Texto e foto Firmino Paixão
Rogério Ricardo, novo presidente da associação (eleito em 22 de novembro) que realizou o primeiro ato do seu mandato, sublinhou o facto de o certame se ter realizado em Beja “para que existisse uma maior participação dos columbófilos”. E referiu: “Tendo em conta as dificuldades atuais da modalidade, temos aqui uma boa moldura, ao nível de sport selecionámos as melhores duas épocas, na parte de standard tivemos a colaboração dos columbófilos com maior proximidade”. O dirigente explicou também os critérios de avaliação, pormenorizando que “na vertente de standard a classificação é realizada com as aves ‘na mão’ dos juízes nacionais, avaliando o porte e a estrutura óssea da ave, a sua musculação, a asa, a plumagem, fatores fundamentais na atribuição do coeficiente, na parte sport já é levada em conta a componente desportiva”.
Rogério Ricardo revelou a forte possibilidade da conquista de três títulos nacionais na exposição nacional que decorre este fim de semana nas Caldas da Rainha, identificando:“Um deles poderá ser o ‘Yerling’ das Melrinitas, na categoria de ‘Velhos’ a ave das Asas do Enxoé e, no Sport Fundo, o José Ameixa tem um pombo que, nos últimos 10 anos, teve um dos melhores coeficientes nacionais”. A menos de um mês do início da nova Campanha 2015, o dirigente anunciou que está tudo a postos e com algumas inovações.
Sport – Velocidade 1.º António Lampreia (Serpa). Meio Fundo: 1.º Os Benitos (Serpa). Fundo: 1.º José Ameixa (Beja). Absoluta: 1.º José Ameixa (Beja).
Yerlings: 1.º Horta das Melrinitas (Serpa).
Velhos: 1.º Asas do Enxoé (Vale Vargo).
Standard– Borrachos Fêmeas: 1.º Pedro Nobre (castro Verde).
Borrachos Machos: 1.º José Lampreia (Cabeça Gorda).
Livres Fêmeas: 1.º José Lampreia (Cabeça Gorda).
Livres Machos: 1.º José Lampreia (Cabeça Gorda).
Olímpica Fêmeas: 1.º José Lampreia (Cabeça Gorda).
Olímpica Machos: 1.º Pedro Nobre (Cabeça Gorda).
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário