Futebol Fem. - Sub-19
Com 25 internacionalizações (10 nas sub-19, 13 nas sub-17 e duas nas sub-16), Francisca Cardoso é uma das jogadoras mais experientes no lote de escolhidas de José Paisana.
A atacante que representa o Valadares Gaia e passou pelo Boavista já esteve em três fases de apuramento (na primeira e segunda fases nas sub-17, em 2013, e na primeira fase nas sub-19, em 2014) e num Europeu (de sub-17, em 2013), pelo que está consciente das dificuldades e do que Portugal terá de fazer para vencer Israel, Estónia e Noruega.
“O mais importante é dar tudo dentro de campo. A nossa equipa tem vindo a trabalhar bem e a preparar-se para as dificuldades. Temos trabalhado muito coletivamente e esse trabalho terá de ser visível dentro do campo. Temos de funcionar como uma verdadeira equipa e é isso que tem vindo a acontecer nos treinos e fora deles. Acredito que esse espírito coletivo possamos atingir o nosso próximo objetivo que é passar esta primeira fase.”
A equipa está focada naquilo que terá de fazer garante Francisca Cardoso. “Ainda temos algum tempo até ao primeiro jogo [no dia 15, diante de Israel], pelo que nos temos focado essencialmente em trabalhar os processos na nossa equipa. Estamos focadas no trabalho que temos de fazer para funcionarmos como equipa. Depois teremos informações sobre o adversário, mas acima de tudo tempos de nos preocupar com a nossa forma de jogar.”
Neste tipo de competição, todos os jogos são importantes pois a margem de erro é mínima. Francisca Cardoso sabe disso e defende que os jogos devem ser todos encarados da mesma forma.
“Encaramos as fases de apuramento sempre da mesma forma, quer seja a primeira ou a segunda. Todos os jogos são difíceis. Independentemente do nome do adversário, respeitamos todos por igual. Todos os jogos são complicados e temos que nos superar tanto individualmente como coletivamente para alcançar o sucesso. Quando entramos em campo é com o objetivo de vencer.”
O espírito de união é também um dos aspetos que a jogadora lusa sublinha. “Temos de ser unidas fora de campo, para que essa união se revele no terreno de jogo. Existem algumas jogadoras novas que tentamos integrar. Temos as brincadeiras normais que existem dentro de todos os grupos que ajudam a essa integração. Para que possamos ser mais fortes. Essa união é muito importante e existe dentro do nosso grupo de trabalho”, concluiu.
Lista de atletas em estágio: Guarda-redes: Ana Rita Oliveira (Os Sandinenses) e Tatiana Beleza (Valadares Gaia FC)
Defesas: Sarah da Cunha (FC Vendemheim), Sofia Silva (A-Dos-Francos), Beatriz Vieira (SL Benfica), Inês Silva (F.D. Laura S. Moim Serra) e Sara Monteiro (Valadares Gaia FC)
Médios: Ana Rute (ASS. Desp. Poiares), Bárbara Marques (CAC Pontinha), Nadine Cordeiro (Esc. Fut. Fem. Setúbal), Carolina Ferreira (A-Dos-Francos), Joanna Seca (PDA O'Reilly), Leandra Pereira (Prozis/Vilaverdense FC) e Diana Gomes (SC Freamunde).
Avançadas: Catarina Amado (Ass. Desp. Poiares), Tânia Mateus (Grupo Desp. Apel), Carlota Cristo (Guia FC), Francisca Cardoso (Valadares Gaia).
Programa de atividades da Equipa das Quinas:
Sábado | 12 de setembro
16h00: Treino em Estádio Municipal da Guarda
Domingos | 13 de setembro
16h00: Treino e crioterapia em Estádio Municipal de Seia
Segunda-feira | 14 de setembro
16h00: Treino em Fornos de Algodres
Terça-feira | 15 de setembro
16h00: JOGO PORTUGAL - ISRAEL, no Estádio Municipal de Fornos de Algodres
Quarta-feira | 16 de setembro
10h30: Treino em Fornos de Algodres
Quinta-feira | 17 de setembro
16h00: JOGO ESTÓNIA-PORTUGAL, Estádio Municipal de Seia
Sexta-feira | 18 de setembro
10h30: Treino em Mangualde
Sábado | 19 de setembro
16h00: Treino em Mangualde
Domingo | 20 de setembro
16h00: JOGO PORTUGAL-NORUEGA, no Estádio Municipal da Guarda
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário