sexta-feira, 22 de março de 2013

11.º Grande Prémio de Atletismo Carlos Gradiz em Cuba: Persistência versus sucesso...



Os atletas Paulo Alves (Sporting) e Raquel Trabuco (Elvense) venceram as principais provas do 11.º Grande Prémio de Atletismo Carlos Gradiz, realizado na vila de Cuba. O Clube Elvense Natação ganhou por equipas.

Texto e foto Firmino Paixão
Dinamizar a modalidade e homenagear o antigo atleta e grande dinamizador do atletismo no concelho de Cuba, o psicólogo Carlos Gradiz, são os desígnios que, desde há 11 anos, orientam o município de Cuba para a organização desta reunião atlética, este ano precedida da iniciativa Dia do Atletismo, promovida pela Associação de Beja junto da comunidade escolar e que contou com a presença de 170 jovens, participação semelhante à verificada no grande prémio (com 18 equipas).
Com uma boa moldura de público, evoluíram primeiro os escalões de formação (77 benjamins, 27 infantis, 12 iniciados e sete juvenis masculinos). No setor feminino realizou-se uma prova de absolutos, ganha pela credenciada Raquel Trabuco (sénior) à frente das juniores Ana Catarina Dias (Odemira) e Sara Inácio (Neves) e da juvenil messejanense Maria do Rosário Silva. As figuras do costume nas classificações femininas.
As provas de masculinos separaram, por um lado, os veteranos (triunfo do moldavo Alexei Scutaru – GM Pobrezinho/Oli­vais), depois os juniores e seniores, prova onde se destacaram o júnior Mussa Djau (Beja AC) e a dupla João Figueiredo (Alvito)/
/Paulo Alves (Sporting), sendo o “leão” o primeiro a cortar a meta desta corrida de seis quilómetros pelas principais artérias da vila de Cuba.
O jovem sportinguista, de 19 anos, teceu considerações elogiosas à prova: “Está muito bem concebida e é muito competitiva. A distância é correta, a organização também esteve muito bem, o piso empedrado é mais duro, mas, como são apenas seis quilómetros, é aceitável”. Antes já a elvense Raquel Trabuco (vice-campeã nacional 1 500 metros pista coberta em 2012) tinha referido: “Uma prova desta natureza acaba sempre por ser um treino mais rápido, senti-me um pouco fatigada, porque tenho vindo a fazer treinos longos e vim da meia-maratona de Mérida, mas sabe sempre bem ganhar, em pouco tempo foi a minha segunda vitória no Baixo Alentejo (Alvito e Cuba)”, referiu a, também, campeã do Alentejo de corta-mato.
Carlos Gradiz, o patrono da prova, conviveu com o público e atletas e afirmou, com natural modéstia: “Penso que a prova tem mais mérito do que a minha pessoa, na verdade contribuí para o desenvolvimento da modalidade no distrito, fui um dos fundadores da associação regional da modalidade e, ao mesmo tempo, criei a secção de atletismo no Sporting Clube de Cuba”. Responsável pela formação de antigos campeões nacionais em Cuba, como Ana Bento, Florinda Fialho e João Costa, o psicólogo lamentou o desaparecimento local da modalidade: “Foram 18 anos de trabalho intenso que não teve depois reprodução pelos atletas que se formaram e que hoje já são pais de família, mas a modalidade não foi retomada como devia ser”.
Gradiz lembrou ainda: “Na década de oitenta, com o trabalho que realizámos, conseguimos provar que em qualquer terra onde exista uma modalidade, havendo interesse por ela e pessoas que sejam disciplinadas, conseguem-se atingir resultados bons desportivos”. E assegurou: “As pessoas que são, normalmente, muito persistentes num desporto qualquer acabam também por ser persistentes na vida, por isso, não faz mal nenhum as pessoas voltarem novamente ao atletismo em Cuba, onde o Dia do Atletismo teve uma afluência extraordinária. Agora é preciso dinamizar de novo a modalidade, eu próprio estou disposto a vir cá de vez em quando dar uma ajuda”.
O antigo lançador, cuja grande referência desportiva foi uma qualificação no lançamento de martelo para os mundiais universitários, prova que acabou por falhar devido a uma lesão, afirmou ainda: “Estou muito contente com esta prova que, não tendo nada a ver com o meu atletismo, porque eu era atleta de pista, é um grande prémio que se tem destacado nos últimos anos, embora lamente que existam mais atletas seniores e veteranos do que infantis e iniciados e isso é que é pena”, concluiu.

Resultados
Femininos
Benjamins A:
1.ª Beatriz Pardal (Terras Montado);
Benjamins B:
1.ª Sara Góis (Terras Montado);
Infantis:
1.ª Ana Morais (Bairro da Conceição);
Iniciados:
1.ª Andreia Pingueiro (Elvense);
Juvenis:
1.ª Maria Rosário Silva (Messejana), 12.14’;
Juniores:
1.ª Ana Catarina Dias (Odemira), 11.43;
Seniores:
1.ª Raquel Trabuco (Elvense), 11.12’.
Veteranas:
1.ª Verónica Scutaru (Pobrezinho), 12.34.

Masculinos
Benjamins A:
1.º Filipe Pardal (Terras Montado);
Benjamins B:
1.º Jesué Estevez (Elvense);
Infantis:
1.º João Pais (NS Moura);
Iniciados:
1.º João Silva (Messejana);
Juvenis:
1.º José Moço (Alvito);
Juniores:
1.º Mussa Djau (BAC), 20.10’;
Seniores:
1.º Paulo Alves (Sporting), 19.35’;
Veteranos I:
1.º Alexei Scutaru (Pobrezinho), 13.12’.
Veteranos II:
1.º Carlos Alves (Pobrezinho), 13.39’.
Veteranos III: 

 Silvestre Gomes ( Pobrezinho)13,53"
Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário