1. A Autoridade do árbitro;
O jogo disputa-se sob o controlo de um árbitro que dispõe de toda a  autoridade necessária para velar pela aplicação das Leis do Jogo no  encontro para que tenha sido nomeado.
2. Decisões do árbitro:
As decisões são tomadas o melhor possível pelo árbitro de acordo com  as Leis do Jogo e o “espírito do jogo” e são baseadas na opinião do  árbitro que tem poder discricionário para tomar as medidas adequadas  no quadro das Leis do Jogo.
Das decisões do árbitro sobre os factos relacionados com o jogo, incluindo o facto de um golo ser ou não marcado e o resultado do jogo,  não cabe recurso. As decisões do árbitro e de todos os elementos da  equipa de arbitragem, devem ser sempre respeitadas.
O árbitro não pode alterar uma decisão se verificar que a mesma é incorreta ou a conselho de outro elemento da equipa de arbitragem, se  o jogo já tiver recomeçado ou se o árbitro tiver assinalado o final da  primeira ou da segunda parte (incluindo prolongamento) e tiver deixado  o terreno de jogo ou terminado o jogo.
Se o árbitro ficar incapacitado, o jogo pode continuar sob a direção  dos outros elementos da equipa de arbitragem até que a bola deixe de  estar em jogo.

3. Poderes e Deveres;
• velar pela aplicação das Leis do Jogo • controlar o jogo em colaboração com os outros elementos da equipa de  arbitragem
• assegurar a função de cronometrista, tomar nota dos incidentes do jogo e remeter às autoridades competentes um relatório de jogo, onde  constem as informações relativas a todas as medidas disciplinares que  tomou, assim como qualquer incidente ocorrido antes, durante ou depois  do jogo
• supervisionar e/ou indicar o recomeço do jogo.

Vantagem :
• árbitro deve permitir que o jogo continue quando é cometida uma  infração ou uma falta, e a equipa que não cometeu a infração ou falta  beneficiará da vantagem, e deve penalizar a infração ou falta se a  vantagem prevista não se concretizar nesse momento ou dentro de alguns  segundos.
Medidas Disciplinares;
• deve punir a infração mais grave, em termos de sanção, recomeço,  dureza física e impacto tático, quando ocorrerem mais do que uma  infração ao mesmo tempo
• deve tomar medidas disciplinares contra todo o jogador que cometa  uma infração passível de advertência ou expulsão
• tem autoridade para aplicar medidas disciplinares, desde o momento  que entra no terreno de jogo para a inspeção antes do jogo até que  saia após o final do jogo (incluindo marcação de pontapés de penálti).
Se, antes de entrar no terreno de jogo no início do jogo, um jogador  cometer uma infração passível de expulsão, o árbitro tem autoridade  para impedir que o jogador participe no jogo (ver Lei 3.6); o árbitro  deve reportar qualquer outro comportamento incorreto às autoridades  competentes
• tem autoridade para exibir cartões amarelos ou vermelhos e, quando o regulamento da competição o permitir, expulsar temporariamente um  jogador, desde que entra no terreno de jogo para o começo do jogo até  depois de o jogo terminar, inclusive durante o intervalo,  prolongamento e pontapés da marca de penálti
• deve tomar medidas contra elementos oficiais das equipas que não  tenham um comportamento responsável, podendo expulsá-los do terreno de  jogo e das suas imediações; um elemento da equipa médica que cometa  uma infração passível de expulsão pode permanecer na área técnica se a  equipa não tiver outro elemento da equipa médica disponível, podendo  atuar se um jogador necessitar de cuidados médicos.

Interferência Externa;
• O árbitro deve parar o jogo temporariamente, suspendê-lo ou  interrompê-lo definitivamente por quaisquer infrações às Leis ou por  razões de interferência externa, por exemplo se:
A Iluminação Artificial é inadequada
• um elemento da equipa de arbitragem, um jogador ou um elemento  oficial das equipas for atingido por um objeto lançado por um  espectador, o árbitro pode deixar prosseguir o jogo, pará-lo  temporariamente, suspendê-lo ou interrompê-lo definitivamente,  consoante a gravidade do incidente.

5. Sinais do Árbitro;
Para além do atual sinal “com os dois braços” para a aplicação da lei  da vantagem, um sinal semelhante “com um braço” é agora permitido, uma vez que nem sempre é fácil para os árbitros correrem com os dois  braços esticados.
image (1)
Pontapé livre direto

image (2)
Lei da Vantagem

image (3)
Lei da Vantagem

image
Pontapé Livre indireto
Fonte:  https://gazetadodesporto.wordpress.com