A XI Prova de Natação em Águas Abertas “Lago de Alqueva”, disputada na Marina da Amieira (Portel), reuniu cerca de uma centena de atletas, populares e federados, entre eles, alguns nadadores bem credenciados.
Texto e foto Firmino Paixão
A competição organizada pela Associação de Natação do Alentejo e pelo Município de Portel, foi uma das quatro provas (esta de presença obrigatória) que integraram o Circuito Regional de Águas Abertas. As provas anteriores realizaram-se na Barragem dos Minutos (Montemor-o-Novo), na Baía de Sines e no Fluviário de Mora. O certame teve um espaço promocional da modalidade, com provas de 400 e 1 500 metros para nadadores não federados e as provas competitivas de 1 500 e 5 000 metros para federados e pontuáveis para o Circuito.
Aos nadadores de grandes clubes nacionais que estiveram em prova, juntaram-se atletas de alguns emblemas alentejanos, nomeadamente o Clube de Natação do Litoral Alentejano (Sines), o Clube de Futebol Estremoz, o Atlético Clube de Montemor, todos eles com nadadores especializados na vertente competitiva das águas abertas.
Maria Gabriel Barroca, presidente da Associação de Natação do Alentejo, que também nadou os 1 500 metros para atletas federados, disse ao “Diário do Alentejo”, que “ficámos aquém das edições anteriores, em que temos conseguido um número maior de nadadores. Um aspeto, por um lado positivo, porque revela que existe uma maior divulgação da modalidade a nível nacional, pois na véspera tivemos uma prova no rio Tejo, organizada pela Associação de Natação de Lisboa que talvez nos tenha retirado alguns nadadores desta prova. Contudo, acho que foi muito bom sentir que estamos todos empenhados no mesmo objetivo e que, não só aqui na Amieira, mas um pouco por todo o país, vamos conseguindo ter uma boa implementação da modalidade”.
A dirigente sublinhou que “talvez tivéssemos um circuito mais fraco em termos de participação, mas com alguns atletas nacionais de grande relevo na modalidade, como o Pedro Pinotes, o Mário Bonança, o Rafael Gil, enfim, nadadores de grande qualidade. Mas é sempre bom termos muito carinho por estes atletas, para que os possamos ter presentes nas nossas provas”. Lembrando aquele que foi o percurso do Circuito Regional, Maria Gabriel acentuou que “temos bons planos de água no território da Associação, a região teve uma representação diversificada, mas temos que sublinhar o empenho dos clubes sediados nestas localidades e destacamos um trabalho conjunto com as Câmaras Municipais, mais uma vez sublinhamos a importância dessa colaboração, porque só assim temos conseguido realizar um trabalho bastante positivo”.
A natação no Alentejo, como referiu a presidente da associação regional da modalidade, “podia estar melhor. Está a precisar de um fôlego novo, gente nova, com novas ideias, mas é preciso um grande empenho das escolas na captação de valores, para que a nossa base possa aumentar e depois fazermos um trabalho mais específico, aí já com a colaboração dos clubes de natação, mas pronto, penso que se vai fazendo qualquer coisa, não correspondendo, infelizmente, à dimensão e importância da área geográfica que temos, mas que, de alguma forma, sente e reflete a deslocação destas classes mais novas para as capitais, por motivos académicos ou outros”, concluiu.
Em termos desportivos e na prova de 1 500 metros federados, a vitória sorriu aos nadadores do Benfica, Rafael Gil e Sofia Rolão, habituais vencedores na Amieira. Rafael Gil comentou que “estamos no início de época e é normal que a prova nos custe um pouco mais, até encontrarmos o ritmo certo, por isso, estas provas mais curtas são excelentes para isso”. Já Sofia Rolão referiu que “foi uma boa prova, apanhei o ritmo dos rapazes e foi muito melhor porque nos isolámos e consegui logo distanciar-me do outro grupo de raparigas. Foi um bom treino, porque ainda estamos numa fase de pré-época”.
Mário Bonança, atleta do Sporting triunfou na distância de 5 000 metros e venceu o Circuito Regional, pelo qual lutou na concorrência com o seu colega de equipa Pedro Pinotes, segundo na prova de Amieira. Mário Bonança garantiu que “tivemos ontem uma prova no rio Tejo e vínhamos com algum cansaço acumulado, mas consegui descolar do meu principal adversário e colega de equipa, o Pedro Pinotes. Geri a vantagem até final e ganhei. É sempre bom o clube levar mais do que um elemento ao pódio, é sinal de que a natação do Sporting está no bom caminho”.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário