Futebol - Sub-19
“Queremos estar na final”
Emílio
Peixe é o porta-voz de uma Seleção que não partiu como favorita para o
Europeu sub-19, mas que tudo fará para chegar ao jogo decisivo da
competição.
É já esta segunda-feira que os sub-19 portugueses procurarão chegar à final do Campeonato da Europa, que está a decorrer na Lituânia, desde o passado dia 20 de julho.
O grupo sente que a presença no encontro decisivo é possível, atendendo ao trajeto de excelência que tem sido trilhado, mas sabe também que o caminho até à final de Marijampole é espinhoso e árduo, ou não fosse a Sérvia um forte opositor.
Para o líder técnico da Equipa das Quinas, Emílio Peixe, os jovens internacionais lusos estão conscientes da transcendência do momento, que poderá não se repetir nas suas carreiras. Atitude e vontade de vencer não faltarão.
“A confiança e a motivação estão em alta, mas a responsabilidade também aumentou. Sentimos que temos vindo a melhorar enquanto equipa ao longo da competição. Vamos encarar o jogo de forma humilde, mas sempre com uma enorme ambição. Queremos fazer deste mais um dos jogos das nossas vidas e correr atrás do nosso sonho”, referiu Emílio Peixe no lançamento da partida com a Sérvia.
Para o técnico nacional, os jogadores sentem a relevância da partida de amanhã. “Sinto que os jogadores querem muito deixar a sua marca e que sabem que atingimos a fase final do Campeonato da Europa com esforço e enorme empenho. Os atletas sentem que esta é uma oportunidade única de disputar uma final de um Campeonato da Europa, mas para isso, temos de ultrapassar esta equipa difícil da Sérvia. Eles sabem que poderá não haver uma próxima meia-final nas suas carreiras. Ninguém sabe o dia de amanhã, por isso vamos tentar corresponder ao enorme objetivo de estarmos na final”, explicou.
Emílio Peixe não acredita que a ansiedade vá prejudicar o rendimento da nossa Seleção. “Acredito que vai prevalecer a grande atitude competitiva dos nossos jogadores e a ambição que todos nós temos de seguir em frente, chegando à final. Assumimos dentro do grupo que seria esse o nosso objetivo, sem nunca o transmitimos, quer à comunicação social, quer para fora. O grupo cresceu e percebeu, desde o primeiro minuto do jogo com a Espanha, que foi excelente – embora houvesse quem não o entendesse –, que era possível ir mais longe e conseguimo-lo”, revelou.
Sobre o opositor desta segunda-feira, o Treinador Nacional não regateia elogios. “Vamos encontrar um adversário muito forte, com jogadores muito altos e, por isso, fortes no jogo aéreo, muito agressivos nos duelos e tecnicamente muito evoluídos. Alguns destes jogadores já trabalharam num contexto de seleção “A”. Na primeira fase, ultrapassaram equipas como a Turquia – que teve oito jogadores no último Mundial sub-20 –, a Geórgia – uma formação extremamente perigosa – e a França, com quem empataram, mas depois de terem estado quase sempre por cima no jogo. É, obviamente, uma equipa muito difícil”.
“Teremos em conta as mais-valias do adversário, mas estamos mais preocupados em manter a nossa identidade de jogo, as nossas ideias, no sentido de conseguirmos realizar mais uma boa exibição e honrar o nome de Portugal. Vamos dar tudo o que temos”, garantiu.
Para Emílio Peixe ainda há espaço para que a equipa possa crescer. “Podemos ser melhores no nosso processo defensivo, no sentido de sermos mais rigorosos e não corrermos tantos riscos quando nos encontramos em organização ofensiva, procurando não nos expor em demasia. Temos de ter algum cuidado, até porque podemos ter de disputar 120 minutos, ou mesmo grandes penalidades. Vamos encarar o jogo de forma consciente, segura, equilibrada, mas impondo a nossa identidade e um futebol alegre dinâmico e objetivo”, esclareceu.
O técnico sérvio, Ljubinko Drulovic, atribuiu um ligeiro favoritismo a Portugal… “Isso foi uma simpatia da parte dele. Como sempre é muito simpático e amigo (risos). Teve um percurso profissional muito importante nos clubes por onde passou”, assinalou.
Portugal e Sérvia vão disputar as meias-finais do Europeu na próxima segunda-feira (29 de julho), em Alytus, pelas 16h30 locais (menos duas horas em Lisboa). A partida merecerá transmissão direta na RTP 1 e na Eurosport.
Fonte: FpF.Pt
Sem comentários:
Enviar um comentário