sábado, 27 de julho de 2013

Futebol - Sub-19 Sem tempo para euforias


Sem tempo para euforias
Futebol - Sub-19

Sem tempo para euforias

A Seleção Nacional sub-19 quase não teve tempo de saborear o apuramento para as meias-finais do Europeu. Rafa só pensa nas meias-finais com a Sérvia.

Apenas 12 horas após o triunfo diante da Lituânia (4-2), que garantiu aos sub-19 lusos um lugar entre as quatro melhores seleções europeias do escalão, os comandados de Emílio Peixe treinaram na Academia de Futebol de Kaunas, para preparar o próximo encontro, agendado para segunda-feira, diante da poderosa Sérvia.

A satisfação no grupo é evidente e a descontração e entrega foram bem visíveis durante a ligeira sessão de trabalho, mas ninguém na comitiva nacional quer ficar por aqui. Mas o pensamento de todos, mais do que na final, está na partida das meias-finais, frente aos vencedores do grupo B, que relegaram a França para a segunda posição.

Com um Europeu de grande nível, Rafa tem sido a opção de Emílio Peixe para o lado esquerdo da defesa. Aos 18 anos, na sua primeira experiência numa grande competição da UEFA, o lateral luso mostra-se agradado com o comportamento da nossa Seleção, mas também com a forma como tem atuado ao longo da prova.

“Ontem fizemos mais um bom jogo. Tínhamos estudado bem a Lituânia, sabíamos que era uma equipa forte fisicamente, com bons jogadores, e provou-o. Mas fomos mais fortes e vencemos com toda a naturalidade”, começou por dizer ao fpf.pt, lembrando que o “orgulho é tanto maior quanto sabemos que havia já dez anos que uma equipa sub-19 portuguesa não chegava às meias-finais de um Campeonato da Europa”.

“Sinto a equipa com confiança para jogar com a Sérvia. Agora, temos de os observar, recolher mais informações sobre esta equipa, da qual sabemos ser forte fisicamente, com jogadores tecnicamente evoluídos. Vamos dar o máximo para que possamos passar mais esta etapa”, prosseguiu.

Em termos individuais, a prova tem deixado boas recordações a Rafa. “Este Europeu tem-me corrido bem. Preparei-me convenientemente para a competição. Se for chamado a fazer o próximo jogo, espero exibir-me no mesmo plano e ajudar a equipa a vencer”, sintetizou.

“Estando nas meias-finais do Campeonato da Europa, temos sempre o sonho de chegar a uma final, mas primeiro temos que ultrapassar o próximo adversário. Neste momento, o pensamento está todo virado para a Sérvia”, garantiu.

Este sábado, e apesar de ter permanecido em competição, a Equipa das Quinas – tal como a Espanha – foi obrigada a mudar de unidade hoteleira. Um problema, aparentemente, mais logístico do que um incómodo para os atletas. “A mudança do hotel, em meu entender, até foi bom para mudarmos um pouco de ar. Estávamos muito bem instalados, mas associar a progressão na prova com a mudança de hotel até acaba por ser positivo”, destacou.

Portugal e Sérvia vão disputar as meias-finais do Europeu na próxima segunda-feira (29 de julho), em Alytus, pelas 16h30 locais (menos duas horas em Lisboa). A partida merecerá transmissão direta na RTP 1 e na Eurosport.
Fonte: FpF.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário