Os atletas João Figueiredo, do Clube Natureza de Alvito, e Ana Catarina Dias, do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, foram vencedores absolutos da IV Escalada de São Gens, em Serpa.
Texto e fotos Firmino Paixão
João “Mega” Figueiredo, 20 anos, engenheiro mecânico, conquistou o título de Campeão Distrital de Escalada ao vencer a prova de Absolutos Masculinos da IV Escalada de São Gens “Terra Forte” (Campeonato Distrital de Montanha), prova organizada pela Associação de Atletismo de Beja com o patrocínio do Município de Serpa. A prova assinalou o início da temporada e teve a participação global de 131 atletas (32 femininos e 99 masculinos), representando 12 clubes filiados nas associações regionais de Beja (8), Algarve (3) e Évora (1).
Uma corrida de acentuada dificuldade, com duas subidas ao cerro de São Gens, antecedida pelas provas urbanas para os escalões de formação e que marcou, também, a estreia do fundista e antigo campeão nacional, Carlos Calado, com a camisola do Beja Atlético Clube, a contratação mais sonante da temporada.
João “Mega, atleta de elite na modalidade de Orientação, disse no final: “O objetivo era avaliar como me sentiria. Treino há duas semanas, certamente que todos os atletas que aqui vieram estarão como eu, ainda um pouco longe da melhor forma, mas foi um bom início, com a particularidade de ser uma prova onde me sinto confortável, porque, normalmente, treino em terrenos de muito desnível”.
O novo Campeão Distrital de Montanha sucedeu ao seu colega de equipa, Carlos Papacinza, vencedor em 2011, e referiu: “Começar a época com um título é bom, ainda que um título mais fechado, de âmbito distrital, mas é obvio que nos leva logo a sonhar com outros objetivos, a treinar duro e a saber que se está a fazer um bom trabalho, não apenas eu, mas todo o meu clube, isto é o resultado do bom trabalho que o meu clube tem vindo a fazer nesta região”.
Sem definir muitos objetivos para a temporada, segunda como sénior, o atleta sublinhou que a sua primeira modalidade é a orientação e referiu: “Quero evoluir, para quando estiver nos meus 25 anos poder ser uma referência a nível nacional em orientação e atletismo”. Ao nível académico, o futuro engenheiro mecânico explicou que está “no mestrado integrado, acabando a licenciatura”, que este ano talvez possa ficar concluída”. “Agora é que estamos na verdadeira engenharia, mas dá para conciliar as duas coisas, o desporto e a vida académica”, disse, concluindo: “Adoro a vida que levo e acho que não consigo viver sem isto”.
No setor feminino o triunfo absoluto pertenceu, com naturalidade, à odemirense Ana Catarina Dias, 18 anos, a atual melhor fundista do distrito, que sublinhou: “Foi uma prova difícil, a subida para São Gens é bastante dura, mas com sacrifício tudo se faz. Sabe muito bem começar a época com uma vitória e um título distrital, espero conseguir mais ao longo da temporada”. Para a época que agora se inicia Ana Dias tem objetivos que passam por “melhorar as marcas nacionais e, se tudo correr bem, estar presente nos europeus, é um objetivo ambicioso mas atingível, pelo menos o meu treinador espera isso de mim, ele diz que eu serei capaz, terei apenas que trabalhar bem para o conseguir”, assegurou.
Classificações:
Benjamins Masculinos 600 m
1.º Diogo Conceição (CNAlvito), 2,7’
Benjamins Femininos 600 m
1.ª Patrícia Pardal (BejaAC), 2,2’.
Infantis Masculinos 1200 m
1.ª Henrique Bule (Serpa), 4,3’.
Infantis Femininos 1200 m
Ana Morais (B.ºConceição), 4,2.
Iniciados Masculinos 1800 m
1.º Lucas do Carmo (BºConceição), 6,1’.
Iniciados Femininos 1800m
1.ª Cristina Reis (CNAlvito), 7,2’.
Juvenis Masculinos 3800 m
1.º Mussa Djau (BejaAC), 13,3’.
Juvenis Femininos 3800 m
1.ª Sara Inácio (JDNeves), 16,2’.
Juniores Masculinos 7600 m
1.º João Caeiro (CNAlvito), 32.2’.
Juniores Femininos 7600 m
1.ª Ana Catarina Dias (NDCOdemira), 15,6’
Seniores Femininos 7600 m
1.ª Paula Alves (Ourique), 24,2.
Veteranos Femininos 7600 m
1.ª Emília Silveira (BejaAC), 19,2’.
Veteranos Masculinos 7600 m
1.º Carlos Calado (BejaAC), 47’.
Seniores Masculinos 7600 m
1.º João Figueiredo (CNAlvito), 26,5’.
Fonte:
http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário