futebol de Beja (AFB).
   No passado dia 12 de Julho os clubes ainda reuniram em assembleia geral extraordinária da AFB para discutir eventuais alterações à legislação vigente, mas a recusa da maioria em alterar as regras actuais colocou grandes dúvidas relativamente ao futuro das equipas seniores do FC São Marcos e do Panóias.
   Em São Marcos da Ataboeira a palavra final caberá aos associados, que reuniram esta quinta-feira, 26, à noite em assembleia geral ordinária, já depois do fecho desta edição do "CA". "Logo se vê o que se vai fazer… Os sócios decidem", diz apenas o presidente do FC São Marcos, Manuel Batista.
   Em Panóias a situação é praticamente idêntica e dificilmente o emblema local iniciará a época no "Distritalão". "Ainda não há uma decisão definitiva, pois ainda vamos ter uma reunião [na próxima terça-feira, 31] com o presidente da Câmara de Ourique para falar do assunto. Mas em princípio será muito difícil fazermos equipa", adianta ao "CA" Luís Martins.
   Desgostoso com a situação, o presidente do Panóias afiança que se o clube for "obrigado" a desistir do campeonato, não irá inscrever a equipa na 2ª divisão distrital nem voltar a pagar "mais um cêntimo que seja à AFB". "Estou mesmo muito desiludido. Assim, não há força anímica para continuar a trabalhar em prol do futebol", conclui.
  
  
  
JOÃO JONES
   Presidente do Ferreirense
  
   "Este ano não vai haver futebol sénior no Ferreirense, não porque não queiramos mas sim porque a autarquia nos cortou a totalidade do apoio para o futebol sénior. Neste momento, a autarquia só vai apoiar as camadas jovens."
Guadiana e Sp. Cuba disponíveis

Confirmada a desistência do Ferreirense, e segundo apurou o "CA", o Guadiana de Mértola está disposto a estudar a hipótese de se manter na 1ª divisão distrital caso seja convidado para o efeito pela Associação de Futebol de Beja. Na mesma posição encontra-se o Sp. Cuba, que também não rejeita a possibilidade de vir a ocupar a vaga criada pela eventual desistência de FC São Marcos ou Panóias. "Se o Sp. Cuba for chamado para a 1ª divisão, vamos manter os mesmos moldes, dando prioridade aos jogadores da terra e tentando fazer um campeonato mais tranquilo que o ano passado", promete o presidente dos "leões" de Cuba, António Machado.
Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário