sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Correr para celebrar abril...


Os acordes do “Grândola Vila Morena” precederam tiro de partida para o meio milhar de atletas que disputou a 12.ª edição do Grande Prémio de Atletismo da Junta de Freguesia de Grândola – Circuito José Afonso.

Texto e fotos Firmino Paixão


Hermano Ferreira (The Cleans) e Jelena Prokopcuka (Letónia) venceram o 12.º Grande Prémio da Junta de Freguesia de Grândola/Circuito José Afonso, que reuniu meio milhar de atletas (80 equipas), numa organização exemplar da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra. A prova assinalou os 40 anos da Revolução de Abril e o meio século da cantiga que José Afonso dedicou àquela vila alentejana “Grândola Vila Morena”. Correndo a última prova com a camisola da equipa The Cleans (no dia seguinte passou a representar o Sporting), Hermano Ferreira atacou o record do russo Nikolay Chavkin (vencedor em 2012 com 29.30’) e ganhou destacado. No final referiu: “No ano passado perdi ao sprinte para um atleta russo, hoje quase que batia o recorde dele, geri a corrida integrado no grupo da frente até aos cinco quilómetros, mas o ritmo estava a abrandar e vim para a frente”. O atleta ainda deixou uma sugestão: “Esta prova devia ser candidata ao campeonato nacional de estrada do próximo ano, o percurso é muito bom, se calhar, eliminado o troço em terra batida, a organização deveria pensar nisso, mas Grândola merecia esse distinção”. Jelena Prokopcuka, da Letónia, ganhou e bem (foi a 12.ª da geral) no setor feminino, tirando sete segundos à marca com que venceu no ano passado. A atleta notou: “Estou a estagiar em Portugal para fugir ao rigor do inverno no meu país” e a sua participação nesta prova, cuja organização considerou perfeita, tem a ver com a preparação para a Maratona do Japão em que vai participar em março. O portalegrense Bruno Paixão foi o melhor atleta alentejano (4.º) à frente do grandolense Custódio António, do GD São Francisco Serra (16.º), mas merece igual sublinhado a corrida do júnior guineense Mussa Djau (Beja Atlético Clube) que foi 24.º na geral.
A presidente da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, Fátima Luzia, sublinhou a existência de “uma aposta forte no desporto: “Queremos fomentar o atletismo e esta grande prova é já reconhecida e é a maior no nível do litoral alentejano. Depois, temos a corrida dos ‘Miúdos e Graúdos’ que promove o convívio entre as gerações e isso, para nós, é um fator primordial”. Satisfeita com o nível competitivo dos concorrentes a autarca adiantou ainda: “Espero que continuemos com esta iniciativa que já é um marco na nossa Vila Morena”. E acentuou: “Este ano comemoramos os 40 anos do 25 de Abril e os 50 anos na canção ‘Grândola Vila Morena’, e isso, então, teve um papel ainda mais importante para nós, até cantámos a música antes de começar a prova, num ato simbólico e muito marcante para recordarmos a canção que foi a senha da Revolução de Abril”.
Fátima Luzia refirmou que o desporto em Grândola tem que continuar dinâmico e sublinhou: “A junta de freguesia vai continuar a apostar no desporto, esta grande prova será sempre o nosso marco e a grande iniciativa desportiva da junta de freguesia, mas, simultaneamente, apoiamos todos os clubes e associações da freguesia, que neste momento é a freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra derivado a uma lei que não respeita a vontade das populações e contra a qual estivemos desde o início”, assumindo, contudo:  “As leis são para cumprir, mesmo contra a nossa vontade, mas nós vamos fazer tudo o que for possível da nossa parte para que as duas freguesias tenham o mesmo apoio”, porque conclui a autarca grandolense: “É preciso fazer acontecer as coisas, mesmo quando atentam contra o poder local democrático e, em Grândola, é isso mesmo que acontece, nós fazemos”.

Resultados: Masculinos: 1.º Hermano Ferreira (The Cleans), 29.49’. 2.º Ricardo Mateus (Sporting), 30.31. 3.º Nelson Cruz (Clube PP), 30.35. 4.º Bruno Paixão (Benaventense), 30.40. 5.º Pedro Arsénio (Odimarq), 31.00. Femininos: 1.ª Jelena Prokopcuka (Letónia (32.36´). 2.ª Ana Ferreira (Estreito), 34.40. 3.ª Ercília Machado (Sporting), 35.18. 4.ª Vera Nunes (Benfica), 35.38. 5.ª Anna Kazemaka (Letónia), 36.01

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário