Portugal vence a Escócia e iguala a Finlândia no topo da qualificação para o Euro2022.
Portugal venceu a Escócia esta sexta-feira, por 1-0, e colou-se à Finlândia no topo do Grupo E de qualificação para o Europeu. No Estádio do Restelo, Ana Borges, aos 69 minutos, deu o triunfo a Portugal, que passou a somar 13 pontos, os mesmos das nórdicas, que lideram com vantagem no confronto direto, e mais quatro pontos do que a Escócia. A Albânia, com sete, segue na quarta posição, e o Chipre ainda não pontuou.
Os vencedores dos nove grupos de apuramento e os três melhores segundos qualificam-se diretamente para a fase final do Europeu, que foi adiado para 2022 (06 a 31 de julho), devido à covid-19. Os restantes seis segundos jogam um 'play-off' para apurar mais três seleções.
A Equipa das Quinas prossegue a sua caminhada de qualificação já na próxima terça-feira, com a receção à Albânia. O jogo irá decorrer, também, no Estádio do Restelo.
Armada lusa sempre mais perigosa
As escocesas iniciaram o jogo em velocidade e com muita autoridade, mas Portugal aguentou a pressão e conseguiu criar mais perigo na primeira parte, chegando ao intervalo com quatro e cinco jogadoras em situação de finalização. A melhor oportunidade deste período pertenceu mesmo a Diana Silva, que obrigou a guarda-redes Lee Alexander a aplicar-se.
Já no segundo tempo, quando a Escócia parecia estar a ficar por cima, a armada lusa descobriu o caminho para a baliza numa jogada criteriosa e intencional. Após um passe de Tatiana Pinto, a rasgar o meio-campo escocês, Ana Borges encontrou espaço na área contrária para empurrar a bola para o fundo das redes. .
Homenagem a Maradona e apoio ao movimento 'Black Lives Matter'
O arranque do Portugal-Escócia observou um minuto de silêncio decretado pela UEFA, em homenagem a Diego Armando Maradona, lenda do futebol mundial que desapareceu na passada quarta-feira.
Antes do apito inicial, jogadoras portuguesas e escocesas fizeram também questão de demonstrar o seu apoio ao movimento internacional 'Black Lives Matter'. Todas se ajoelharam simbolicamente no relvado do Estádio do Restelo, valorizando com esse gesto a luta contra o racismo e contra a violência sobre as minorias negras.
FICHA DE JOGO:
Jogo de Qualificação para o EURO Feminino Inglaterra 2022
Estádio do Restelo (Lisboa)
Árbitra: Ivana Martinčić (Croácia)
Árbitras assistentes: Sanja Rodjak-Karšić e Maja Petravić (Croácia).
4.ª Árbitra: Lois Otte (Bélgica)
PORTUGAL 1-0 ESCÓCIA (0-0 ao intervalo)
Portugal: Patrícia Morais, Joana Marchão, Sílvia
Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes, Tatiana Pinto, Dolores Silva,
Fátima Pinto (Andreia Faria, 78'), Cláudia Neto - Cap. (Andreia Norton,
80'), Ana Borges e Diana Silva (Vanessa Marques, 90+3').
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa,
Alícia Correia, Mélissa Gomes, Francisca Nazareth, Carolina Mendes,
Diana Gomes, Ana Capeta, Catarina Amado.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 Ana Borges (69')
Disciplina: Amarelos - Tatiana Pinto (64') e Mónica Mendes (85')
Escócia: Lee Alexander, Rachael Boyle, Rachel Corsie
- Cap., Jennifer Beattie, Emma Mitchell (Nicola Docherty, 46'), Leanne
Crichton (Ellen Thomas, 54'), Caroline Weir, Lisa Evans, Kim Little,
Kirsty Hanson (Elizabeth Arnot, 79') e Erin Cuthbert.
Suplentes não utilizadas: Shannon Lynn, Jenna Fife, Hannah Godfrey, Jane Ross, Chloe Arthur, Sophie Howard, Samantha Kerr, Fiona Brown, Lucy Graham.
Treinador: Andrew Thomson
Golos:
Disciplina: Amarelos - Crichton (30')
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário