terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Direção da FPF cria duas novas provas

Futebol Fem. - Taças Nacionais
Aposta na formação reforçada com a Taça Nacional Sub-14 mista e a Taça Nacional Juvenil de Futebol Feminino em Futebol 7
A Direção da Federação Portuguesa de Futebol criou duas novas provas: a Taça Nacional Sub-14 mista e a Taça Nacional Juvenil de Futebol Feminino em Futebol 7, concretizando mais dois passos importantes no reforço da aposta na formação e na promoção e desenvolvimento do futebol feminino.
Ambas as competições visam uma melhor integração competitiva dos jogadores e jogadoras em processo de formação.
Na competição mista podem competir os jogadores e jogadoras inscritos na categoria sub-13 e sub-14, podendo ainda ser incluídas na prova até três jogadoras sub-15 e é disputada por um limite máximo de 22 clubes (Fase Nacional).
Esta prova dá, assim, uma melhor resposta à passagem dos sub-13 para os sub-14, idade em que se verifica uma dificuldade de retenção no número de praticantes, visando, em simultâneo, captar novos praticantes e proporcionar um novo enquadramento competitivo direcionado para os Iniciados de 1.º Ano.
Com a particularidade de ser uma prova mista, procura-se dar resposta às jovens praticantes que não encontram oferta de equipas disponíveis no feminino para estas idades, sendo igualmente uma forma de proporcionar a prática continuada às jovens que procuram os Centros de Treino do Futebol Feminino, sem enquadramento competitivo.
Podem requerer inscrição na taça, todos os clubes filiados nas Associações de Futebol Distritais e Regionais, assim como quaisquer outras equipas não filiadas, desde que indicadas pelas Associações Distritais e Regionais.
A Taça é disputada pelos Clubes representantes das Associações Distritais, do continente, por um representante de cada Associação de Futebol da Região Autónoma dos Açores e pelo representante da Região Autónoma da Madeira. Caso os Clubes referidos no número anterior não se inscrevam ou não reúnam as condições necessárias de participação, a respetiva Associação de Futebol mantém o direito a indicar outro Clube.
A Direção da FPF pode autorizar a participação de Clubes. O sistema de vagas é ocupado, por indicação de representante, por parte das Associações com maior número de clubes participantes na fase distrital, de forma sequencial.
A competição será constituída por duas fases: a) 1º Fase – Fase Distrital (modelo a definir pelas Associações Distritais); 2ª Fase – Fase Nacional, esta por sua vez, constituída por Fase Zonal e/ou Fase Final (modelo a definir, em função do número de equipas).
Quanto à Taça Nacional Juvenil de Futebol Feminino, em futebol 7, podem competir as jogadoras inscritas nas categorias sub-15, sub-14 e sub-13, sendo que cada equipa pode ainda utilizar três futebolistas sub-16.
A prova terá um modelo competitivo similar ao criado para a competição, sendo disputada por um limite máximo de 22 clubes (fase Nacional).
Os regulamentos destas duas novas provas podem ser consultados na íntegra nos Comunicados Oficiais 180 e 181.
REGULAMENTO DA TAÇA NACIONAL JUVENIL DE FUTEBOL FEMININO
REGULAMENTO DA TAÇA NACIONAL DE FUTEBOL SUB/14 MISTA
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário