Futebol - Sub-19
Só a vitória interessa
Vai
ser sem calculadora na mão que os sub-19 vão encarar o jogo de
sexta-feira, com a Lituânia. A Seleção sabe que um triunfo coloca-a nas
meias-finais do Europeu.
A Seleção Nacional sub-19 tem, esta sexta-feira, um dos jogos mais importantes da sua história recente. Caso vença, Portugal garante a presença na meia-final do Campeonato da Europa, repetindo o feito alcançado há dez anos, por uma geração onde pontificavam Hugo Almeida, João Pereira e Paulo Sérgio.
Para estar entre as quatro melhores equipas da Europa, os pupilos de Emílio Peixe têm de vencer a Lituânia, seja porque margem for, não estando dependente de terceiros para atingir esse objetivo.
É por isso que o responsável técnico luso encara com tranquilidade e responsabilidade a partida com os anfitriões da competição.
“A atitude e o comportamento da equipa vão ser os mesmos [dos jogos com a Espanha e a Holanda], tendo em conta que só a vitória interessa. Vamos fazer tudo por tudo para conseguir o triunfo”, começou por dizer Emílio Peixe na antevisão à partida de amanhã.
O facto de a Lituânia não ser, tradicionalmente, um colosso do futebol europeu, não significa que Portugal vai ver a sua tarefa facilitada. “Relaxamento não haverá de certeza absoluta. Poderá haver, isso sim, maior dificuldade, porque a Lituânia tem uma boa equipa, criou dificuldades à Holanda, que só triunfou no último minuto do tempo adicional, na sequência de uma bola parada. Mesmo diante da Espanha, revelou-se um adversário complicado, tendo disposto de algumas oportunidades de golo. Estamos precavidos para as dificuldades que vamos encontrar”, observou.
O Treinador Nacional confia, por outro lado, no espírito de responsabilidade dos atletas que tem ao seu dispor. “Estamos focados e temos uma ambição muito grande em deixarmos a nossa marca neste Europeu. Tentaremos ser iguais a nós próprios, procurando, como sempre, ganhar o jogo e, por isso, vamos abordar o jogo de forma segura e consciente”, afiançou.
À entrada para a terceira jornada do grupo A, todas as seleções têm, ainda, hipóteses de chegar às meias-finais, o que significará que a luta estará em aberto até ao derradeiro minuto. “A Lituânia tem legitimas aspirações a chegar às meias-finais do Europeu e, por isso, estou em crer que abordará o jogo com o objetivo de tentar criar uma surpresa. Estaremos precavidos para isso”.
“O nosso adversário de amanhã é um conjunto agressivo, combativo e bem organizado”, prosseguiu Emílio Peixe, chamando a atenção para dois extremos “muito rápidos” e para dois avançados “muito fortes nos duelos e os mais dotados tecnicamente”.
Questionado sobre se tem preferências no adversário para as meias-finais, o técnico luso rejeita pensar mais à frente. “Pensamos jogo a jogo e estamos só focados na partida com a Lituânia. Se passarmos para as meias-finais, logo se verá”, resumiu.
Portugal e Lituânia jogam esta sexta-feira, em Kaunas, a partir das 21h00 locais (menos duas horas em Portugal Continental) com arbitragem do israelita Orel Grinfeld. À mesma hora, em Alytus, Espanha e Holanda medem forças.
Para obter todas as informações sobre a participação de Portugal no Europeu sub-19, clique aqui.
Fonte: FpF.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário