Uma abertura oficial da época desportiva pouco prometedora para três das quatro equipas que participaram no arranque da Taça de Portugal. Só o Vasco da Gama descobriu o caminho para a 2.ª eliminatória.
Texto e fotos Firmino Paixão
Que dizer de um clube que, já em tempo de lavar dos cestos, foi vindimado para participar nas provas nacionais, 3.ª Divisão e Taça de Portugal, com uma equipa construída à pressa e sem tempo de organizar a sua pré-temporada (o que fará em plena competição) e que perante um adversário de peso, manifestamente superior em termos de recursos desportivos, consegue o estatuto de sobrevivente do futebol bejense na Taça de Portugal? Só pode ser um Vidigueira de honra! O Vasco da Gama mandou para casa a formação dos Caçadores de Taipas, com uma vitória sofrida, mas bem construída, tangencial, mas justa. Numa tarde em que brilharam os Zés (José Cláudio, José Feio e José Navas) que marcaram os três golos alentejanos.
A primeira equipa a entrar em competição foi o Moura, face à antecipação do jogo que realizou nos Açores, com a formação do Barreiro. Julgava-se que os mourenses pudessem regressar vitoriosos, em face dos bons argumentos que ostentam para esta temporada. Mas com isso não se ganham jogos e o Moura, perdendo por uma bola a zero, em Angra, deixou o heroísmo para os açorianos e regressou a casa afastado da competição.
Jogando em casa, o castrense desejava entrar com o pé direito nesta campanha desportiva, e tinha pela frente uma equipa do mesmo escalão, mas que ainda há pouco tempo rodava em patamar superior, onde ganhou consistência (apesar da juventude) para saber aguardar pelos erros alheios e vencer a partida. Sabemos como Francisco Fernandes desvaloriza esta competição, dita de festa do futebol português para os mais modestos, mas ganha sempre por clubes maiores. Ainda assim, a jogar no seu terreno, o castrense tinha por obrigação vencer.
Outro tanto se dirá do que aconteceu em Aljustrel, entre dois conjuntos da mesma região, os locais à procura de novos rumos e os visitantes, recentemente despromovidos da segunda divisão. Um golo favorável aos visitantes, misturado com críticas dos mineiros à arbitragem, marcou a diferença e decidiu a eliminatória. O Vasco da Gama ficará a conhecer o próximo adversário no dia de hoje (o sorteio está marcado para as 15 e 30 horas).
Taça de Portugal (1.ª Eliminatória) Resultados das equipas alentejanas:
Oriental-Juventude de Évora, 2-1; União de Montemor-Oliveira de Frades, 1-0; Aljustrelense-Atlético de Reguengos, 0-1; Sacavenense-Monte Trigo, 3-0; Barreiro(Açores)-Moura, 1-0; Vasco da Gama Vidigueira-Caçadores de Taipas, 3-2; castrense-Elétrico de Ponte Sôr, 0-2.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário