terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

João Monteiro (sub-16): a importância da cabeça num jogo de pés

O guardião mostra-se convicto da sua opção em conciliar o futebol com a vida académica. Um exemplo na forma de pensar da nova geração portuguesa de talentos? 
Futebol Sub-16
Não há nada como simplificar. O atestado de qualidade de João Monteiro é a sua chamada à Seleção Nacional sub-16 ainda em idade sub-15, mas a falta de certezas abolsutas no que diz respeito ao percurso profissional revela já uma consciência salutar. Confuso? Nem por isso. O futebol é um dos sonhos do guarda-redes ligado do SL Benfica, mas os estudos não são esquecidos: "Nós nunca sabemos o que vai acontecer. Ainda sou muito novo e não quero hipotecar uma eventual carreira académica numa fase tão precoce. Agora estou na fase de decidir que área vou escolher no ensino secundário e estou a pensar em Economia. Até acho que tem que ver com futebol", rematou. O fpf.pt quis aprofundar a questão. O que é que atividades como o futebol e economia têm em comum? "Ambos dependem de um conjunto de variáveis e têm associado um grau de relatividade elevado. Pelo menos é assim que eu vejo as coisas", sentenciou, convicto.
O discurso foi sempre calmo, estruturado, confiante. A possibilidade de se tornar internacional não mexe nem um bocadinho com os nervos? "Mexe, claro. Quero muito tornar-me internacional, já me imaginei em campo a ouvir o Hino Nacional, mas procuro distanciar-me um pouco desse tipo de pensamento. Não quero criar obsessões. Ter sido chamado já é grande motivo de orgulho, ainda para mais sendo de um escalão etário inferior. Quero aproveitar a oportunidade para mostrar o meu valor e desfrutar ao máximo de uma experiência a que muito poucos têm acesso. A este nível as coisas já têm de ser levadas mesmo muito a sério."

O futebol faz parte da identidade cultural portuguesa e João Monteiro é um dos exemplos mais cabais desse facto. O pai jogou nas camadas jovens do Coimbrões e do FC Porto, mas não atingiu as luzes da ribalta....o que não quer dizer que a paixão por futebol tenha esmorecido: "Foi claramente o meu pai que me contagiou. Sempre acompanhei o futebol de forma muito assídua por incentivo dele e penso que isso foi muito importante para o meu percurso até aqui. Embora vive neste momento no Centro e Estágios do Seixal, os meus pais vêm ver os meus jogos todas as semanas e tenho a certeza que só cá não estão durante a semana porque isso é mesmo impossível! O apoio deles é fundamental."

A poucos dias do Torneio Desenvolvimento da UEFA, o guardião não perde a compostura quando fala na antevisão à competição: "Sabemos que serão partidas muito difíceis, mas também sabemos que temos o nosso valor. Está tudo a correr bem na nossa preparação e queremos pensar jogo a jogo para obter bons resultados. Acredito muito no trabalho que estamos a fazer."

João Monteiro descreve-se como um guarda-redes que se sente muito confortável a defender entre os postes e que gosta do desafio proporcionado pelas grandes penalidades. O jogo de pés não é esquecido: "É importantissimo para o futebol moderno. Sinto-me na responsabilidade de ajudar muito a equipa porque sou o único elemento que está sempre de frente para o jogo."


Os comandados de Filipe Ramos voltam ao trabalho esta quarta-feira, pelas 10h30, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.
Programa de atividades da Equipa das Quinas:
3 de fevereiro de 2016 | quarta-feira
10h30: treino no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António

4 de fevereiro de 2016 | quinta-feira
11h00: PORTUGAL-ALEMANHA, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

5 de fevereiro de 2016 | sexta-feira
11h15: treino no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António

6 de fevereiro de 2016 | sábado 11h00: PORTUGAL-HOLANDA, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António
7 de fevereiro de 2016 | domingo
11h15: treino no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António

8 de fevereiro de 2016 | segunda-feira
11h00: PORTUGAL- FRANÇA, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António
Calendário completo do Torneio de Desenvolvimento da UEFA 4 de fevereiro de 2016 | quinta-feira
11h00: jogo Portugal-Alemanha no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António
14h00: jogo Holanda-França no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

6 de fevereiro de 2016 | sábado

13h00: jogo Holanda-Portugal no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António
16h00: jogo França-Alemanha no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

8 de fevereiro de 2016 | segunda-feira
11h00: jogo Portugal-França no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António
14h00: jogo Alemanha-Holanda no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário