sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Guia para o sorteio do Euro 2020

Seleção A
O sorteio para a fase de qualificação do Euro 2020 realiza-se este domingo, às 11h00, em Dublin. Saiba quais os possíveis adversários da equipa lusa.
Portugal, campeão em título, entra, este domingo, às 11h00, em Dublin, no sorteio para a fase final do Campeonato da Europa de 2020 como cabeça de série, resultante do primeiro lugar no grupo 3 da Liga das Nações e do apuramento para o Final Four desta competição a realizar em junho de 2020, no Porto e em Guimarães. 
A comitiva lusa será encabeçada pelo Presidente da FPF, Fernando Gomes, e incluirá o Selecionador Nacional, Fernando Santos, o diretor-geral da FPF, Tiago Craveiro, o diretor da FPF, João Vieira Pinto, e o Team Manager, Carlos Godinho. 
No mesmo pote de Portugal, já se sabe, vão estar Inglaterra, Holanda e Suíça, também vencedoras dos grupos da Liga A da Liga das Nações.  As equipas de França, Espanha, Bélgica, Croácia, Itália e Polónia, os integrantes do pote 1, não poderão cruzar com a Equipa das Quinas em nenhuma circunstância.  
A Alemanha, que desceu à Liga B da Liga da Liga das Nações, é o único gigante do futebol europeu que fica colocado no pote 2 e que poderá, assim, ficar no caminho de Portugal. Os germânicos, no pote 2, têm a companhia de Suécia, Dinamarca, Rússia, Islândia, Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Áustria, País de Gales e República Checa. 
No pote 3, Portugal poderá encontrar Sérvia, Eslováquia, Turquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Noruega, Finlândia, Bulgária ou Israel
Grécia, Hungria, Roménia, Albânia, Montenegro, Chipre, Estónia, Eslovénia, Lituânia ou Geórgia serão possíveis adversários no pote 4. 
O pote 5 é o último dos possíveis adversários da Seleção Nacional e nele estão incluídas as equipas da Macedónia, Kosovo, Bielorrússia, Luxemburgo, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Gibraltar e Ilhas Faroé
Recorde-se que Portugal, pela qualificação para o Final Four, tal como Inglaterra, Suíça e Inglaterra e uma equipa a sortear do pote 1, ficará sempre sediado num dos cinco grupos com cinco equipas da fase de qualificação do Euro 2020.
Consequentemente a equipa lusa  já sabe que não encontrará qualquer equipa do pote 6, nomeadamente Letónia, Liechtenstein, Andorra, Malta e São Marino. Estas seleções serão distribuídas pelos cinco grupos que têm seis equipas.   
Numa qualificação que garante a presença direta na fase final do Euro 2020 dos dois primeiros classificados de cada um dos dez grupos, existem outras conclusões importantes a retirar sendo que a mais importante será a de que os 16 vencedores das Ligas A, B,C e D da Liga das Nações, no caso de não se qualificarem diretamente para o Euro, terão acesso automático a um play-off que determinará as restante quatro equipas presentes no Europeu de 2020 
No sorteio de domingo verificam-se ainda muitas outras condicionantes. Assim, e ee forma a que os 12 países que vão acolher jogos da fase final  - Azerbaijão, Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Itália, Holanda, República da Irlanda, Roménia, Rússia, Escócia e Espanha - possam sempre tentar qualificar-se para a fase final, cada grupo não poderá ter mais do que duas representações nacionais anfitriãs da prova.
Por condicionantes políticas, já habituais nestas ocasiões, Espanha não ficará no mesmo grupo de Gibraltar e o Kosovo não medirá forças nem com a Bósnia-Herzegovina nem com a Sérvia. Devido a condições climatéricas muito adversas no Inverno, Bielorrússia, Estónia, Ilhas Faroé, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia, Noruega, Rússia e Ucrânia só poderão ser encontrar um destes adversários np seu grupo tendo de se espalhar pelos restantes. Deste lote, Islândia, Ilhas Faroé e Finlândia farão o mínimo de jogos possíveis em casa nos meses de março e novembro. 
Devido às distâncias, o Cazaquistão não pode encontrar mais do que uma seleção de um grupo mais ocidental constituído por Portugal, Andorra, Inglaterra, França, Islândia, Malta, Irlanda do Norte, República da Irlanda, Escócia, Espanha e País de Gales. O Azerbaijão não poderá enfrentar simultaneamente Portugal e Islândia, enquanto os islandeses só podem enfrentar um país entre as formações de Arménia, Chipre, Geórgia e Israel.
A qualificação do Europeu de 2020 realiza-se entre dias 21 de março e 19 de novembro de 2019. O play-off, que reunirá preferencialmente os vencedores da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para o Euro 2020, está marcado entre 26 e 31 de março de 2020. 
Esta derradeira oportunidade de qualificação poderá ser aproveitada pelos vencedores das quatro divisões da Liga das Nações: Portugal, Inglaterra, Suíça e Holanda (liga A), Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Suécia e Dinamarca (Liga B), Finlândia, Sérvia, Escócia e Noruega (Liga C)  e Geórgia, Bielorrússia, Kosovo e Macedónia (Liga D).
 

Constituição dos potes do sorteio do Euro 2020: 
Pote Liga das Nações da UEFAPortugal, Inglaterra, Holanda, Suíça.* Pote 1: França, Espanha, Bélgica, Croácia, Itália e Polónia. Pote 2: Alemanha, Suécia, Dinamarca, Rússia, Islândia, Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Áustria, País de Gales e República Checa. Pote 3: Sérvia, Eslováquia, Turquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Noruega, Finlândia, Bulgária e Israel Pote 4: Grécia, Hungria, Roménia, Albânia, Montenegro, Chipre, Estónia, Eslovénia, Lituânia ou Geórgia. Pote 5: Macedónia, Kosovo, Bielorrússia, Luxemburgo, Arménia, Azerbaijão, Cazaquistão, Moldávia, Gibraltar e Ilhas Faroé. Pote 6 (não sorteáveis como adversários de Portugal): Letónia, Liechtenstein, Andorra, Malta e São Marino.
 

* Os integrantes deste pote estão automaticamente qualificados para um play off de acesso ao Euro2020 no caso de não se apurarem diretamente para esta competição e não se podem cruzar no sorteio com as equipas do Pote 1 nem do pote 6.  

 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário