terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Jogo: Farense - Oriental


Finalmente, o Farense conseguiu chegar ao fim de um jogo em casa, sem o espectro do empate dar cabo do coração dos seus adeptos... E mais do que isso, o Farense hoje teve o condão de tornar fácil um jogo que poderia ser complicado, pelo menos se atendermos ao poderio atacante do Oriental, com 43 golos marcados e os 3 melhores marcadores da 2ª divisão no seu plantel: Samarra, Figo e o recém contratado ao Sertanense: Mauro Basto.
Mas, durante este jogo, o Farense não deu ao seu adversário a hipótese de criar quaisquer oportunidades de golo, exceptuando um lance de canto aos 15' da 1ª parte, quando um canto largo foi cabeceado por um adversário ao 2º poste, fazendo a bola roçar o travessão da baliza de Serrão. Pelo contrário, o Farense com Ibukun a desequilibrar, foi desenvolvendo ao longo de toda a partida um futebol dirigido sempre para a baliza adversária, de pouco valendo a tentativa de pressão sobre os laterais quando o Farense pretendia subir em ataque apoiado pelas alas. No entanto, por uma razão ou por outra, a bola teimava em não entrar e só em cima do minuto 45, uma subida até à linha de fundo pelo lado direito, com Brigues a passar pelo meio de 3 adversários, deixou a bola em Ibukun, que com classe, fez a bola entrar junto ao poste mais próximo da baliza de Mota.
Com um golo de vantagem, o Farense iniciou a 2ª parte com intenções de ampliar o marcador e só não o conseguiu porque Mateus, isolado, não foi capaz de desfeitear o guardião adversário. Como o Oriental tentava chegar ao empate, aumentando o n.º de jogadores na frente, o Farense começou a privilegiar o contra ataque rápido, facilitado pela entrada de Matias que aos 58 minutos rendeu Mateus, e as oportunidades sucediam-se na baliza do Oriental, até que, aos 77', uma vez mais uma entrada pelo flanco esquerdo de Ibukun que sobre a linha de fundo cruzou forte para junto da linha de golo, com um adversário ao tentar desviá-la só conseguiu colocá-la a bola no fundo da baliza. A partir deste golo, o Oriental que começara o jogo apenas com um dos seus goleadores, Mauro Basto, meteu em campo os outros 2, deixando a sua defesa mais desprotegida. No entanto a defensiva da casa hoje estava intransponível e nem mesmo a categoria dos avançados do Oriental serviu para produzir qualquer efeito, e o que valeu foi a pouca inspiração dos atacantes locais, que sucessivamente foram desperdiçando oportunidades e justificando porque razão o ataque do Farense nunca conseguiu marcar mais do que 2 golos, vencendo sempre pela vantagem mínima, excepto os 2 jogos com o Oriental que terminaram ambos com o mesmo score de 2-0.
Com esta vitória, o Farense mantém o 2º lugar, agora a 4 pontos do Mafra que empatou na Casa Pia e com 5 pontos de vantagem do 3º que agora é o União de Leiria. Na próxima semana um derbi regional vai ser um novo desafio que o Farense tem de encarar com toda a concentração, pois o Quarteirense estará super motivado para roubar pontos ao vizinho de Faro.

Crónica de Eduardo Roque

Sem comentários:

Enviar um comentário