O Anfiteatro Municipal de castro Verde foi o palco do remate final aos Jogos Concelhios, iniciativa que se desenvolveu ao longo dos últimos quatro meses, com 1800 participações em 30 diferentes modalidades.
Texto e foto Firmino Paixão
As atuações do Grupo de Danças do Mundo, da Associação Pé de Chumbo, e dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Escolar de castro Verde, que integram o projeto “Agita a Tua Vida”, coloriram a festa de encerramento dos Jogos Concelhios de castro Verde, iniciativa do município local ancorada à promoção de estilos de vida ativa e saudável, associados ao convívio social e ao despertar para novas vivências. As juntas de freguesia do concelho, o movimento associativo e os estabelecimentos de ensino foram parceiros do município nestas atividades. Paulo Nascimento, vereador com o pelouro do desporto no município de castro Verde, referiu que “os Jogos Concelhios são uma iniciativa enraizada na comunidade local e têm como objetivo estimular os nossos munícipes para uma vida ativa,” pormenorizando “ativa em termos de atividade física, mas também ativa em termos de encontros e de convívio social, porque, a par do exercício físico, estes jogos são compostos por um conjunto de iniciativas lúdicas e de recreio que visam proporcionar o encontro das pessoas de diversas camadas etárias”.
Segundo o autarca, os jogos estenderam-‑se a toda a área territorial de castro Verde, em parceria com as associações, estabelecimentos de ensino e juntas de freguesia, entidades que, referiu, “são peças fundamentais neste processo. Os jogos concelhios situam-se algures dentro daquilo que são os processos formais do – Programa Atividade com Vida – que acontecem ao longo de toda uma época desportiva e entre aquilo que é a prática federativa promovida pelos clubes desportivos do concelho”.
Paulo Nascimento reafirmou o objetivo dos jogos sublinhando que “procuramos motivar alguns públicos, sobretudo os mais jovens, para poderem aderir aos projetos desportivos que acontecem no concelho”, e lembrou “geralmente são atividades que se praticam aqui, mas procuramos proporcionar experiências inovadoras e, este ano, por exemplo, foi a canoagem, com a descida do rio Guadiana, temos a preocupação da pluralidade a pensar nos diversos públicos e nas diversas camadas etárias”, concluiu o vereador.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário