terça-feira, 31 de março de 2015

André Moreira (sub-20): "Vitórias alimentam vitórias"

André Moreira faz o balanço do estágio da Seleção Nacional, antevê o jogo com o Uruguai e perspetiva um Mundial 2015 ainda melhor que o Europeu 2014.
Futebol Sub-20
"O estágio correu muito bem. Não passámos muito momentos juntos esta época e é positivo voltar a criar rotinas entre a equipa. Temos de aproveitar para evoluir. Trabalhámos ao máximo nível no estágio e a equipa é muito boa. Se complementarmos este trabalho com o dos próximos dois estágios, em abril e já em período de pré-competição, vamos estar preparados para o Mundial", é assim que o André Moreira, guarda-redes internacional, faz o balanço da semana de estágio da Seleção Nacional sub-20 que termina, amanhã, com um encontro frente ao Uruguai, no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro. 
"O jogo com o Usbequistão - disputado na passa sexta-feira e que terminou com uma vitória de Portugal por 2-0 - não serviu para testar alternativas aos que jogaram o Europeu sub-19. Considero essa leitura errada. Todos os que aqui estão fazem parte do processo e não têm menos estatuto do que os outros, como eu, que estiveram na Hungria. Foi um jogo com caraterísticas diferentes do que estamos habituados: tivemos de ter muito mais paciência porque o adversário procurou apenas, organizadamente, jogar em bloco baixo e aproveitar os nossos erros. Fomos calmos e demonstrámos qualidade na nossa posse de bola e foi isso que nos permitiu vencer e demonstrar, de novo, que somos um excelente grupo", explica o guardião do Moreirense.
Em relação ao jogo desta terça-feira, André Moreira também não tem dúvidas sobre o adversário e os objetivos da equipa portuguesa: "O que sabemos das equipas do Uruguai é que têm aquela raça muito caraterística e jogadores que, na frente, podem decidir jogos fruto da sua técnica apurada. É difícil fazer previsões mas nós, como estrutura, sempre fomentámos um culto de vitórias indiferentemente de serem jogos amigáveis ou de competições internacionais. As vitórias alimentam vitórias. É uma dinâmica que vamos continuar a procurar", antevê.
Muito utilizado no Euro sub-19 do ano passado, o guarda-redes não dramatiza a sua menor utilização no seu clube e na Liga NOS esta época: "Se me perguntarem se queria estar a jogar mais no meu clube, o Moreirense, claro que respondo que sim. Mas não considero que tenho que dado um passo atrás. Este ano cresci muito como pessoa e jogador. Evoluí e é excelente poder trabalhar com o Marafona que foi chamado agora à Seleção A. Ele tem feito grandes exibições e tenho aprendido muito com ele. Muito do que o clube tem feito até agora é mérito dele", elogia.
Com o Mundial da Nova Zelândia à porta, as perspetivas do jovem jogador para a participação portuguesa na competição também são otimistas: "Da mesma forma que sinto que tenho evoluído, sinto o mesmo em relação à equipa. Apesar de nem todos jogarmos com regularidade, penso que até é surpreendente o número de minutos jogados por grande parte desta equipa. Acho que é resultado do Europeu, da nossa valorização e da aposta que os clubes fizeram em nós. Mais importante, considero que o ritmo que ganhámos nas principais competições nacionais dá autorização aos portugueses para acreditarem que vamos estar no Mundial sub-20 ainda melhor do que estivemos no Europeu sub-19", conclui.
Portugal fecha estágio com o Uruguai
A Seleção Nacional termina o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo de sub-20 com um encontro amigável frente à Seleção do Uruguai, a disputar, esta terça-feira, às 16h00, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro. O jogo tem entrada livre.
Portugal enfrenta pela quinta vez a congénere uruguaia no escalão de sub-20, procurando ainda a sua primeira vitória. Nos quatro confrontos entre as duas seleções, todos disputados em fase finais de mundiais, Portugal perdeu dois jogos (em 1979, no Japão, e em 1993, na Austrália) e empatou outros dois (em 1999, na Nigéria, e em 2011, na Colômbia). A seleção uruguaia, tal como Portugal, já garantiu a presença no Mundial da Nova Zelândia.
A Seleção Nacional sub-20 volta a reunir-se entre 20 e 22 de abril, num estágio a realizar em Rio Maior. Já no período pré-competitivo, a Seleção volta a reunir-se a 11 de maio, em Rio Maior, partindo no dia 16 de maio para a Austrália. Neste país vizinho da Nova Zelândia, os escolhidos de Hélio Sousa farão um estágio de adaptação ao fuso horário e ao clima e disputarão dois jogos de preparação com adversários ainda por designar.
Dia 26 de maio, a comitiva chega a Hamilton, na Nova Zelândia, onde enfrentará, no Estádio Waikato, no dia 31 de maio, a seleção do Senegal e, no dia 3 de junho, o Qatar. Dia 6 de junho, no Estádio Otago, em Dunedin, Portugal fecha os jogos da fase de grupos frente à seleção da Colômbia. 
Consulte aqui o dossiê de imprensa da Seleção Nacional sub-20
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário