O histórico Moura e o recruta Almodôvar afinam pontaria para a estreia do Campeonato Nacional de Seniores, terceiro patamar competitivo do futebol português e primeiro não profissional, embora seja apelidada de antiga segunda divisão.
Texto e fotos Firmino Paixão
O Aljustrelense, castrense e Piense, as restantes equipas do distrito de Beja que disputam provas nacionais, nomeadamente a Taça de Portugal, prova onde se inscreve também a participação de outras formações da região, têm o regresso planeado para os próximos dias.
Conhecidos os adversários, olhemos para os emblemas e os prováveis índices de dificuldade que os mesmos, previsivelmente, poderão oferecer às equipas transtaganas. Vejamos já a Taça de Portugal, troféu de que o Vitória de Guimarães é atual detentor, mas cuja primeira edição se disputou na longínqua época de 1938/39, com o triunfo da Académica de Coimbra. A 1.ª eliminatória da Taça disputa-se no dia 1 de setembro, com jogos a partir das 16 horas, e nela participam todas as equipas do Campeonato Nacional de Seniores (80 clubes), os vencedores das taças distritais e regionais da época anterior (18 clubes) e os primeiros classificados da fase de despromoção da extinta 3.ª Divisão Nacional (25 clubes). Ou seja, naquilo que nos diz respeito, o Moura, Almodôvar, Piense, Aljustrelense e o castrense.
Quis o sorteio que, entre as 35 equipas isentas desta fase preliminar, se incluísse o Piense, o vencedor da Taça Distrito de Beja, conjuntamente com outros alentejanos: Juventude de Évora, O Grandolense, União de Montemor e os Oriolenses. A 1.ª Eliminatória terá 44 jogos, entre eles, Sousense-‑Moura, Almodôvar-Ninense, Aljustrelense-Casa Pia e Vila Cortez-castrense. Duas equipas jogarão em casa e duas terão deslocações de médio/longo curso, indiciando que a filosofia de regionalização no Campeonato Nacional de Seniores (CNS) não se aplicou à Taça de Portugal, onde os clubes entraram todos no mesmo saco, sem preocupações de racionalização dos recursos financeiros.
O Moura é uma das equipas que terá que viajar, e fá-lo-á para a localidade de Jancido/Gondomar, sede da União Desportiva Sousense, formação do mesmo escalão competitivo, que na época passada foi 7.ª classificada na Zona Centro no Nacional da 2.ª Divisão B. O castrense é o segundo viajante, com deslocação para Vila Cortez do Mondego, freguesia do concelho da Guarda, clube que foi vencedor da taça distrital e 4.º classificado do campeonato regional. Quanto aos anfitriões, temos o Desportivo de Almodôvar, estreante absoluto em competições nacionais, a receber a Associação Desportiva Ninense, oriunda de Nine/Famalicão, campeão distrital da AF Braga em 2012/2013, que competirá esta época na Série A do CNS. Finalmente, o Mineiro Aljustrelense terá em sua casa o histórico e conhecido Casa Pia, equipa que na época passada se classificou no 9.º lugar da Zona Sul da 2.ª Divisão B. Mas a participação de equipas alentejanas não se restringe apenas ao distrito de Beja, pelo que temos ainda os seguintes jogos em que intervêm clubes da região: O Elvas-Barreirense; Atlético de Reguengos-Varzim e Gafetense-Vianense. Veremos quem sobrevive e disputará a 2.ª eliminatória já agendada para o dia 22 de setembro próximo.
Campeonato Nacional de Seniores Passemos ao Campeonato Nacional de Seniores, competição cuja 1.ª fase começará dentro de 15 dias e será disputada por 80 equipas, enquadradas em oito séries de 10, com um calendário de 18 jornadas. Como já se disse, aqui e noutras ocasiões, Moura e Almodôvar (incluídas na Série H) são duas das quatro equipas alentejanas em prova, a par do União de Montemor (Série H) e de O Elvas (Série G). Os Oriolenses, campeões distritais da AF Évora, renunciaram à sua presença na prova (substituídos pelo Perafita/Porto), mantendo-se, tão-só, na Taça de Portugal, enquanto vencedores da Taça Distrito de Évora. As duas primeiras equipas de cada uma das oito séries disputarão a 2.ª fase (a partir de 16/2/2014), repartidas em duas séries de oito clubes, com jogos a duas voltas. Os vencedores de cada série, logo promovidos à 2.ª Liga, disputarão o título nacional, os segundos classificados jogarão entre si, em duas mãos, para encontrarem a terceira equipa a subir ao escalão superior. As equipas que se classificarem do 3.º ao 8.º lugares agrupar-se-ão em oito séries, com oito equipas, sendo imediatamente despromovidas aos regionais as que terminarem esta fase nos últimos dois lugares (7.º/8.º) enquanto os 6.ºs classificados jogarão uma derradeira eliminatória (a duas mãos) para despromover mais quatro clubes.
As equipas da Série H dispensam apresentações. O grupo inclui emblemas sobejamente conhecidos e até alguns históricos, pelo que deixamos apenas nota dos jogos da primeira jornada e o destaque para o dérbi entre o Moura e o Almodôvar marcado para a 2.ª ronda (8/9). 1.ª Jornada (25/8): União de Montemor-Louletano; Almodôvar-‑Ferreiras; Barreirense-Moura; Esperança Lagos-Cova Piedade; Pinhalnovense-Quarteirense
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário