A XXI Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi juntou, na cidade de Beja, cerca de oito dezenas de judocas de Portugal e Espanha, num evento que assinalou o 60.º aniversário da fundação do Judo Clube de Beja.
Texto e fotos Firmino Paixão
A competição evocou a memória do Kiyoshi Kobayashi, um mestre que começou nesta cidade de Beja o seu percurso no desenvolvimento da modalidade no nosso país. A filha Sachiko, presença habitual nas organizações do Judo Clube de Beja, mantém viva essa relação de afetividade para com o clube e, por isso, foi uma das figuras presentes na competição que tem o seu progenitor como patrono.
Sachiko Kobayashi disse ao “Diário do Alentejo”: “O meu pai falava sempre de Beja, referia a amizade e o respeito que as pessoas daqui lhe mereciam, dizia que era gente muito simpática e honesta, sentiu-se sempre muito bem nesta cidade”. Sachiko mostrou conhecer a importância que o pai teve no incremento do judo em Portugal: “A vinda para Beja foi fundamental, eu e a minha irmã Michiko ouvíamos falar muito bem de Portugal e queríamos vir conhecer este país e a sua gente, de quem dizia tão bem, mas só viemos depois dos 15 anos, por causa da escolaridade obrigatória em Tóquio. E hoje tenho muito prazer em estar aqui com os amigos do meu pai a assistir a este torneio”.
Sachiko Kobayashi fez-se acompanhar de Teruyuki Miura (8.º dan), líder da Associação Cinturão Negro do Hawai, juntando-se ambos aos dirigentes da Federação Portuguesa de Judo e ao vice-presidente do Judo Clube de Beja, José Vitor Costa, numa receção de boas-vindas no município de Beja, onde o vice-presidente Vítor Picado afirmou: “O município teve todo o gosto e orgulho em associar-se a esta iniciativa, que foi uma justíssima homenagem ao mestre Kobayashi, pelo que esperamos que o torneio tenha sido um sucesso e que daqui tenhamos saído todos mais fortalecidos nas nossas relações”.
Mais tarde, seria o próprio embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, a visitar o torneio, acompanhado de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, conferindo-lhe natural relevo. Razões para José Vítor Costa, dirigente do Judo Clube de Beja, revelar que: “Orgulhamo-nos muito pela realização desta Taça Kiyoshi Kobayashi na cidade de Beja que, afinal, comemora todo o trabalho que o mestre Kobayashi desenvolveu aqui em Beja, desde 1959 e até sair de Portugal”. O médico judoca acrescentou que Kobayashi “sempre foi um grande amigo do clube e sempre que possível vinha a Beja para estar connosco. Foi ele que esteve na origem da modalidade nesta cidade. Nos primeiros anos da fundação do Judo Clube de Beja vinha cá regularmente, e esse foi um impulso fundamental e decisivo para que o clube hoje ainda exista e continue com grande pujança e, seguramente, perdurará pelos anos fora”.
E referindo-se a Sachiko Kobayashi, José Vítor Costa confirmou que “a filha de Kobayashi tem tido uma preocupação constante em dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu pai em prol do judo em Portugal e, particularmente, em Beja, fazendo sempre os possíveis para cá estar e dar o apoio que lhe tem sido possível”.
No plano desportivo, o vice-presidente do Judo Clube de Beja considerou que existiu “uma boa participação, tendo em conta que, atualmente, existem muitas provas internacionais e, neste fim de semana também decorreu o campeonato da Europa, que levou lá os melhores atletas, porque são provas que contam para o ranking de apuramento para os campeonatos do mundo e jogos olímpicos e isso acaba por dar uma menor projeção a esta prova que não conta para esses rankings, mas viram-se aqui bons combates e bons atletas em competição”.
Vitor Costa e Veríssimo Segurado, ambos atletas do Judo Clube de Beja, vão estar presentes no Campeonato do Mundo de Katas, que decorre em Olbia/Sardenha (Itália), até ao próximo dia 8.
Medalhados -63 kg.: 1.º Doyna Babceno (SCP); +100 kg.: Alexandre Teodósio (JC Lisboa); -100 kg.; 1.º Pedro Silva (ULHT); -90 kg.: 1.º Guilherme Salvador (OSJ); -81 kg.: 1.º Steve castanheira (OSJ); -57 kg.: 1.º Wilsa Gomes (SCP); -52 kg.: 1.º Taciana Lima, (SCP); -48 kg.: 1.º Catarina Costa (AAC); -73 kg.: 1.º João Almeida (OSJ); -60 kg.: 1.º João Abreu (OSJ); -66 kg.: 1.º Nuno Carvalho (JCPD);
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário