quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Arbitragem: jornalistas e comentadores em formação

O Conselho de Arbitragem da FPF promoveu, esta quarta-feira, em Tomar, uma ação de formação para jornalistas e comentadores de futebol. 
Arbitragem
A cidade de Tomar recebeu, esta quarta-feira, a 6.ª Ação de Formação para comentadores e jornalistas, uma iniciativa promovida pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol que visou o enriquecimento de conhecimentos técnicos por parte dos profissionais que todos os dias têm a função de analisar as matérias de um dos desportos mais mediáticos do planeta. 

Durante todo o dia, os 37 profissionais de 14 órgãos de comunicação social portugueses que aceitaram este desafio tiveram oportunidade de testar os seus conhecimentos através da realização de testes teóricos e práticos, ocupando temporariamente posições que lhes são estranhas quando trabalham nos principais palcos do futebol português. Jornalistas e comentadores com responsabilidades nos principais órgãos de comunicação social do país revelaram total disponibilidade para ouvir atentamente as mensagens que os elementos do CA da FPF lhes procuraram passar, expuseram dúvidas e criticas construtivas em relação às formas de relacionamento entre o setor da arbitragem e os media e não se furtaram a participar, inclusive, num animado jogo de futebol que se realizou no Estádio Municipal de Tomar, intercalando entre as funções de jogador de campo e de árbitro (principal ou assistente).

O programa ficou completo com a exposição de alguns vídeos com lances de arbitragem difíceis de ajuízar, em que os formandos tiveram oportunidade de perceber o processo da tomada de decisão em frações de segundo, sem recorrer a qualquer tipo de tecnologia. 
Destaque para as presenças e as intervenções de Vítor Pereira (presidente do CA da FPF), de Antonino Silva (vice-presidente do CA da FPF) e de Nuno Castro (diretor do departamento de arbitragem da FPF).



Árbitros da primeira categoria também presentes
Os árbitros principais e assistentes da categoria C1 (primeira e segunda ligas) também estiveram na unidade hoteleira de Tomar que acolheu a 2.ª Ação Regulamentar de Atualização e Avaliação da época. Para além dos habituais testes teóricos e provas físicas, os juízes dos principais escalões do futebol português tiveram oportunidade de ouvir uma palestra de Rute Soares, gestora jurídica da Federação Portuguesa de Futebol, sobre o fenómeno do match-fixing (resultados combinados). 

Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário