A existência de novas modalidades, a aproximação à comunidade educativa e a implementação e reforço de estilos de vida saudáveis, através da participação dos vários agentes educativos e dos encarregados de educação em atividades regulares, definem as principais ideias do Programa Estratégico do Desporto Escolar para o quadriénio 2021-2025.
Texto Firmino Paixão
O Desporto Escolar, enquanto atividade de complemento curricular é definido como o “conjunto de práticas lúdicas, desportivas e de formação desenvolvidas como complemento curricular e de ocupação dos tempos livres, pautando-se por um regime de liberdade de participação e de escolha dos alunos”. O novo modelo, asseguram os promotores do plano, permite uma oferta estruturada e ainda a sustentabilidade do Desporto Escolar.
O professor Nuno Mamede, coordenador regional do Desporto Escolar para o Baixo Alentejo e Alentejo Litoral resume aqui as grandes linhas do Programa Estratégico para o quadriénio em curso.
Está já em curso um novo ano letivo. A comunidade educativa estará já identificada com o Plano Estratégico do Desporto Escolar?
O Projeto do Desporto Escolar desenvolve-se em ciclos de quatro anos. Neste novo projeto, e aproveitando a pausa forçada pela pandemia, desenvolveu-se um Plano Estratégico para o novo ciclo de 2021 a 2025. Este plano teve a participação das várias estruturas do Desporto Escolar. Desta forma, a comunidade educativa estará, com certeza, atenta às alterações propostas, bem como às novidades apresentadas no PEDE.
Quais são as grandes diferenças entre este novo plano e o que já se fazia antes, em termos de Desporto Escolar?
Temos novas modalidades, como o futebol e voleibol de praia e o basquetebol 3x3, como oferta para os alunos. A aproximação à comunidade educativa e a criação de estilos de vida saudáveis, com a criação de novos projetos que visam integrar os funcionários, restantes professores e encarregados de educação em atividades regulares.
O documento está adequado à realidade que existe nas regiões do interior do País?
O documento tenta, de alguma forma, abranger todas as realidades territoriais. No entanto, estamos cientes que a região do Alentejo e mais especificamente o Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, tem características únicas, que nos criam grandes dificuldades de gestão. Desta forma, temos sempre algumas noções e políticas que têm um enquadramento mais dificultado na nossa região.
A comunidade educativa estará devidamente apetrechada de meios humanos, físicos, materiais e de infraestruturas capazes de cumprir as metas propostas?
Os recursos humanos são a grande força do Desporto Escolar. Os professores que integram o projeto são, na sua grande maioria, preocupados e desenvolvem atividades e projetos de grande valia e qualidade, muitas vezes com poucos recursos financeiros e materiais. O Desporto Escolar atribuiu neste início de ano letivo cerca de 60 mil euros para apetrechamento das escolas da nossa região. Desta forma, todas as escolas tiveram possibilidade, de acordo com o seu projeto, de adquirir material desportivo de apetrechamento dos seus grupos ou equipas.
O Plano Estratégico está ancorado a seis grandes eixos. Quais os que considera que acrescentam mais valor e maior dinâmica ao Desporto Escolar?
Todos eles são de extrema importância. No entanto, penso que o Desporto Escolar deve, cada vez mais, ser uma verdadeira base da pirâmide desportiva nacional e contribuir para o aumento da atividade física regular dos nossos alunos.
Um deles prevê o envolvimento do Desporto Escolar nas comunidades e vice-versa. Haverá disponibilidade dos agentes desportivos comunitários federados para aceitarem essa complementaridade?
As várias federações desportivas percebem a importância do Desporto Escolar e procuram integrar o projeto de forma a captar novos atletas. Muitas delas já integram o projeto e estão cada vez mais próximas e disponíveis para se envolverem e desenvolverem parcerias com o Desporto Escolar. A valorização do projeto pela comunidade é um desafio para todos. É importante que os pais e toda a comunidade reconheçam as atividades do Desporto Escolar e a sua relevância para todos.
O documento introduz os conceitos de cogestão e codecisão entre alunos e professores. Será fácil implementar estas ideias de partilha e responsabilização?
Pensamos que atribuir responsabilidades e fomentar a cooperação e tomada de decisão nos nossos alunos é uma forma de os incorporar no projeto de uma forma mais completa e responsável. O objetivo é sempre contribuir para um melhor perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Acredita que no final deste quadriénio o Desporto Escolar estará mais dinâmico?
É esse o grande desafio. Depois do período conturbado que passámos nos últimos dois anos letivos, pensamos que os alunos e professores estão com uma enorme vontade de regressar às atividades do Desporto Escolar e temos que saber aproveitar o momento para fazer crescer este projeto do maior clube de Portugal.
Fonte: https://diariodoalentejo.pt
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