sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Um ano de sucesso
Uma celebração perfeita! O ciclismo e o cante alentejano. Um porque é património almodovarense, o outro pelo recente e muito celebrado reconhecimento como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Texto e foto Firmino Paixão
Que pedalem, e bem, “na imensa solidão da terra sagrada do pão”, configura um pouco o desafio feito à equipa de ciclismo da Casa do Benfica em Almodôvar, numa cerimónia valorizada pelas modas estimulantes do Grupo Coral e Etnográfico Vozes de Almodôvar. Coincidência, ou talvez não, a equipa apresentou-se num fim de semana em que a vila recebeu a visita de grandes nomes do ciclismo mundial, integrados na 41.ª Volta ao Algarve, que dali partiram para a última tirada do certame.
Henrique Revés, diretor desportivo da equipa, confessou que “foi tudo pensado para estarmos juntos num fim de semana dedicado ao ciclismo, em que a equipa competiu no Grandfondo Tavira 2015, e ficou para assistir à etapa da Volta ao Algarve”.
Novidades para a época 2015? “Fizemos uma pequena revolução na equipa, saíram cinco ciclistas, entraram três novos, e a maior novidade é que o campeão nacional e almodovarense Manuel Caetanita, finalmente, correrá numa equipa da sua terra”.
Segundo Henrique Revés, “ele tinha esse desejo há muito tempo e era também a nossa vontade. Agora foi possível concretizar porque o município nos deu a possibilidade de termos atletas de Almodôvar na equipa, em função dos apoios que nos tem disponibilizado”. À equipa juntam-se mais dois almodovarenses, David Caetanita (filho de Manuel) e Nuno Mendes; regressa Amândio Jesus (foi campeão ibérico com esta camisola) e Jorge Letras, que assume o lugar do irmão João, que rumou à Sicasal, depois da época bem-sucedida, que culminou também com o título ibérico para a Casa do Benfica em Almodôvar.
Outras novidades, sublinhou Revés, alicerçam-se na “ambição de conquistarmos a Volta a Almodôvar de uma vez por todas. Temos ganho por equipas, mas ficamos com a pedra no sapato por não conquistarmos a camisola amarela, e esse será o alicerce da nossa força para sermos campeões nacionais”.
Também António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar, veste a camisola da equipa e afirma que “o município apoia com um carinho muito especial esta equipa de ciclismo”, dizendo ainda que “o apoio dado à Casa do Benfica, como fazemos com outras entidades, visa objetivos concretos, um deles é que exista desporto, para que os jovens estejam mais ocupados, sejam mais saudáveis e tenham melhor qualidade de vida, o outro é promover o concelho, a nossa cultura e a nossa tradição”.
António Bota recordou que “o ciclismo em Almodôvar tem um histórico muito grande” e por isso saudou “com muito respeito Manuel Caetanita, que em tempos vi correr, como vi outros que infelizmente já cá não estão, mas que ficaram para sempre no coração de todos nós”.
A época já rola e o repto ficou lançado, também por Ricardo Jacob, líder da Casa do Benfica em Almodôvar: “Temos grandes valores humanos e uma grande qualidade desportiva capaz de dar tudo na estrada, para que a equipa eleve o nome de Almodôvar e o nome de todos os que nos apoiam e motivam”. “Que 2015 seja um ano de muitas vitórias para Almodôvar”, concluiu, antes de o grupo coral rematar que “Daqui para a minha terra/tudo é caminho e chão/tudo são cravos e rosas/dispostas por minhas mãos”.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário