sexta-feira, 10 de março de 2017

Um sonho antigo


O Futebol Clube Albernoense, coletividade fundada em 18 de setembro de 1985 na freguesia de Albernoa, por Fernando Jonas Mateus, inaugurou a sua sede social, no antigo edifício da casa do povo.

Texto e fotos Firmino Paixão

Era um sonho antigo dos dirigentes do Albernoense que acabou de ser concretizado, com a inauguração de um equipamento construído a partir do antigo edifício da Casa do Povo de Albernoa, que passou a contemplar um salão multiusos e instalações para o clube ali se instalar com os serviços administrativos e sala de troféus. A construção do nosso edifício, orçado em cerca de 120 mil euros, teve o apoio imprescindível da União de Freguesias de Albernoa e Trindade e do município de Beja.
Sandra Margarida, presidente da união de freguesias, explicou ao “Diário do Alentejo”: “A antiga casa do povo era um equipamento que estava bastante degradado ao qual, e em boa hora, a junta de freguesia jogou as mãos. Podíamos ter feito o mesmo investimento num outro espaço qualquer, mas este era importante para a freguesia, pelo simbolismo que tem para a população”. Lembrou também: “Celebrámos um protocolo com o Futebol Clube Albernoense e conseguimos proporcionar-lhe umas instalações que o clube até aqui não tinha e um salão multiusos que pode acolher qualquer tipo de eventos e que a freguesia não possuía”. A autarca confessou acreditar que “este equipamento pode ser um impulso facilitador para que nele se desenvolvam grandes eventos e com mais qualidade, depois, a sede do clube é muito importante, porque não tinham espaço próprio para se reunirem. Albernoa ficou a ganhar, e isso é o mais importante”.
Feliz e orgulhoso estava o fundador do clube, Fernando Mateus, que lembrou: “Fui o último presidente, e durante 12 anos, da casa do povo antes de elas serem extintas. Nessa altura fundámos o Futebol Clube Albernoense, porque não havia desporto na aldeia, os jovens iam só para as tabernas. Criámos uma equipa de futebol, nessa altura foi fácil. Estou feliz por ver como o clube cresceu, muito feliz por ver que lhe têm dado continuidade. O Pedro, atual presidente, sempre é mais jovem, tem outras ideias, mas hoje sinto-me muito orgulhoso, gosto da minha terra e o clube é muito importante para esta aldeia”.
“Concretizou-se aquilo que todos os presidentes deste clube sempre ambicionaram. Temos uma sede digna e, a partir de hoje, tornou-se possível recebermos todos os associados que nos queiram visitar em Albernoa”, afirmou Pedro Jonas, atual presidente do clube. Um espaço que potenciará o seu crescimento, concordou o dirigente: “Claro, quer nas atividades culturais, quer desportivas, era uma necessidade que tínhamos, obviamente, que com este espaço todas valências irão crescer. Uma das nossas grandes metas é criar aqui um centro de estudos para que os nossos atletas tenham sucesso desportivo e escolar ao mesmo tempo”. Contudo, alertou: “Este investimento, feito pelo município de Beja e pela junta de freguesia era algo que não possuíamos, mas com que sonhávamos, agora temos que estimá-lo, preservá-lo, para não voltarmos ao que tínhamos antigamente, que era nada”.
Outras modalidades, além do futebol, atletismo e dança fitness (zumba)? “Será complicado”, afirmou Pedro Jonas: “Até pela escassez de recursos financeiros e humanos, ainda assim, o que está a ser preparado é o crescimento do nosso emblema, mas de forma sustentada, como é óbvio, e quem sabe se, no próximo ano, em vez de o Albernoense estar a competir no Inatel, não estará na 2.ª Divisão Distrital da AF Beja”.
O atletismo, modalidade mais recente, foi uma aposta ganha, afirmou: “Fantástico, não tenho palavras para descrever aquilo que os miúdos conseguiram apenas num ano de atividade. Temos conquistado prémios atrás de prémios, com muito rigor e muita dedicação e, naturalmente, com o apoio dos pais dos atletas, que nos seguem para todo o lado”, concluiu Pedro Jonas, orgulhoso pela existência do novo equipamento, proporcionado pelo apoio do poder local democrático, ali representado pela vereadora Sónia Calvário (município de Beja) e pela presidente da União de Freguesias de Albernoa e Trindade, Sandra Margarida.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/n

Sem comentários:

Enviar um comentário