quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A minha homenagem a Eusébio da Silva Ferreira

A vida tem momentos em que nos deixa tristes, mas em contrapartida, a vida também regista momentos únicos. Este registo foi obtido num momento desses. Estávamos no dia 16 de Setembro de 2000, em Sesimbra, num casamento de uns amigos. Eu tive o privilégio de ser convidado e de poder estar na mesa ao lado do REI, sim do REI, do Eusébio da Silva Ferreira.
Este foi um momento que vivi, sempre a pensar nas glórias do grande jogador que foi, da grande pessoa que conheci e acima de tudo do grande Homem que sempre foi e continuará a ser. Eusébio será eterno.
Talvez e sabe-se lá porquê, eu não imaginasse que este meu novo e grande amigo, partisse tão cedo...desde este dia, nunca mais consegui estar nem 1 segundo ao seu lado. Porquê? Mas porquê?
Vida lixada esta! Se eu soubesse...
Este dia foi especial, porque foi celebrada a união entre 2 amigos meus, sendo que a noiva é uma amiga de infância. Mas, eis que o improvável também aconteceu, falei e convivi com Eusébio, sim com o Pantera Negra, para mim e para muitos, o melhor jogador de futebol de todos os tempos.
Neste sábado jogava, o grande e eterno rival do nosso Benfica, o Sporting. Eles jogavam em Alvalade e receberam o Alverca. Claro que Eusébio, tal como eu e sem maldade alguma, torcíamos pelo Alverca, para bem do nosso clube.
Ficou na minha memória, a frase com que o Eusébio se dirigiu a mim, "Amigo, o nosso Alverca hoje tem que roubar pontos ao Sporting" ... não pensem que foi para desejar mal ao rival, foi apenas porque existe um sentimento inexplicável e que só se consegue partilhar com quem partilha da mesma opinião, neste caso, da mística que é ser-se do Benfica.
Alguns minutos depois e porque ainda não existia a tecnologia que existe hoje, desloquei-me ao automóvel dos meus pais para ouvir um pouco do relato. Quando o jogo terminou e o resultado registado em Alvalade foi de 1-1, informei o grande Eusébio, que como todos devem calcular ficou radiante. O adversário mais direto do nosso Benfica tinha perdido pontos e o nosso clube do coração só jogava no Domingo. Falo do Coração?????
Pois falo, mas foi o coração de Eusébio que no dia 5 de Janeiro de 2014, ficou tão fraco, ao ponto de não lhe conseguir dar mais minutos de vida.
Tinha chegado o seu momento.
Entre nós, talvez já tivesse mostrado todas as suas qualidades, mas teve que partir, não para muito longe, mas partiu. Tenho a certeza que não irá deixar de olhar por todos aqueles que o admiram.
Eu por cá, continuarei a ser e a torcer sempre pelo Benfica, e o eterno Eusébio, estará sempre a olhar para todos aqueles com quem privou, para todos aqueles que sempre o admiraram, para todos aqueles que mesmo não sendo benfiquistas souberam dar-lhe a consideração e estima que sempre mereceu.
E porque o Eusébio é uma parte do Benfica, de Portugal e do mundo, decidi fazer-lhe a minha homenagem e escrevi este pequeno texto, onde coloquei a única fotografia que consegui ao seu lado.
Que Deus dê o merecido descanso ao Eusébio.
Ele merece!
Adeus Campeão!
Fonte: Facebook de Miguel Jantareta

Sem comentários:

Enviar um comentário