Os atletas Carlos Papacinza (Alvito) e Ana Catarina Dias (Odemira) dominaram o Grande Prémio de Atletismo do Campo Branco, em castro Verde, competição coincidente com o Campeonato Distrital de Estrada.
Texto e fotos Firmino Paixão
O duelo entre dois dos melhores fundistas da atualidade no distrito de Beja, João Cruz (Beja Atlético Clube) e Carlos Papacinza (Clube Natureza de Alvito), era um dos grandes atrativos da prova do Campo Branco e da disputa pelo título distrital de estrada. O atleta de Alvito reapareceu neste início de época, após paragem por lesão, e ganhou em Messejana, onde o bejense João Cruz não alinhou, por motivos de saúde. Ficou então adiado para castro Verde esse duelo entre estes dois atletas e militares da Guarda Nacional Republicana, para saber se João Cruz revalidava o título conseguido na época passada, em Beringel, ou se o alvitense recuperava o cetro de 2013, conseguido também, em castro Verde.
O início de prova foi muito competitivo, com Cruz e Papacinza na frente de um grupo onde Mussa Djau, Celso Graciano, Custódio António e José Estanque faziam guarda de honra ao seu companheiro de equipa. Depois, o atleta de Alvito esticou e João Cruz renunciou, sendo mesmo ultrapassado por Mussa Djau (2.º) e por Celso Graciano (3.º). No setor feminino a história repetiu-se com a odemirense Ana Catarina Dias, sem concorrência, a revalidar o título.
Carlos Papacinza comentou: “Tenho vindo progressivamente a recuperar a minha melhor forma, com muita calma, com algum volume de treino que me tem favorecido e, embora tenha os campeonatos nacionais no horizonte, não descartarei nenhum dos campeonatos distritais, quero vencê-‑los todos, principalmente o Campeonato do Alentejo, esse sim, uma prova que me dará muito gosto em competir e defrontar todos os adversários da região”.
João Cruz, resignado, confessou, por sua vez: “Sentia-me confiante, tenho treinado bem, aliás, durante a semana treinei com o Carlos, tomámos a dianteira mas eu sabia que a meio da prova ele iria acelerar o andamento, tentei acompanhá-lo, ainda fiz duas voltas com ele, depois senti a minha falta de forma, estive parado sete dias com uma virose, e a partir daí quebrei”.
A competição teve uma participação de 110 atletas e 13 clubes (75 e seis para o campeonato). Boa prestação das equipas jovens do Bairro da Conceição. Os primeiros lugares nos escalões são quase coincidentes com os títulos, exceção para os veteranos II, com triunfo de Gilberto Fernandes (Alpiarça) e título para o “odemirense” Peter Knight. As provas de benjamins não pontuam para o campeonato. Boa organização da parceria município de castro Verde com a Associação de Atletismo de Beja.
Resultados
Femininos – Benjamins A: Catarina Almeida (CNA); benjamins B: Érica Santos (NDCO), 2.15’; infantis: Ana Godinho (BNSC), 2.34’; iniciadas: Ana Morais (BNSC), 5.01’; juvenis: Ana Filipa Silva (NDCO), 17,26’; juniores: Maria Rosário Silva (NARM), 15.06’. Seniores: Ana Catarina Dias (NDCO), 13’. Veteranas: Paula Laneiro (NDCO), 13.23’.
Masculinos – Benjamins A: Vicente Maria (CNA), 0.42’; benjamins B: Hugo Reis (BAC), 2.22’; infantis: José Miguel Moreno (BAC), 2.28’; iniciados: Sandro Gonçalves (NDCO), 4.49’; juvenis: João Silva (NARM), 11.22’; juniores: Luís Paulino (FCC), 25.35’; seniores: 1.º Carlos Papacinza (BAC), 21.44’; veteranos: Custódio António (BAC), 22.36’; veteranos II; Peter Knight (NDCO), 23.51; veteranos III: Inácio Faias (BAC), 35.39’;
Equipas no Grande Prémio: 1.º Beja Atlético Clube, 109 pontos. 2.º Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, 97. 3.º Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana, 72. 4.º Bairro Nossa Senhora da Conceição, 63. 5.º Sociedade recreativa e Desportiva Entradense, 36. 6.º Clube Natureza de Alvito.
Equipas no campeonato: Infantis – masculinos: Beja Atlético Clube; femininos: Bairro da Conceição. Iniciados – masculinos: Clube Natureza Alvito; femininos: Bairro da Conceição. Juvenis masculinos: Bairro da Conceição. Seniores e veteranos: Beja Atlético Clube.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário