quarta-feira, 25 de março de 2015

Janio Bikel (sub-20): à espreita do Mundial

Janio Bikel joga em campo como na vida: é um lutador que quer ir ao Mundial da Nova Zelândia.
Futebol Sub-20
Janio Bikel não será o mais conhecido dos internacionais portugueses que preparam a participação portuguesa no Mundial sub-20 da Nova Zelândia e os encontros particulares que esta disputará com o Usbequistão e o Uruguai.
Ele próprio sonha com o Mundial 2015 como antes sonhou jogar na Seleção Nacional ou no Heerenveen, clube holandês da primeira divisão: "No outro dia conquistei a titularidade no meu clube. Aproveitei a lesão de um colega e deram-me uma oportunidade. Na semana seguinte estava a jogar contra o Ajax, o maior clube holandês. O treinador Hélio Sousa deu-me mais uma oportunidade que também quero agarrar com as duas mãos", explica o médio nascido na Guiné Bissau.
O jogador define-se como um lutador: "Sou um médio muito agressivo, não tenho um físico imponente mas nunca desisto e sou rápido".
Também é assim na vida - veio de Bissau com doze anos e jogava à bola na rua: "Em Bissau jogava na Academia mas em Portugal nunca passei pelos escalões de formação de equipa nenhuma. Aos 15 anos fui fazer teste a um clube espanhol mas acabou por não se concretizar essa oportunidade. Para não perder a forma jogava na rua em Massamá."
E apareceu mais alguma oportunidade? "Sim, um ano e meio mais tarde, o meu agente apresentou-me ao Herenveen e fiquei no clube. Depois a Seleção sub-19 e o Treinador Hélio Sousa chamaram-me para jogar o Torneio da Hungria e eu fui e tive as minhas primeiras três internacionalizações" , explica o jovem.
O que não explica logo mas que o fpf.pt acaba por descobrir é que essa viagem ficou marcada por circunstâncias trágicas - a morte da mãe nas vésperas do torneio: "Eu fui jogar à Hungria. Achei que era a coisa certa. Tenho muito orgulho em representar a Seleção Nacional e sei que os meus quatro irmãos também têm. Ajudo-os em tudo o que posso".
Uma lesão impediu a sua presença nas seleções nacionais e no Europeu sub-19 da Hungria. Esteve ausente até agora, o penúltimo estágio de preparação para o Mundial sub-20: "De certa maneira esperava que me chamassem de novo. Estou a fazer uma boa época num clube de topo da Holanda. Quero muito ir à Nova Zelândia. Quero agarrar mais esta oportunidade".
Preparação continua
Seleção Nacional Sub-20 continua a preparar o jogo particular com Usbequistão, a disputar, no próximo dia 27, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro. 
Os comandados de Hélio Sousa trabalharam, de manhã, na unidade hoteleira onde estão instalados e à tarde fizeram um treino no palco do jogo com o Uruguai. Todos os 24 convocados estão à disposição de Hélio Sousa que, no próximo dia 31, joga contra o Uruguai no mesmo estádio e à mesma hora.
A Seleção Nacional sub-20 disputa o Campeonato do Mundo da Nova Zelândia, entre os dias 30 de maio e 20 de junho.
Portugal enfrentará as seleções do Senegal, Qatar e Colômbia.
Consulte aqui o dossiê de imprensa da Seleção Nacional
      Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário