sexta-feira, 27 de junho de 2014

Uma aposta ganha...


  A     A     A  
 

O Clube Desportivo Praia de Milfontes está, pelo segundo ano consecutivo, a participar no Campeonato Nacional de Futebol de Praia e na última jornada conseguiu a sua primeira vitória na praia do Ouro.

Texto e fotos Firmino Paixão


Depois de duas derrotas por margens muito curtas, à 3.ª jornada o Milfontes conseguiu a sua primeira vitória da temporada, frente à formação do Alfarim. Na época passada tinha derrotado o Sesimbra no desempate das grandes penalidades, triunfos que são menos pontuados que os conseguidos em tempo normal. Com o objetivo primeiro de promover a região e um plantel renovado, o Praia de Milfontes deixa o desafio a outros emblemas da região para enveredarem pela modalidade.
Fernando Carvalho, o técnico da formação alentejana, disse-nos que “continuamos a apostar no Futebol de Praia, com o apoio da Câmara Municipal de Odemira, estamos cá na perspetiva de divulgarmos as Melhores Praias de Portugal e trazermos também um bocadinho do nosso Alentejo até Sesimbra. É uma aposta do clube, uma aposta do município de Odemira, julgamos que tem sido uma aposta ganha, por isso vamos continuar”. E faz todo o sentido, dizemos nós, que um clube de Milfontes, que tem a “praia” na designação, aposte na modalidade. “Penso que sim, a nossa identidade é de facto o futebol de praia, temos praias lindíssimas, estamos junto ao mar, é um desporto que faz todo o sentido que o pratiquemos”, retorquiu o treinador.
No entanto não deixou de lamentar que o Milfontes seja a única equipa alentejana na competição e disse que “estamos sozinhos, mas estamos convictos que, pouco a pouco, quem sabe se já no próximo ano, possam surgir mais equipas, por um lado, para tornarem este campeonato mais competitivo e, por outro lado, para que nós não nos sintamos tão sós como atualmente”. Este ano a prova recebeu também uma equipa de Armação de Pera e Fernando Carvalho considerou que “é sinal de que de facto a divulgação da modalidade está a ser bem-feita e cada vez surgem mais clubes a inscreverem-se para participar. Este novo formato está bem concebido, tornou o campeonato mais atrativo e obriga as equipas a um nível competitivo diferente”. A equipa este ano tem mais sustentabilidade e o técnico lembrou que “no ano passado foi a primeira vez, para nós tudo era novidade e esta época, pegando nalguma experiencia que trazíamos da época anterior e com alguns reforços no plantel, temos conseguido melhores prestações e depois de duas derrotas por pequenas diferenças, hoje, de facto, foi o dia em que a sorte nos sorriu e que conseguimos vencer o Alfarim”. O plantel é maioritariamente formado a partir da equipa de futebol de 11. “Estão todos a dar o seu contributo pelo amor que têm pelo clube e por acreditarem neste projeto e sentirem que ele tem pernas para andar”, revelou.
O clube, em parceria com o município odemirense, já se candidatou à organização da prova numa das suas praias. Contudo, referiu Fernando Carvalho, “ainda não foi possível, por motivos que nos foram alheios, a nós e ao município, mas sabemos que a Câmara Municipal de Odemira está a envidar todos os esforços para que no próximo ano possamos ter em Milfontes uma etapa deste campeonato nacional. Existe uma aposta clara do nosso município em levarmos esta modalidade de futebol de praia para Vila Nova de Milfontes”. Até lá, a praia do Ouro, em Sesimbra, tem sido a sede da Zona Sul deste campeonato, com organização local da AF Setúbal, justificada pela participação de quatro clubes seus filiados, por isso, Fernando Carvalho comentou que “seria muito importante termos aqui mais equipas do Alentejo a participar, vamos ver se no próximo ano isso acontece e estamos abertos a apoiar outras equipas, à semelhança do apoio que recebemos quando nos iniciámos nesta modalidade. Quem sabe se no próximo ano não poderá existir uma aposta mais forte no futebol de praia, até porque estaremos em ano de Mundial. Penso que faz todo o sentido a realização de um campeonato no distrito de Beja”.
Quando falámos em objetivos, o treinador da equipa do litoral alentejano olhou o slogan inscrito nas camisolas dos seus jogadores e sublinhou: “O nosso objetivo é a divulgação do nosso concelho e a divulgação daquilo que nós temos de mais belo, que são as Melhores Praias de Portugal, a divulgação de Vila Nova de Milfontes e, naturalmente, do nosso clube, porque é o emblema que trazemos ao peito e o que vier depois desse desígnio é sempre bem-‑vindo”. E concluiu: “Nós encaramos a competição de uma forma séria e ganhadora, mas o espírito que reina entre nós é, essencialmente, de camaradagem, de convívio entre todos nós, e isso é uma aposta ganha”.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário