sexta-feira, 27 de junho de 2014

A defender as nossas raízes…


A seleção da Associação de Futebol de Beja defronta esta manhã a sua congénere de Évora, naquele que será o seu último jogo na edição de 2014 do Torneio Nacional Inter-Associações “Lopes da Silva” em Sub/14.



Texto e foto Firmino Paixão

Vinte e duas seleções distritais e cerca de 400 atletas concluem amanhã o XX Torneio Nacional Inter-Associações “Lopes da Silva”, o maior torneio nacional de equipas distritais, que este ano foi organizado pela Associação de Futebol de Setúbal e disputado nos parques desportivos do Beira Mar de Almada, Almada Atlético Clube, Clube Desportivo Cova da Piedade, Monte Caparica Atlético Clube, Clube Desportivo dos Pescadores da Costa da Caparica, Charneca da Caparica Futebol Clube e Clube de Futebol Trafaria, todos eles no concelho de Almada. A ronda das eliminatórias fica hoje concluída e amanhã (às 9 e 30 horas) realiza-se o jogo de apuramento do 3.º e 4.º lugares e (às 11 horas) apuram-se o 1.º e 2.º classificados, ficando a conhecer-se qual a seleção que sucederá à equipa da AF Lisboa, vencedora da edição de 2013.
A seleção da AF Beja, que na edição anterior (realizada em Bragança) conquistou um magnífico 5.º lugar, dificilmente repetirá o brilharete. Ao longo da semana já defrontou as equipas de Viseu (0-0), Vila Real (1-0), Santarém (0-0) e Algarve, concluindo hoje a fase de apuramento com a seleção de Évora, em jogo a realizar às 11 horas desta manhã, na Costa da Caparica. Todas as seleções disputam cinco jogos e as quatro mais pontuadas discutirão amanhã os primeiros lugares.
Nas etapas de preparação para esta competição, o conjunto bejense, orientado por Arlindo Morais e José Inverno, participou em vários torneios regionais, testando um diversificado conjunto de soluções antes de chegar à convocatória final que inclui 22 atletas, sendo o Despertar Sporting Clube o emblema mais representado, com 11 jogadores. A seleção bejense participou no Torneio da Vidigueira (4.º lugar), Torneio de Quarteira (4.º lugar) e Torneio Olhão da Restauração (4.º lugar), prestações que não deixaram avaliações muito positivas nem premonitórias da possibilidade de se repetir a classificação do ano anterior no Torneio Nacional, quando a equipa foi liderada pelo treinador Fernando Monteiro. No entanto, entrou bem na competição (4 pontos em 3 jogos). Foi por isso que, Arlindo Morais, coordenador técnico da Associação de Futebol de Beja, lembrou que no espírito da seleção de Beja reinou sempre “aquele sentimento que nós alentejanos interiorizamos nas alturas de adversidade, em que sempre procuramos unir os nossos braços, defendermos as nossas raízes, lutarmos com as nossas armas, e orgulharmos a nossa terra e o nosso distrito. Foi isso que esta equipa aqui veio fazer”, salientou o treinador.
Morais afirmou que os resultados menos positivos nos jogos de preparação do Torneio Lopes da Silva não beliscaram a ambição da equipa, contudo, recordou a afirmação que já tinha deixado ao nosso jornal de que “cada grupo é um grupo, cada geração é uma geração, umas com mais dificuldades, outras com aspetos mais positivos”, salientando ainda que “deu-me imenso orgulho e até ganhei uma nova áurea por poder estar com estes miúdos e ensinar-lhes alguma coisa, sobretudo fazê-los perceber que o mundo do futebol é algo de mais complexo do que eles pensariam até aqui e que existem muitas dificuldades para ganhar um jogo. Foi isso que eles sentiram, mas também sentiram que quem lhe quisesse ganhar tinha que suar muito a camisola para o conseguir”.
O árbitro bejense Bruno Vieira foi indicado pelo Conselho Regional de Arbitragem para participar no evento.


Seleção da AF Beja

Guarda-redes:
Luís Serrano (Despertar)
Gonçalo Lopes (Despertar)


Defesas:
Ricardo Alves (Milfontes)
Rui Fachadas (Despertar)
Leonardo Silva (Odemirense)
Nuno Luís (Despertar)
Afonso Barroso (Despertar)


Médios:
Bernardo Marta (Serpa)
Gonçalo Carrasco (Despertar)
Fernando Messias (Almodôvar)
José Vilão (Serpa)
Diogo Campaniço (Despertar)
João Alfeirão (Odemirense)


Avançados:
Paulo Salvador (Odemirense)
Pedro Raposo (Ferreirense)
Gonçalo Torrão (Despertar)
Daniel Mateus (Despertar)
Luís Serafim (Despertar)


Equipa técnica:
 Arlindo Morais
José Inverno

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário